Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

COLUNETAS E OS VIGILANTES

Em 07.08.2023, o Respeitável Irmão Alvany José Barros, Loja Liberdade, 33, REAA, GLERN (CMSB), Oriente de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, apresenta a dúvida seguinte:

COLUNETAS NO REAA

Vi o seu trabalho sobre as colunetas no REAA e despertou em mim a vontade de saber sobre o movimento das referidas colunas dos vigilantes na abertura e fechamento dos trabalhos.

CONSIDERAÇÕES:

Devo mencionar que já escrevi bastante sobre esse tema no meu Blog.

Assim não me resta reafirmar que no REAA verdadeiro não há nenhuma coluneta como elemento ritualístico sobre as mesas dos Vigilantes.

É bem verdade que desafortunadamente há rituais ditos do REAA que trazem esse enxerto, contudo isso não passa de um sincretismo de símbolos que, a bem da verdade, nem mesmo aparecem – no caso – nos painéis verdadeiros do REAA – não são elementos originais pertencentes à decoração do templo do rito em questão.

Colunetas junto aos Vigilantes, tenho incansavelmente falado, são elementos simbólicos pertencentes ao Rito de York no working (Maçonaria Inglesa) e ali elas existem apenas com o intuito de sinalizar se os trabalhos estão abertos, fechados ou suspensos. A vista disso, elas são movimentadas conforme o momento ritualístico.

Salvo melhor juízo, pode-se dizer que iniciaticamente não existe nenhuma outra interpretação envolvendo essas duas colunetas. Vale relatar que elas também nada tem a ver com as colunas representativas à sustentação da moral maçônica (Wisdom, Strenght, Beauty), visíveis na Tábua de Delinear do 1º Grau do Rito de York (inglês).

De forma prática, a única interpretação racional a respeito que eu conheço, é que no Rito de York, quando a coluneta do 1º Vigilante estiver em pé e a do 2º Vigilante deitada, significa que a Loja está trabalhando (força e vigor). Já, de modo inverso, a do 1º Vigilante deitada e a do 2º Vigilante em pé, significa que a Loja se encontra fechada ou em descanso (recreação).

Assim, despido de invencionices e justificativas mirabolantes, certamente não existe nenhuma outra finalidade para essas colunetas no Craft, muito menos no REAA onde originalmente elas nem mesmo fazem parte do seu relicário simbólico. A propósito, o Rito de York é elemento constitutivo da Maçonaria anglo-saxônica (inglesa), enquanto que REAA é componente da Maçonaria latina (francesa).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário