Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

TRABALHO ELABORADO PELO MESTRE. QUEM É O REVISOR?

Em 22.06.2023 o Respeitável Irmão Vicente Miranda Neto, Loja Igualdade Santista, 2164, REAA, GOB-SP, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:

TRABALHO ELABORADO POR UM MESTRE

Gostaria de seus esclarecimentos quanto a apresentação de trabalho pelo Mestre Maçom.

Até onde eu sei, todo trabalho de Aprendiz deve ser revisado pelo Vigilante de sua coluna. O mesmo ocorre para o Companheiro.

No caso do Mestre Maçom os trabalhos devem ser revisados?

CONSIDERAÇÕES:

Antes, um pequeno comentário. No REAA o revisor do trabalho de um Aprendiz é o seu instrutor, no caso, o 2º Vigilante, e do Companheiro, o 1º Vigilante - vide o ritual em vigência e o SOR.

 No tocante ao Mestre Maçom, não há um revisor, pois todos os Mestres, em tese, alcançaram esclarecimentos necessários para integrar o 3º Grau, que é a plenitude maçônica. No caso, uma Peça de Arquitetura elaborada por um Mestre, a mesma pode ser debatida com os seus pares em Loja de Mestre Maçom. Diga-se de passagem, algo deveras salutar.

No REAA há um elemento que indica essa igualdade entre os Mestres alcançada pela plenitude. É o chapéu, onde em Loja de Aprendiz e Companheiro apenas o Venerável Mestre se cobre (vide o SOR), já em Câmara do Meio (Loja de Mestre) todos se cobrem (vide o SOR).

Esse costume advém da Maçonaria francesa dos séculos XVIII e XIX onde, em um comparativo com o Rei e a sua superioridade, diante dos seus súditos apenas ele se apresentava coberto, enquanto que diante dos seus pares, em sinal de igualdade, todos se apresentavam cobertos.

Graças a isso, é que entre os Mestres Maçons impera a igualdade. No caso de uma peça escrita por um Mestre não existe propriamente um revisor para esse mister, podendo sim existir entre os pares a apresentação para crítica literária.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário