Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2024

MAÇONARIA EXTROVERTIDA

Ir∴ Thiago Frasson
Agora é meio-dia, é hora de refletirmos no quanto estamos colaborando para que a Ordem sempre permaneça de pé, é hora de pensarmos se sempre que estamos em loja realizamos tudo o que deve ser feito e da maneira como deve ser. Não podemos deixar as nossas tradições se perderem tão rapidamente, devemos seguir â risca a ritualística sem deixar cada traço do rito se perder. É admirável chegar a uma loja e observar que o Venerável Mestre fàz questão de que Iodas as formalidades sejam seguidas, de que todos os cumprimentos e ações sejam executados com perfeição.

Hoje, com a abertura dos templos aos olhos dos não-maçons. podemos desmistificar alguns pensamentos e devaneios que eram alimentados desde tempos longínquos e que agora devem terminar. Mas ao mesmo tempo com essa abertura dos templos acontece um movimento de extroversão dos Irmãos, que sem perceberem, ou por pensarem já que "as portas estão abertas·', não se limitam em relatar nas suas conversas informais sobre acontecimentos que deveriam apenas ficar dentro das portas de uma Loja legalmente constituída.

Há muito notamos que a Maçonaria vem se tornando "extrovertida", cuidadosamente por alguns e displicentemente por outros. Não é raro encontrar indivíduos ("goteiras") nas ruas, que não fazem parte da Ordem, relatando fatos que só deveriam ser do conhecimento dos Irmãos. Então a atenção tem de ser redobrada e cada Irmão deve ser policiar no tocante aos assuntos discutidos sobre a Ordem.

Agora é meia noite, e feliz será o dia em que a Maçonaria, pedra perfeita, será unida universalmente, e que todos os Maçons possam depois de uma reunião, retornar aos seus lares e refletir sobre o que aprenderam naquele dia. E que as informações recebidas, mesmo que usadas para reconhecimento ou não dos Irmãos, sejam segredos que fiquem apenas com os mesmos. Será que essa apresentação vem acontecendo de forma adequada ou será que deveríamos seguir com mais cautela?

A resposta com certeza nos trará uma Arte mais apurada em sem tantos atos "extrovertidos".

Fonte: omalhete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário