Páginas

sábado, 3 de fevereiro de 2024

NELSON MANDELA


Nelson Mandela nunca fez parte da Maçonaria e nunca foi iniciado por “Comunicação”, pelo Grão-Mestre da Grande Loja Prince Hall da Carolina do Norte, William C. Parker Jr., como afirma algumas pessoas.

Por outro lado, esta imagem em destaque é muito utilizada como “prova” de que Mandela seria um iniciado Maçom por teóricos da conspiração, devido a estes paramentos pretos com uma cruz de Malta branca.

A imagem de Mandela é real, mas nada tem a ver com a Maçonaria. Trata-se da Ordem de São João, também chamada de Soberana Ordem Militar de Malta: uma Ordem honorífica, da qual a Rainha Elizabeth II era a Soberana Chefe e a concedia a personalidades de destaque internacional. Ao lado de Mandela está o príncipe Ricardo, Duque de Gloucester, Grande Prior da Ordem de São João. Imagem tirada em novembro de 1996, em Pretória, África do Sul.

A fake news também tomou grandes proporções por causa de um Irmão Maçom: Joseph Walkes, que colocou em seu livro “The History of the M.W. Prince Hall Grand Lodge of North Carolina and Jurisdiction, 1864-2000”, que o Grão-Mestre W. C. Parker Jr. visitou Mandela por alguns minutos no quarto de um hotel na Geórgia, em 1990, e lá declarou-o Maçom (À Vista, ou Por Comunicação).

O Processo de “Iniciação por Comunicação” não é apenas uma comunicação verbal. É necessário, posteriormente, a abertura de Loja e cerimônias de graus, para a conclusão desta prerrogativa de um Grão-Mestre. Portanto, seria impossível Nelson Mandela ter se tornado Maçom apenas por uma conversa com William C. Parker Jr. em alguns minutos em um quarto de hotel, especialmente porque o encontro foi na Geórgia (e o GM era da Carolina do Norte, ou seja, fora de sua jurisdição).

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário