Em 14.05.2022 o Respeitável Irmão Carlos Livigston, Loja Antonio Miranda Guedes, 4, REAA, Grande Oriente Amapaense – GOAP (COMAB), Oriente de Macapá, Estado do Amapá, solicita esclarecimentos para o que segue:
POSTURA DO ORADOR E SECRETÁRIO NA CONFERÊNCIA
Irmão, estou entrando em contato para solicitar esclarecimento a uma dúvida que surgiu na minha cabeça. Desde que fui iniciado na Ordem percebi e fui instruído que quando os Irmãos Orador e Secretário ajudam ao Venerável Mestre a conferir a Bolsa de Propostas e Informações no Oriente, os mesmos devem colocar o pé esquerdo sobre o Sólio, esta postura está correta ou é incorreta?
Desde já lhe agradeço seu esclarecimento desde o fundo de meu coração.
CONSIDERAÇÕES:
Vamos antes esclarecer duas questões.
A primeira é o vocábulo “sólio”, este como substantivo masculino designa o trono; o assento real. Em Maçonaria é a cadeira, trono ou similar que é ocupado pelo Venerável Mestre que é o dirigente da Loja.
O segundo ponto é o de que os Irmãos Orador e Secretário não “ajudam” o Venerável Mestre na conferência da Bolsa de Propostas e Informações. Conforme especifica o Ritual de Aprendiz do REAA do GOB em vigência, o Venerável convida ambos para “assistirem” à verificação do conteúdo e não propriamente ajuda-lo.
Dadas essas explicações, os Irmãos convidados, cada qual pelo seu lado, se aproximam do Altar e se colocam à Ordem abaixo do sólio, isto é, não sobem os degraus que levam ao sólio (trono). Dessa forma, os convidados próximos ao Altar assistem a conferência do conteúdo da bolsa.
Concluída a verificação pelo Venerável Mestre, o mesmo informa aos assistentes convidados o número de Colunas Gravadas recolhidas. Ato seguido, o Orador e o Secretário imediatamente retornam aos seus lugares e tomam assento novamente.
O Mestre de Cerimônias, por sua vez, recolhe a bolsa vazia e também retorna ao seu lugar (para Irmãos do GOB, todas essas orientações podem ser encontradas no SOR – Sistema de Orientação Ritualística hospedado na plataforma GOB RITUALÍSTICA na página oficial do GOB).
Assim, os assistentes convidados pelo Venerável Mestre em hipótese alguma colocam seus “pés esquerdos”, e nem outros quaisquer se fosse o caso, sobre o sólio (trono) onde o Venerável está sentado!
Como visto, os assistentes convidados não sobem, mas ficam abaixo do sólio, isto é, abaixo dos três degraus que levam ao sólio. Essa de pôr o pé esquerdo sobre o sólio não me parece ter nenhum cabimento.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário