Irm∴ Cyril K. Harris Rabino Chefe da União das Sinagogas Ortodoxas da África do Sul - 1987/2004 Enviado pela Loja de Mestre Maçom da Marca - CAN nº 35
Como sou um rabino operativo e especulativo, procuro aplicar a conexão entre a Bíblia e a Maçonaria à moral, no próprio espírito daquele propósito comum que permeia a ambos.
Bíblia
Em que a Maçonaria exerce todas as suas funções em nome do Grande Arquiteto do Universo, em que sua sabedoria é derivada da Bíblia Sagrada, considerando que seu alto propósito é o aperfeiçoamento moral de todos os Irmãos, tendo em mente seu uso clássico de alegoria e simbolismo, e consciente das ações de bondade e caridade realizadas pelos irmãos de nossa nobre Ordem em todo o mundo, pode muito bem ser considerado supérfluo articular a conexão auto evidente entre a Escritura e a Maçonaria.
No entanto, a conexão é tão básica para tudo o que tentamos alcançar e tão vital para a prossecução dos nossos objetivos que podemos, com proveito, considerar os fascinantes vínculos entre os dois, juntamente com os pontos de diferença que, quase exclusivamente baseados em a Bíblia, foram, no entanto, alteradas pelos primeiros maçons, a fim de preservar o segredo de nosso ofício. Alguém poderia acrescentar que uma oposição bastante triste de um número lamentavelmente grande de Igrejas e denominações que, em grande parte devido a más interpretações e mal-entendidos, infelizmente instruíram seus adeptos a evitar a Maçonaria.
Comecemos nossa jornada contemplando o método bíblico básico de apontar uma moral a partir das ferramentas de trabalho de um artesão, um exercício que praticamos em todas as nossas reuniões. O fio de prumo, uma corda com um peso preso para testar a perpendicularidade de uma parede, é usado meia dúzia de vezes nas Escrituras para ilustrar a falta de retidão exibida pelas pessoas e seu desvio daquilo que é reto. Essas metáforas emprestadas da arte do construtor são utilizadas pelos profetas Isaías e Amós, e mencionadas no Livro dos Reis e Lamentações.
Para nós, maçons, o prumo também é um símbolo de retidão de conduta e ensina aquele nível de integridade de vida e retidão moral que, por si só, distinguem o homem bom e justo. Assim como o trabalhador constrói seu edifício temporal pelo uso estrito do fio de prumo que não lhe permitirá desviar-se, assim o maçom, guiado por princípios infalíveis de verdade, segue ao longo da vida um curso inabalável.
Do ponto de vista histórico, a Bíblia nos fornece evidências interessantes de certa unidade entre os artesãos, de modo que a moral extraída de seus instrumentos de trabalho diários seria prontamente compreendida. Naquela época, existiam sindicatos de artesãos — sindicatos — que auxiliavam seus membros na esfera econômica e social. Originalmente, a associação entre os artesãos estava confinada ao quadro da família, cujos membros exerciam, em sua maioria, a mesma profissão — por exemplo, alfaiates ou ourives — e esse grupo se concentrava em determinado local da cidade para residência e trabalho. A Bíblia menciona um "Vale do Artesão" e a "Rua do Padeiro" em Jerusalém!
Essas primeiras Guildas se expandiram para incluir parentes e amigos na mesma ocupação. Desde o início, a assistência mútua foi um dos principais objetivos declarados da empresa de artesãos e o Talmud relata como "os trabalhadores de lã e tintureiros ... os condutores de burros ... e os marinheiros ..." agiram para chegar a um acordo entre si para o benefício de seu colega artesão. Significativamente, na sinagoga de Alexandria, na época de Philo, as Guildas realmente tinham arranjos de assentos separados para seus membros. "Os ourives sozinhos, os prateiros sozinhos, os tecelões sozinhos, e assim por diante, para que um visitante pudesse vir e ingressar na sua profissão" e estar na companhia daqueles que compartilhavam seus interesses.
Somos informados de que o Bedel desta grande Sinagoga, na qual era quase impossível ouvir o Leitor, além do que isso ocorreu 12 séculos antes da invenção da impressão, de modo que poucos livros de orações estavam disponíveis, acenaria com uma grande bandeira vermelha quando a congregação deveria dizer "AMÉM", então houve algumas interrupções pelo menos na conversa! Como as guildas públicas se tornaram privadas e secretas Ofícios está envolto nas brumas do início da história, mas a Bíblia já estabeleceu o padrão.
O uso maçônico de nomes bíblicos merece nossa atenção. O Primeiro Livro dos Reis nos diz que Hiram de Tiro "ergueu pilares no pórtico do Templo", significando que através do Templo firmeza e força viriam a Israel. Portanto, bem na entrada do Templo, os pilares denotavam que a Casa de D'us estava bem-preparada e forte.
Em todos os sistemas antigos, sem exceção, o lado direito tem precedência sobre o esquerdo, porque a maioria das pessoas é destra. Até uma geração atrás, aqueles que tinham a infelicidade de nascer canhotos eram forçados na escola a segurar uma caneta com a mão direita, já que ser canhoto era considerado uma forma de anormalidade. Hoje em dia sabemos mais e ficamos maravilhados com o grande número de jogadores de críquete, tenistas, boxeadores canhotos que são canhotos.
Mas, os antigos romanos nunca iam para a guerra se os pássaros voassem para a esquerda, apenas quando os presságios eram para a direita, e de fato o latim para a direita é 'dexter' nos dando destreza ou habilidade, mas para a esquerda é 'sinistro'.
Assim, as Lojas escolheram deliberadamente a esquerda como prioridade, destacando essa prática da norma. Deve-se acrescentar que uma interpretação religiosa profundamente sensível nos lembra que todos estamos voltados para D'us e, embora D'us seja incorpóreo, Seu lado direito é o nosso esquerdo e Seu lado esquerdo deve ser o nosso direito! Assim, nossa esquerda – que é a direita de D'us – assume, com essa compreensão mais profunda, uma precedência mais elevada.
Maçonaria
A força secreta dos números, que desempenha um papel tão significativo na Maçonaria, é derivada diretamente do uso bíblico. Tanto no hebraico quanto no árabe, as letras dobram-se como números, ou seja, a primeira letra do alfabeto 'Aleph' significa 1, a segunda letra do alfabeto 'Beit' 2, e assim por diante. Assim, o número 15 é um símbolo do nome do próprio D'us. Quinze é o total do nome sagrado de D'us, 'Yah'. Como em 'Halleluyah' que ocorre tantas vezes no Livro dos Salmos, 'Halleluyah' significa 'Louvai ao Senhor'. Usando a aritmética alfabética, a primeira letra hebraica 'Yod' tendo o valor de 10 e a segunda 'Hey' tendo o valor de 5, chegamos a 15.
Os 15, compostos de 3, 5 e 7, têm valor intrínseco por si só. Observe que são números ímpares, preferidos pela Cabala, o principal livro fonte dos mistérios judaicos. Três como um número significa completude - um começo, meio e fim; 5 denota os dedos de uma mão e 7 - o sétimo dia, o sábado.
O valor espiritual desses números é representado por D'us sendo santo no Céu, santo na terra e santo para sempre, o número 3; os 5 Livros de Moshê, contendo a Lei de D'us e permitindo à humanidade a oportunidade dos pensamentos de D'us sobre como se comportar; e 7, o número tradicional dos Céus na progressão da alma. Portanto, o significado do número 15 não é simplesmente uma ascensão de uma esfera inferior para uma esfera superior, mas uma ascensão em direção à perfeição espiritual consagrada em D'us.
Da mesma forma, a bênção sacerdotal nas palavras originais do hebraico bíblico segue o padrão 3, 5 e 7, novamente para atingir um clímax. "O Senhor te abençoe e te guarde" refere-se a bênçãos materiais; "o Senhor faça Seu rosto brilhar sobre ti e te favoreça" refere-se à iluminação espiritual, e "o Senhor volte Seu rosto para ti e te dê paz" refere-se à capacidade de desfrutar juntos de bênçãos materiais e espirituais, um estado de bemaventurança descrito como 'paz'.
Além disso, os valores aritméticos nos permitem substituir uma palavra por outra. Sem ser muito técnico, a palavra hebraica "Eh'ad", que D'us é 'Um', é igual a (1+8+4) 13, e esta palavra carrega o mesmo valor numérico da palavra hebraica "Ahavah", também totalizando ( 1+5+2+5) 13, a palavra que significa 'amor'. Essa aritmética técnica aparentemente artificial nos ensina a simples lição de que "D'us é amor".
O uso simbólico da cor também desempenha um papel importante. O Avental deve ser branco como símbolo de pureza. Originalmente, um símbolo de autoridade derivado do 'Ephedra' do Sumo Sacerdote e mencionado no Livro do Êxodo, o Avental na Maçonaria, o distintivo peculiar e distintivo de um Maçom, encoraja a pureza de pensamento em todos os momentos.
Paralelamente, a doutrina bíblica do arrependimento é graficamente ilustrada por cores. "Embora seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve", diz o profeta Isaías. Em ambos, a limpeza física do branco denota os estados internos de pureza.
Uma visão mais profunda do significado das vestes sacerdotais é dada no Talmude. Ali aprendemos que toda e qualquer vestimenta ajudou a efetuar a expiação. O 'couraça' expiava a negligência das leis civis; o 'Ephod' expiou a idolatria; o 'manto' para calúnia; a 'túnica' para a violência; a 'mitra' para arrogância; e o 'cinto', usado sobre o coração, expiava os pensamentos impróprios do coração.
Não apenas com números, cores e vestimentas, mas também com Direção, a Arte se apoia fortemente em padrões bíblicos. A palavra hebraica 'Kedem' que significa 'Oriente' em relação ao lugar, também carrega o significado de 'antigo' ou 'venerado' em relação ao tempo. Além disso, o Profeta Ezequiel faz alusão à "glória do D'us de Israel vindo pelo caminho do Oriente" e o mundo antigo percebeu o curso do progresso humano como sendo análogo ao curso do sol, ou seja, procedendo do Oriente para o Oeste. O lugar do Mestre na Loja é, portanto, sempre no Leste, de modo que a iluminação física do sol deve indicar a iluminação das instruções do Venerável Mestre a seus Irmãos.
O 'Muro do Oriente' tem um significado especial para os irmãos judeus, pois a dispersão dos judeus foi principalmente para os países do Ocidente, de modo que, ao rezar, eles se voltavam para o Oriente, em direção à Terra Santa.
Jerusalém, Israel
A característica mais proeminente, que permeia todas as instruções simbólicas da Maçonaria, é a espiritualização do Templo de Salomão. Como a Maçonaria data de sua origem na construção do Templo do Rei Salomão, a necessidade de elevar a construção de um Templo terreno e material a um Templo espiritual em nossos corações, onde D'us habitará, é sua força motriz, o elo primário que liga o operativo e divisões especulativas da Ordem.
Deve ser apreciado que tudo sobre o Templo, conforme especificado na Bíblia, carregava valor simbólico. A Casa de D'us não era apenas bela, contendo ouro e prata, a melhor madeira e os materiais mais preciosos, adornada pelos artesãos mais habilidosos, o propósito do Santuário era impressionar os filhos dos homens com ensinamentos espirituais. Cada item tinha um significado moral. Os Querubins, por exemplo, com rostos 16 de crianças, abriam suas asas para o alto, simultaneamente protegiam a tampa da Arca com suas asas, seus rostos estavam voltados um para o outro e também olhavam para a tampa da Arca. Esta postura — captada em ouro maciço e impossível de alcançar sem a ajuda divina — tem o valor simbólico de aspirar ao alto, defender a fé, ajudar-se mutuamente, ou seja, a capacidade de olhar-se face a face.
Da mesma forma, a Arca contendo os Dez Mandamentos não foi apenas revestida de ouro, mas incrustada de ouro. Ou seja, uma caixa de madeira da Arca de Acácia, foi forrada por dentro com uma caixa dourada interna e o todo colocado em uma caixa dourada externa. Que o exterior seja de ouro, ninguém questiona, mas que o interior - que ninguém nunca viu - também seja de ouro, é surpreendente. Mas, a Bíblia está nos ensinando sobre sinceridade, que não adianta ter "top show", o interior deve sempre combinar com o exterior, e o exterior deve ser uma representação fiel do conteúdo interior.
De fato, tão poderosa é a imagem simbólica que os artífices do Primeiro Santuário no deserto - o precursor do Templo de Salomão - foram abençoados, de acordo com as Escrituras, "com o espírito de D'us, em sabedoria, em entendimento e em conhecimento, e em todo tipo de artesanato e para inventar obras engenhosas".
O hebraico para a última frase significa literalmente 'pensar pensamentos'. Pois em toda verdadeira arte e artesanato existe um pensamento vital subjacente. Não apenas encantar os olhos, nem deleitar os sentidos, mas apelar para a imaginação, acender no coração tudo o que é bom e inspirar uma moral elevada, foi o propósito da construção dos objetos físicos e externos de D'us. própria casa, Assim era o Templo, a lembrança viva do caminho do dever.
Agora, vamos ilustrar o método pelo qual o design do rei Salomão é apropriado para uso maçônico. Para construir este templo terrestre, os operários seguiram os projetos arquitetônicos estabelecidos na Tábua de Cavalete ou placa de traçar. Em nosso ritual maçônico, o maçom é lembrado de que, assim como o artista operativo ergue seu templo, construindo de acordo com as regras e projetos estabelecidos no cavalete, ele também deve erguer esse edifício espiritual em obediência às regras e projetos estabelecidos por o Grande Arquiteto do Universo.
Além disso, aprendemos no Segundo Livro de Crônicas que três categorias distintas de operários estiveram envolvidas na construção do Templo de Salomão. Eles eram os carregadores de fardos, os cortadores de pedras e os supervisores. Uma notável semelhança é oferecida pelos três graus praticados na Maçonaria. A procissão do Aprendiz até o Mestre Maçom segue em seu simbolismo as etapas do trabalho operativo desde o início até a conclusão. As pedras lavradas, esquadrinhadas e numeradas pelos aprendizes, devidamente ajustadas pelos artífices, são finalmente fixadas em seus devidos lugares pelos mestres construtores. Assim, o Templo imortal do coração depende do progresso de começos hesitantes em direção à sublimidade e grandeza espirituais.
Uma Loja que se alegra com o nome da Table Mountain traz à mente a Mesa do Templo - a Mesa dos Pães da Proposição. Com dois côvados de comprimento e um côvado de largura e um côvado e meio de altura, era feito de madeira de acácia revestida de ouro puro. Todos os sábados, 12 pães de farinha de trigo eram colocados na mesa e deixados lá até o sábado seguinte. Quando os pães eram retirados, eram comidos pelos sacerdotes. O pão da proposição expressava gratidão, um reconhecimento permanente por parte do povo ao Divino Doador do pão diário do homem.
Finalmente, para a área cinzenta que separa o fato histórico da lenda. Em sua referência a Hiram, a Bíblia aponta que ele era israelita por parte de mãe e tiro por parte de pai. Em si mesmo, ele simbolizou a união de dois povos, antagônicos um ao outro, opostos na religião e diferentes nos costumes, mas unidos em uma só pessoa. Assim, uma irmandade comum resulta da Maçonaria e é a preciosa recompensa de todos os seus participantes. 'Hiram' é a abreviação do hebraico 'Ahiram' que significa 'meu irmão é exaltado'.
Além disso, Hiram é descrito como sendo "muito sábio, imbuído de prudência e compreensão". O mais interessante é que Hiram Abif, denota do hebraico 'Av', que significa 'pai' ou 'líder', que ele foi o principal construtor do Templo de Jerusalém. Todos esses são fatos históricos. Mas, e quanto à autenticidade da lenda do Terceiro Grau? Alguns maçons estão dispostos a dar total crédito a ela, enquanto outros a consideram simplesmente uma bela alegoria.
Pode-se argumentar que o próprio silêncio das Escrituras em relação à morte de Hiram é um argumento a favor da natureza misteriosa dessa morte. Um homem tão importante em sua posição a ponto de ser chamado de favorito de dois reis, de Israel e de Tiro, dificilmente teria caído no esquecimento quando seu trabalho terminou, sem a menção de uma única linha, a menos que sua morte tivesse ocorrido em de maneira a tornar impróprio um relato público sobre isso. A conta deve ser mantida em segurança na sociedade secreta onde todos são crentes.
Mas, mesmo que seja admitido que a lenda do Terceiro Grau é ficção – que todo o relato maçônico e extra-escriturístico de Hiram Abiff é simplesmente um mito – isso não afetaria nem um pouco a validade de sua mensagem. A lenda relacionada a ele não tem valor como mera narrativa, mas é de imensa importância para um ponto de vista simbólico que ilustra uma das verdades filosóficas e religiosas mais vitais - ou seja, o dogma da imortalidade da alma. Fato e imaginação, o real e o ideal, podem estar intimamente unidos quando o objetivo permitir. Sem dúvida, os Maçons Salomônicos do Templo desejaram utilizar Hiram Abiff como o símbolo do homem desenvolvido na vida aqui e na vida futura, enfatizando assim que a experiência de proximidade com o Todo-Poderoso iniciada nesta terra é continuada e intensificada, por todos os que o merecem, no mundo da eternidade. A Bíblia e a Arte estão inextricavelmente ligadas à glória da primeira e ao aperfeiçoamento da segunda.
Fonte: https://bibliot3ca.files.wordpress.com
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