Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

LOJA ABERTA COM SETE MESTRES

Em 30.03.2021 o Respeitável Irmão Francisco Kennedy C. de Souza, Loja Estrela da Fronteira, 2024, GOB-MS, REAA, Oriente de Mundo Novo, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita informação para o que segue:

COMPOSIÇÃO DA LOJA COM 7 MESTRES

Meu caro Irmão, novamente venho recorrer ao teu conhecimento para sanar uma dúvida. Sabemos que para "abrir uma Loja” precisamos de 07 Mestres Maçons, em tal caso, como serão preenchidos os cargos, quem responderá as perguntas feitas aos Diáconos, quem fará a circulação da palavra?

CONSIDERAÇÕES:

No GOB, atendendo ao disposto no § 1º do Art. 229 do Regulamento Geral da Federação – “Os cargos são privativos de Mestre Maçom”, e ainda ao Art. 96, XXII do Regulamento Geral da Federação – “Realizar sessões com, no mínimo, 7 Mestres Maçons”, no caso de estarem presentes apenas sete Mestres, no concernente ao REAA, a Loja deverá ser composta da seguinte forma: Venerável Mestre, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretário, Cobridor Interno e Mestre de Cerimônias.

 Nessa situação, para atender de modo precário a liturgia da transmissão da palavra que ocorre no REAA na abertura e encerramento dos trabalhos, o Secretário ocupa momentaneamente o cargo do 1º Diácono e o Mestre de Cerimônias o de 2º Diácono. O Mestre de Cerimônias também exerce momentaneamente o ofício do Hospitaleiro no giro da bolsa do Tronco de Beneficência. A conferência do produto auferido será feita pelo Orador. O Secretário também exerce do seu lugar, nessa situação, o ofício do Hospitaleiro.

Não obstante o modo precário pela presença de apenas sete Mestres, essa acomodação se aplica à uma sessão ordinária, nunca em uma magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação, onde nelas a liturgia exige a ocupação outros cargos, além dos mencionados acima.

Reitera-se: sob nenhuma hipótese Aprendizes e Companheiros exercem cargos, qualquer que seja a situação.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário