Páginas

sexta-feira, 26 de maio de 2023

VENERÁVEL MESTRE FAZENDO USO DA PALAVRA

Em 01.03.2023 o Respeitável Irmão José Ferreira Rocha, Loja Segredo e Paz, 3587, REAA, GOB-PB, Oriente de João Pessoa, Estado da Paraíba, apresenta a dúvida seguinte:

VENERÁVEL USANDO A PALAVRA

O Venerável toda vez que vai falar (Ordem do Dia, Tempo de Estudos, Palavra a Bem da Ordem, deve sempre saudar os Vigilantes, autoridades, etc?

Gostaria de saber se temos que obedecer ao que consta o Ritual de Aprendiz ou no que diz o SOR.

CONSIDERAÇÕES:

Em que pese isso não ter nenhuma relevância para os trabalhos, no que diz respeito ao Venerável Mestre fazendo uso da palavra não existe nenhuma regra sobre como ele deve se dirigir à Loja.
 A bem da verdade, o Venerável Mestre atuando nos conformes com a boa geometria é o que menos fala em Loja.
Desse modo, o critério de como usar da palavra é dele. Como dirigente maior ele não precisa se dirigir à Loja como fazem os demais.

Geralmente o Venerável Mestre se dirige à Loja pronunciando simplesmente “meus Irmãos...”

É oportuno lembrar que quem se dirige a Loja na forma de costume não está saudando ninguém, mas simplesmente fazendo uso do modo protocolar e consagrado de se dirigir à Loja. Vale lembrar que saudações em Loja somente ocorrem em conformidade com o que prescreve o ritual na sua página 42, último parágrafo:

“A saudação maçônica é feita somente ao Ven∴ Mestre quando da entrada e saída do Or∴ e ao Ven∴ Mestre e VVig∴ quando da entrada e saída do templo”.

Infelizmente ainda muitos Irmãos confundem a forma consagrada de se dirigir à Loja com saudação maçônica.

No tocante ao SOR, ele deve ser aplicado sobre os rituais em vigência. Foi instituído oficialmente pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral e publicado no Boletim nº 31 do GOB datado de outubro de 2019. O SOR está justamente na página oficial do GOB para ser aplicado sobre os rituais, caso contrário ele não faria sentido.

No início de 2024 estão previstas edições de novos rituais no GOB, oportunidade em que todas as correções e adequações que constam no SOR passarão a integrar os textos do ritual. O SOR será então posteriormente adequado e ganhará formato de um único manual de dinâmica ritualística oficial para todas as Lojas da Federação.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário