Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

A IRMANDADE

Jesuel Rosa de Oliveira

A palavra irmandade, em seu sentido mais amplo, é designada aos homens nascidos do mesmo seio materno, onde os mais conhecidos irmãos sanguíneos, podem ver a partir do Livro da Lei em Gênesis Cap. 4, Vers. 1 e 2, onde diz: “Coabitou o homem com Eva, sua Mulher.
Esta concebeu e deu a luz à Caim; Então disse: Adquiri um varão com auxilio do senhor; Depois deu a luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, lavrador” más em Hebraico como em muitos outros idiomas, aplica-se aos membros de uma mesma família, de uma mesma tribo, de um mesmo povo, por oposição aos “estrangeiros” enfim, um povo descendente do mesmo ancestral, como Israel por exemplo. (Gen. Cap. 13, Vers.  que transcrevo a seguir:

“Disse Abrão à Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os seus pastores, porque somos pastores chegados ”.

Além dessa fraternidade baseada na carne, a bíblia conhece outra, a do vínculo espiritual: Irmandade pela fé, simpatia, por função semelhante, por aliança contraída pela fé, em nosso caso, pelo sublime juramento.
Este uso simbólico da solidariedade que mostra a irmandade entre os humanos, como realidade vivida, não se limita ao mero parentesco sanguíneo, embora consista seu fundamento natural, a revelação não parte do fato de todos os homens são naturalmente irmãos.

Não que o sentido da palavra seja intrigante e ela rejeite o ideal da fraternidade universal; Más sabem-se da descoberta do sentido é bem improvável, e pode se considerar a sua busca decepcionante, caso não seja procurado em Deus e sua extrema justiça, pois o gesto é bem este, visado pela comunidade fraternal, elementares na raça, no sangue ou na religião.

O sentido universal da irmandade, fundamenta-se entre nós na pessoa que inicialmente nos apresentou à ordem, é a primeira pessoa que reconhecemos como irmão fraterno, que por juramento, assumimos o compromisso de ajudar e socorrer quando necessário, convivemos em harmonia, dentro e fora do seio da grande família maçônica universal, de onde partem valiosos ensinamentos, para então propagarmos ao mundo e as criaturas.
Se partirmos do princípio de que cada irmão espalhado pelos recantos do universo, propagam os ensinamentos maçônicos, e refletirmos no sentido amplo da palavra “irmandade” veremos que é muito mais que isso, sim, o laço fraternal que espalhamos por onde quer que estejamos.

Então, em posse dessa valiosa informação e por mais que procuramos falar, seria impossível explicar o real sentido da palavra, que depois de pronunciada, por reflexão chegamos ao seu ponto mais alto e talvez a entendamos.

Sejamos sensatos a ponto de não rebuscarmos no íntimo de nosso ser, respostas rápidas para assuntos tão profundos, é preciso sentir a necessidade de ter por perto um irmão, um companheiro para podermos contar em todas as horas, não que essa seja unicamente o anseio da alma atormentada pelas buscas incessantes, más sim, não nos preocupar em compreender tudo.

“Para entender o que é irmandade, é preciso sentir-se irmão ”.

Fonte: http://www.pedreiroslivres.com.br/ Texto: Jesuel Rosa de Oliveira M∴M∴ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário