Páginas

sábado, 19 de outubro de 2024

A MAÇONARIA É DEÍSTA


O Deísmo é uma posição filosófica que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não), através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação direta, ou tradição.

Em outras palavras, é como se Deus fosse um “Relógio Divido”, e, depois que a Terra foi criada, ela não precisava de mais consertos. Os deístas não acreditavam em milagres, profetas, revelações ou, nesse sentido, salvadores. Deus era impessoal mas isso não significa que os deístas se sentiam ignorados por Ele. Eles apresentavam admiração e reverência por Deus, porque a descoberta de Seu plano divino exigia crescimento pessoal e uma constante busca por conhecimento.

Uma das primeiras críticas de cristãos fundamentalistas sobre a Maçonaria era de que o Deísmo e a Maçonaria andavam de mãos dadas. Eles sentiam que a tolerância religiosa apoiada pelos maçons religiosos não passava de um disfarce para o questionamento herético das crenças cristãs.

Assim começou um desentendimento de longa data sobre o que se passa em uma Loja Maçônica. Apesar de não se discutir religião dentro das Lojas, isso não impediu que muitas pessoas de fora acreditassem que os Maçons se envolvem em algum tipo de culto religioso pagão peculiar dentro dos cômodos de suas Lojas.

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário