Páginas

domingo, 8 de setembro de 2024

DEGRAUS E A ABORDAGEM NOS VIGILANTES

Em 29.11.2023 o Respeitável Irmão Teodoro Robens Freitas Silveira, Loja Apóstolos da Galileia, 2412, REAA, GOB MINAS, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

ABORDAGEM NOS VIGILANTES

Na transmissão da Palavra, os Diáconos sobem os degraus, visto que precisam abordar os interlocutores (Venerável, 1º e 2º Vigilantes).

Na circulação do Saco de Propostas, Escrutínio Secreto e Tronco de Beneficência os participantes não sobem os degraus, já que não há orientações no Ritual, nem no SOR.

Estamos procedendo de forma correta? Gentileza nos orientar.

CONSIDERAÇÕES:

Se existem degraus que conduzem ao lugar do Venerável Mestre e dos Vigilantes, obviamente que os mesmos foram construídos para se subir e descer. Assim, todos os que se dirigirem ao trono, ou às cadeiras dos Vigilantes, sobem os degraus.

Sabe-se, no entanto, que por conta de espaço reduzido do recinto, em algumas Lojas os espaços destinados às cadeiras dos Vigilantes são bastante limitados.

Deste modo, quando isto acontecer, é perfeitamente exequível que os Diáconos, o Mestre de Cerimônias ou o Hospitaleiro, pela falta de espaço, não subam o(s) degrau(s) quando do exercício dos seus ofícios. Nesse caso, permanecem em pé sobre o pavimento para abordar os Vigilantes.

Não há regra para que somente os Diáconos possam subir os degraus na transmissão da palavra. Todos, os que por dever de ofício precisarem abordar as Luzes da Loja, sobem os degraus, a não ser que o espaço não permita.

Finalizando, nem tudo é possível estar escrito nos rituais e nos manuais. Nesta condição, usa-se a lógica e o bom senso.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário