Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

ILUMINAÇÃO PARA A ESTRELA FLAMEJANTE

Em 03.07.2023 o Respeitável Irmão Luiz Maurício Sardinha Barreto, Loja Dignidade e Justiça, 1790, REAA, GOB-RJ, Oriente de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, apresenta o que segue:

ESTRELA FLAMEJANTE ILUMINADA

Caro Irmão, poderia me ajudar? A estrela flamejante no grau 3 fica acesa? Na transformação do grau 2 para o 3 ela permanece acesa? Lembrando que pertenço ao GOB.

CONSIDERAÇÕES:

No REAA, em se tratando do Grau de Companheiro, enquanto a Loja estiver aberta, ou mesmo transformada para o 2º Grau, os templos que porventura possuírem iluminação especial direcionada à Estrela Flamejante podem acender a mesma. Atenção – não existe nenhum cerimonial para o acendimento dessa luz, para tal basta que o interruptor seja acionado.

No Grau de Mestre Maçom a Estrela Flamejante não é elemento simbólico que mereça destaque. A Estrela Pentagonal é de fato um ornamento do 2º Grau.

Nesse contexto cabe lembrar que as Lojas geralmente trabalham em ambientes decorados para o 1º Grau e ajustados para o 2º e 3º Grau. Assim, no caso dessa iluminação, tolera-se, mas apenas no 2º Grau.

Vale destacar ainda que no GOB, o ritual não prevê nenhuma iluminação particular destinada à Estrela Flamejante. No 2º Grau a Estrela aparece simplesmente pendente do teto sobre a mesa do 2º Vigilante.

Por fim, admite-se essa iluminação direcionada à Estrela nos templos que porventura já possuam esse dispositivo, todavia essa característica é perfeitamente dispensável por não estar prevista.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário