Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2024

REFORMA E NOVA CONSAGRAÇÃO DO TEMPLO

Em 03.10.2023 o Respeitável Irmão Juarez Gomes Cardoso Neto, Loja Planalto o Bem, 1282, REAA, GOB-GO, Oriente de Firminópolis, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:

REFORMA E SAGRAÇÃO DE TEMPLO

Apresento a seguinte dúvida a qual submeto ao V. inesgotável saber: Recentemente fizemos uma reforma em nosso templo envolvendo a troca da abóbada, pintura das paredes e a substituição do piso, sem q fosse alterado nosso endereço. Nossa loja não suspendeu seus trabalhos, passando esses para o Oriente de São Luís de montes belos/Goiás. Todavia, nossa reforma findou e gostaríamos de voltar aos trabalhos aqui em nossa loja, porém, desejamos saber se há necessidade ou não de sagrar nosso templo.

COMENTÁRIOS:

No meu entendimento, acredito que não, pois trata-se de uma reforma do edifício que acomoda a Loja, não se tratando da construção de um novo templo (outro espaço).

A consagração de Templo, sem o caráter de sagrar (tornar sagrado) religiosamente, nada mais é do que uma cerimônia que objetiva para dar, com formalidade, dignidade ao ambiente para que ali ocorram regularmente os trabalhos maçônicos de uma Loja.

Assim, no caso da sua questão, ao que parece, o ambiente continua a ser o mesmo, e da mesma Loja, apenas passou por reformas. 

Nesse sentido, seria desnecessário dar dignidade a um ambiente já consagrado.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário