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terça-feira, 29 de outubro de 2024

OS CINCO SENTIDOS

"impulsos da vontade". qualquer coisa feita de outro elemento é uma formação. Uma flor é uma formação feita de luz solar, ar, sementes, terra, minerais, água... assim por exemplo o medo ou o ciúme são do mentais. Poderia dizer-se que são as construções da experiência subjetiva do objeto percebido, é a "ideia que temos do fenômeno".

A experiência da realidade que percebemos é o produto da combinação de 5 sentidos ou processos interdependentes, chamados em sânscrito skandhas.

São os cinco constituintes físicos e mentais da entidade chamada de " pessoa " ou " indivíduo ".

Esta é uns dos ensinamentos milenares do budismo que explica o insubstancial da realidade e do ego.

A física demonstra-o por outro caminho: no seu nível mais fundamental a matéria e a energia são a mesma coisa, o que percebemos fixo e com substância própria, não passa de a atualização momentânea de Estados Quânticos, são apenas diferentes níveis de organização. Mais uma característica do mundo sub atómico é que a este nível as partículas constituintes da matéria estão entrelaçadas, ou seja, interligadas.

Por isso, a realidade cotidiana que percebemos (incluindo a percepção de um mesmo) resulta da combinação destes cinco sentidos que por sua vez são variáveis e dependentes entre si.

A palavra sentidos significa percepção , uma vez que cada sentidos é uma coleção de muitos componentes.

Começando pela chegada do estímulo até a tomada de consciência e a RESPOSTA INTERVÊM 5 fatores ou sentidos :

1) a forma e o corpo: não só se refere aos órgãos dos sentidos (vista, ouvido, olfato, gosto, toque) e ao corpo físico como tal, mas também à imagem que temos deste.

2) as sensações e emoções: correspondem aos dados ou à informação pura registrada pelos 5 sentidos e pela mente. Estas sensações primárias, podem ser agradáveis, desagradáveis ou dolorosas e neutras. Mas também pode corresponder a intuições ou emoções que se têm antes de elaborar conceitos com o pensamento.

3) as percepções e a memória: é quando esses estímulos sensoriais são registrados e reconhecidos como objetos distinguíveis. Isso faz parte do conhecimento mental ou sensorial de qualquer coisa e este reconhecimento envolve o tê-lo experimentado antes, e é aqui que intervém a memória. Neste nível são produzidos os conceitos (bom, feio, amigo)

4) formações mentais: também chamados de "impulsos da vontade". qualquer coisa feita de outro elemento é uma formação. Uma flor é uma formação feita de luz solar, ar, sementes, terra, minerais, água... assim por exemplo o medo ou o ciúme são do mentais. Poderia dizer-se que são as construções da experiência subjetiva do objeto percebido, é a "ideia que temos do fenômeno".

5) consciência: é um ato de atenção ou resposta da mente em que o conhecimento do objeto se faz noção em nós. A consciência desaparece e ressurge trocada de um instante para o outro e age de forma discriminatória e parcial pois existe um apego ao percebido como desejável, uma rejeição contra o que não se deseja e indiferença ao que consideramos neutro. Este constante movimento gera insatisfação ou sofrimento ao não poder controlar como aparecerão esses objetos recebidos. Neste nível opera a resposta de várias maneiras: como pensamentos (conversa ou discurso interior), palavras e ações. Estas 2 últimas incluem além disso a interação com o ambiente.

Capturamos um estímulo, seja mecânico, pelos receptores na pele, ou luminífero pela vista ou uma onda sonora captada pelo ouvido, os receptores da membrana traduzem as informações em impulsos elétricos que são conduzidos pelos nervos correspondentes até áreas determinadas. Do cérebro, seja a casca visual, ou a auditiva ou a somatossensorial no lóbulo parietal. Estas por sua vez estão interligadas com outras áreas e núcleos cerebrais que integram e modulam a resposta. Então, o que vemos não é o que vêem os olhos, mas sim a imagem que se forma no lobo occipital e depois esta imagem é interpretada, classificada e de acordo com a natureza do estímulo é elaborada uma resposta (motora, glandular, emocional, Mental, etc. )

O mesmo acontece com os estímulos dolorosos, antes de serem percebidos como tais na casca sensorial passam por um filtro de conexões no tálamo, este por sua vez está ligado com o sistema límbico que se encontra relacionado à memória, a resposta emocional e a resposta. O sistema neurovegetativo (resposta visceral: Sudação, taquicardia, vasodilatação, etc. ). E depois está a tomada de consciência e a valorização que fazemos do fenômeno, e então aparece a reação, a resposta, que guarda estreita relação com o aprendizado, o condicionamento, as experiências prévias e as características de cada indivíduo.

A mente muda incessantemente, assim como o corpo físico muda de um momento para o outro mesmo que a uma velocidade mais lenta.

Ao observar com clareza que estes componentes da "realidade", são impermanentes e sem substância, diminui o apego e a rejeição, e isso permite-nos controlar e equilibrar os excessos e os sofrimentos.

Modificando essa percepção é possível perceber o "Real" através de uma nova forma de pensar, de compreender as experiências e de perceber o mundo que nos rodeia. Expandindo a visão, mudando o ponto de vista, observando-se com distância.

O pensamento, assim como o corpo e as emoções, podem ser purificados, filtrados, reciclados, mas sim, ocorrem bloqueios e podemos que à longa limitam e adoecem e a realidade que é gerada em consequência se torna complicada e pouco feliz.

A natureza e nós como parte dela muda e se renova o tempo todo. As coisas não são o que parecem. Se observarmos esta característica poderemos ampliar a percepção e mais facilmente às mudanças criando uma realidade mais harmoniosa, saudável e feliz.

Fonte:Facebook_O Templo e o Maçom

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