Em 24.03.2022 o Respeitável Irmão Gilvert A. Povidaiko, Loja Cavaleiros da Ascensão, 2004, REAA, GOB-SP, sem mencionar o Oriente, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:
POSTURA DOS VIGILANTES
Novamente lhe faço uma pergunta explorando seu conhecimento litúrgico:
Na abertura dos TTrab∴ (pág. 45 do Ritual de Apr∴), quando pede-se para que todos se levantem para verificação de serem maçons, o SOR ressalta que o 1º Vigilante (o "verificador") fica em pé com o malhete (portanto sem compor o sinal, não demonstrando desta forma o que ele está verificando nos outros).
E quanto ao 2º Vigilante? Compõe o sinal ou também levanta com o malhete?
CONSIDERAÇÕES:
Então, a despeito de que o 1º Vigilante para fazer a verificação do seu lugar mantém o malhete pousado no lado esquerdo do peito para não revelar o Sin∴ que ele pede a “todos” os demais do Ocidente (ambas as Colunas), obviamente se a ordem é dirigia para todos, então todos os demais ficam à Ordem no 1º Grau, inclusive o 2º Vigilante.
Destaco que a segunda obrigação cabe ao 1º Vigilante, portanto o 2º Vigilante, em Loja de Grau 01 nesse momento não faz nenhuma verificação. Assim, ele, tal como os demais do Ocidente, também fica à Ordem, isto é, deixa seu malhete e compõe o Sinal.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário