Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2024

DE FRENTE PARA O DELTA NA ORAÇÃO

Em 21.08.2023 o Respeitável Irmão Jean Carlos, Loja Benedito Valadares, 4440, REAA, GOB, Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

DE FRENTE PARA O DELTA?

Dia desses, vi um irmão virando-se para o Postulante no ato da primeira oração em sua iniciação.

A pergunta é: estando à Ordem nesse momento, em que o Postulante é levado ao Primeiro Vigilante, o correto é virar o corpo, isto é, fazer o sinal de Ordem olhando o ato OU estar de costas e se virar pro Delta?

Ficarei grato em ter a dúvida, que pode parecer boba, mas tem um significado relevante.

CONSIDERAÇÕES:

Na Iniciação, durante a oração que se faz em favor do Candidato, o seu guia (1º Experto) se coloca à Ordem à retaguarda dele, isto é, se coloca voltado para as costas do candidato que está ajoelhado à sua frente.

Assim, durante a oração o Candidato fica voltado para o lugar do 1º Vigilante, enquanto que o seu guia posicionado à sua retaguarda não precisa se voltar para o Oriente, pois ele, como condutor, também é o responsável pela segurança do postulante.

É oportuno salientar que durante os trabalhos não é preciso que se fique à Ordem voltado para o Delta.

Nesse contexto, vale salientar também que ninguém precisa se voltar para o Venerável Mestre quando ele solicita que todos fiquem à Ordem. Nessa condição, cada qual fica posicionado em pé e à Ordem conforme estiver colocado o seu assento na Loja. Não precisa se voltar para o Venerável e nem mesmo para o Delta.

Alerto para não se fundir o ato de se estar à Ordem com saudação pelo sinal ao Venerável Mestre, que aliás são procedimentos distintos, observando-se saudação em Loja é feita apenas ao Venerável Mestre e ocorre apenas na entrada e saída do Oriente ou quando do ingresso formal em Loja após o início dos trabalhos, ou ainda na saída definitiva antes do encerramento.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário