Páginas

terça-feira, 23 de maio de 2023

REAA - SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE E A JOIA DISTINTIVA

Em 16.02.2023 o Respeitável Irmão Celso Luiz Motter, Loja Acácia de Balneário, 3978, REAA, GOB-SC, Balneário de Camboriú, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte:

SUBSTITUTO E A JOIA DO VENERÁVEL

Dúvida: na última sessão do ano passado, eu, como 1º Vigilante, na ausência do Venerável Mestre presidi a sessão. Porém, no átrio, houve uma discussão sobre que joias eu usaria, como não sou Mestre Instalado. Pergunto! Qual o paramento usar? O meu de 1º Vigilante, apenas o colar do Venerável, absolutamente nada do Venerável, apenas minha faixa de Mestre e meu avental de mestre? Ficamos no dilema. Gostaria de uma ajuda do irmão.

CONSIDERAÇÕES:

Nessa condição o substituto usa os seus paramentos, no caso o de 1º Vigilante, exceto a joia que é substituída pela joia do Venerável Mestre. Destaque-se que o substituto na ocasião é o titular, portanto não há nada de anormal em ele usar a joia do titular.

O que o 1º Vigilante não pode usar como substituto é o avental e os punhos do Venerável Mestre.

Infelizmente, o GOB, desde 2009, adota para os Vigilantes do REAA paramentos diferenciados, inclusive trazendo punhos para esses titulares. O problema é que isso tem gerado muitas dúvidas e discussões quando os Vigilantes atuam como substitutos de titulares.

Nessas circunstâncias se apresentam indagações sobre como o substituto deve se paramentar. A bem da verdade, no REAA os Vigilantes não deveriam usar punhos e nem aventais diferenciados. Os aventais dos Vigilantes são simplesmente os de Mestre Maçom ou, se for o caso, de Mestre Instalado. O que identifica os cargos de cada um dos Vigilantes são as suas respectivas joias distintivas.

Assim, quando um titular estiver ausente, o seu substituto assume normalmente com os seus paramentos, vestindo sim o colar com a joia distintiva do substituído. Essa é uma atitude prática, racional e objetiva, bastando para tal que se deixem de lado as firulas, que mais atrapalham do que constroem.

De certo modo há uma luz no fim do túnel, pois em um breve futuro, com a impressão de novos rituais já previstas para o início de 2024, provavelmente esses paramentos diferenciados e desnecessários para Vigilantes serão abolidos.

Obviamente que não há pretensão por parte do GOB de que esses paramentos diferenciados sejam de imediato abolidos, até por uma questão econômica. Assim, pretende-se uma gradativa substituição desses paramentos, ao tempo em que haverá uma normativa oficial orientando os Vigilantes, ainda com paramentos diferenciados, que no caso de substituição deixem os seus paramentos completos para os que os substituirão nos seus cargos. No caso do 1º Vigilante substituindo o Venerável Mestre, ele deixará os seus paramentos para o seu substituto e, ocupando o lugar do Venerável, usará o seu avental de Mestre Maçom, ou Mestre Instalado caso ele seja um Mestre Instalado, a joia distintiva do titular, mas não usará punhos.

Nem mesmo um Mestre Instalado substituindo o Venerável Mestre usará punhos, destacando que no REAA, os punhos são utilizados apenas e tão somente pelo Venerável Mestre titular da Loja.

Ao encerrar, vale salientar que na atual conjuntura do GOB, obedecendo ao que prevê o ritual do REAA e o Regulamento Geral da Federação, o substituto legal do Venerável Mestre é o 1º Vigilante. 

O Mestre Instalado mais recente da Loja ocupará o cargo de Venerável Mestre na sua ausência quando das sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação e ainda nas sessões ordinárias caso o substituto legal do Venerável Mestre não esteja presente. Ainda, o substituto legal do 1º Vigilante é o 2º Vigilante.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística.
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário