Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

SIMBOLISMO DAS 12 COLUNAS ZODIACAIS NO REAA

Em 23.05.2022 o Respeitável Irmão Amauri de Souza, Loja Fonte de Luz, 102, REAA, MRGLSC (CMSB), Oriente de Chapecó, Estado de Santa Cataria, faz a pergunta seguinte:

SIMBOLISMO DAS COLUNAS ZODIACAIS

Vim do Rito Adonhiramita onde fui Mestre Instalado e atualmente dando os primeiros passos no REAA e busco compreender as Colunas Zodiacais. Tens como me ajudar meu Irmão Pedro?

CONSIDERAÇÕES:

As Colunas Zodiacais (correspondente ao Zodíaco no Hemisfério Norte) se apresentam na decoração moderna de um Templo do REAA como a alegoria iniciática, ou o caminho, por onde percorre o iniciado no simbolismo.

Assim, no topo da Coluna do Norte (parede Norte do Ocidente) se destacam as seis primeiras colunas encravadas equidistantes a partir de Áries (junto ao canto com a parede ocidental) até Vigem. Em linhas gerais elas correspondem, em grupos de três em três ao Norte, a primavera e o verão (ciclos naturais relativos aos Aprendizes).

Cruzando o eixo (equador) para Sul, no seu respectivo topo (parede Sul do Ocidente), destacam-se as outras seis colunas fixadas equidistantes a partir de Libra (junto a grade do Oriente) e terminado em Peixes. Do mesmo modo elas correspondem, em grupos de três em três ao Sul, o outono e o inverno (ciclos representativos aos Companheiros e aos Mestres).

A alegoria em si compara a evolução do iniciado à revolução anual do Sol (translação) onde a Natureza renasce na primavera e sucumbe novamente no Inverno quando emblematicamente a Terra fica viúva do Sol. Em síntese, é a marcha da Luz que o iniciado segue no percurso da jornada.

Sob o aspecto simbólico, as Colunas Zodiacais marcam a projeção das constelações do Zodíaco na base da abóbada, seis ao Norte e seis ao Sul.

Outras considerações a respeito desse tema poderão ser encontradas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário