Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2024

CHEGANDO ATRASADO E OUTROS PROCEDIMENTOS

Em 25.09.2023 o Respeitável Irmão Gessy Faustino Barbosa, Loja Luz e Redenção, 2005, REAA, GOB, Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, apresenta as dúvidas seguintes:

CHEGANDO ATRASADO

Gostaria de alguns esclarecimentos:

1) Na sua orientação dada através do blog em 24/04/23 sobre a entrada em loja de irmãos retardatários, a reposta do Cobridor Interno deve ser 3 e não 1. Nossa Loja vem praticando resposta com 1 batida. Poderia me orientar?

2) Grau 2. Ritual pag. 29, 1º Vig∴ - Verificar se todos os presentes nas colunas são MMaç∴. pergunto, o correto não seria CComp∴ MMaç∴?

Os VVig.'. Percorrem as suas CCol∴ ... recebem o Sin∴, Toq∴ e Pal∴ de Pas∴ ... Li em nas suas orientações da SOR que deve ser a Pal∴ Sagr∴, Confere? Antecipadamente deixo aqui meus agradecimentos e quero parabenizá-lo pelo seu belíssimo trabalho.

CONSIDERAÇÕES:

O ritual em vigência do REAA não menciona a hipótese do atraso, portanto, não há ainda uma orientação oficial nesse sentido. O novo ritual previsto para o ano de 2024 trará uma orientação nesse sentido. Sem a pretensão de regulamentar o atraso, haverá uma orientação de procedimento para o caso.

Assim, as recomendações previstas no ritual que virão, são as de que o atrasado bata sempre como Aprendiz Maçom. Se o momento não for propício, o Cobridor Interno responde com a mesma bateria (Aprendiz) pelo lado de dentro da porta. Isto significa que o retardatário deve aguardar até que seja possível a sua entrada. Daí em diante seguem-se os procedimentos costumeiros, onde o Cobridor Interno, sendo possível, comunica à Loja sobre a presença de um retardatário no Átrio. Cabe ao Cobridor, nos procedimentos da praxe, verificar se o atrasado tem grau suficiente para entrar.

Pancada única é bateria profana e não é o caso. Inventaram essa pancada e ela acabou se difundido. Ela não estará prevista no novo ritual do REAA que virá em 2024.

Verificar se todos nas colunas são “maçons”. No caso do Grau de Companheiro, o novo ritual que virá trará o seguinte: “verificar se todos nas Colunas são Companheiros Maçons”.

Sim, é a Pal∴ Sagr∴, pois a de Pal∴ de Pas∴ somente deve ser solicitada, caso necessária, ao se ingressar no Templo. Assim, na verificação dos presentes para a abertura da Loja, os Vigilantes tomam a Pal∴ Sagr∴, já que a ocasião é a de examinar a qualidade do Grau dos presentes dentro do Templo. Isso já faz tempo que foi corrigido no SOR - Sistema de Orientação Ritualística implantado pelo Decreto 1784/2019 e publicado no Boletim 31 de outubro de 2019. Graças a isso é que o SOR se encontra hospedado na Página Oficial do GOB. Para acessá-lo é necessário o E GOB CARD, o CIM e a Palavra Semestral. Todas as correções e orientações inseridas no SOR farão parte dos novos Rituais.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário