Há apenas algumas ocasiões em que nós, como maçons, realizamos cerimônias e serviços públicos. Colocar a pedra fundamental de um prédio público, uma instalação aberta de nossos oficiais, a boa vontade e a caridade que oferecemos a uma causa carente ou a indivíduos em dificuldades são apenas alguns dos exemplos.
A apresentação de nosso serviço funerário maçónico é, no entanto, uma expressão pública diferente de nosso ofício. Ao contrário de nossos empreendimentos alegres, esta cerimônia é mais solene e sombria. Freqüentemente, o Irmão era um amigo querido e nossa conexão com ele transcende mais do que a membresia comum em nossa organização. Outras vezes, nós o conhecíamos mais pela reputação e nossa homenagem final à sua vida é a coisa certa a fazer.
Em ambos os casos, o Serviço Funerário Maçónico é uma celebração pessoal, reconhecimento e valorização da vida de um irmão. Estamos honrando suas contribuições, não importa quão pequenas ou grandes, para a Arte, seus efeitos na vida de familiares e amigos e, principalmente, o impacto que sua influência teve em nossa própria jornada e experiência.
Do ponto de vista do maçom operativo, a homenagem final a um colega de trabalho também foi observada com grande reverência. O falecido Irmão era um homem com quem trabalharam lado a lado por muitos anos, talvez até por toda a vida. Eles elogiaram suas virtudes e contribuições para a Arte. Eles falaram sobre a vida eterna após a morte e a necessidade de realizar um bom trabalho para toda a humanidade ao longo da vida de um homem. Toda a guilda e suas famílias compareceram para lamentar a morte do Irmão e oferecer solidariedade e apoio à sua família.
Como Mestres Maçons, todos nós temos os “direitos e benefícios” desse título. Isso inclui um serviço funerário maçónico bem atendido. De muitas maneiras, participar desses serviços é tão importante quanto participar das reuniões da Loja, talvez até mais. Como não podemos fazer mais nada, podemos fazer pouco mais por nosso irmão caído, o serviço solene é realmente para o benefício da família e amigos de nosso irmão. O serviço bem feito mostra nosso genuíno cuidado e preocupação com um dos nossos.
Finalmente, uma percepção importante é que este serviço é muitas vezes a primeira verdadeira exposição de um não maçom às maravilhosas tradições, belos e eternos rituais e ao profundo significado por trás de nossa Fraternidade. Neste serviço sombrio, eles provavelmente estabelecerão suas opiniões e formarão percepções importantes de nossa organização. Certamente, ao testemunhar o ritual e a cerimônia, o público fica curioso para saber quem somos, o que defendemos e no que acreditamos como organização.
Certamente, é lamentável quando soubemos do falecimento de um querido irmão, mas preste a ele e à sua vida a honra que merecem, participando de seu funeral maçónico. Assim como ele olha para baixo e fica satisfeito com a lembrança e o tributo que seus irmãos concedem à sua vida e à sua memória, assim também o seu espírito algum dia desfrutará dessa mesma honra quando você se juntar à Loja Celestial no alto.
Fonte: https://omalhetepodcast.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário