Em 29.03.2022 o Respeitável Irmão Matheus Custódio, Loja Triunfo da Luz, 3970, REAA, GOB-SP, Oriente de Hortolândia, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:
LEITURA DO LIVRO DA LEI
Estou realizando um trabalho a respeito da leitura do Salmo 133 e gostaria de saber os outros Livros da Lei que são abertos e quais são as passagens que são lidas.
CONSIDERAÇÕES:
Em se tratando do REAA praticado no GOB, embora não original, a abertura da da Loja no Grau de Aprendiz Maçom é feita conforme prescreve o ritual – leitura do Salmo 133.
A bem da verdade, no verdadeiro REAA essa leitura é feita em João I, 1–5, mas infelizmente acabou se consagrando por aqui o enxerto do Salmo 133 trazido por cópia de práticas de outros costumes.
Assim, como a boca se entorta conforme o hábito do cachimbo, seguimos o que menciona o ritual em vigência que, mesmo contraditório, prevê a leitura desse Salmo no 1º Grau.
Posto isso, conforme a fé que professam os membros da Maçonaria, outros Livros também podem ser admitidos e colocados fechados sobre o Altar próximos à Bíblia com o Esquadro e o Compasso, não cabendo, contudo, leitura de outros trechos de livros que eventualmente ali estejam presentes.
Em resumo, a leitura é feita apenas e tão somente do Salmo previsto no ritual.
Irmãos que professem outra religião, prestam os seus compromissos sobre o Livro Sagrado da sua religião, isso é notório, contudo, a leitura feita para abrir os trabalhos da Loja é sempre aquela prevista no ritual, independente de outras religiões dos que se façam presentes.
Uma coisa é prestar um juramento sobre um determinado Livro da Lei, outra coisa é a leitura que se faz para cumprir a liturgia do Rito.
Por fim, vale mencionar que todas essas questões devem ser explicadas com clareza ao Candidato durante o seu processo de iniciação, inclusive a possibilidade de genuflexão no ato do compromisso. Desse modo, certamente situações constrangedoras serão evitadas no futuro.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário