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domingo, 3 de novembro de 2024

APRENDIZ DE VENERÁVEL MESTRE - UM LÍDER SERVIDOR

Por Stephen J. Goulding **
Tradução de António Jorge, M∴ M∴

A Maçonaria é uma plataforma de aprendizagem usada para melhorar um estilo de vida que é moral, educacional e espiritualmente sólido.

Guiar uma pessoa ao longo da vida para ser o melhor que ela pode ser. Um Mestre, ou ‘Líder Servidor’, desenvolve as pessoas sob os seus cuidados.

Eles são alguém que pode orientar os outros usando os princípios da Maçonaria.

Esta organização é única na medida em que muda a sua liderança, ao nível das bases, anualmente. Isso encoraja os membros a preparar candidatos aspirantes a ocupar o cargo de gestão mais elevado na Loja, o de Mestre, durante um período relativamente curto.

Ele consegue isto de duas maneiras. Em primeiro lugar, encoraja os jovens aspirantes a Maçons a ocuparem cargos progressivos dentro da Loja, de Guarda Interno a Vigilante.

Cada Função ensina uma habilidade de gestão exigida a um Mestre. Em segundo lugar, fornece um local de aprendizagem, uma Loja de Instrução, na qual o aspirante a Maçom pode aprender e praticar essa habilidade, bem como os valores da Maçonaria, num ambiente de apoio seguro.

Este sistema de aprendizagem constrói autoconfiança e autoestima e oferece uma oportunidade para o aspirante a Maçom ser um cidadão melhor, um parceiro melhor, um pai melhor, um colega de trabalho melhor.

É um sistema de moralidade, ensinado numa série de pequenas peças ou rituais, e ilustrado por símbolos relacionados com o ofício de canteiro, que são moralizados.

Por exemplo, a régua de vinte e quatro polegadas representa as vinte e quatro horas do dia e convida o jovem Maçom a reflectir sobre a gestão do tempo e a priorização e valorização das tarefas.

A jornada pelas funções da Loja, de Guarda Interno a Venerável Mestre, é uma escolha de estilo de vida. Então, tentemos olhar para essa jornada juntos.

“Irmãos, desde tempos imemoriais tem sido um costume estabelecido entre os maçons de cada Loja, uma vez por ano num período determinado, seleccionar entre aqueles que já foram Vigilantes um experiente Maçom para os presidir na qualidade de Venerável Mestre.”

Esta é a declaração introdutória do Mestre Instalador na Cerimónia de Instalação de um novo Venerável Mestre.

Como identificamos um Irmão que tem experiência para administrar a Loja? Como identificamos um Maçom experiente? A experiência não é o tempo que alguém é Maçom, é o que um Maçom fez nesse período de tempo. O que é que aprendeu e como se comportou.

A Maçonaria foi habilmente projectada para dar a um Irmão a experiência de assumir o papel de Venerável Mestre e ganhar o direito de ser chamado de “Venerável ou Ilustre Irmão”. O processo de passar de um Guarda Interno através das funções até ao Veneralato.

Existem muitos estilos de liderança, desde a Liderança Autocrática até ao Líder Servidor, com vários graus intermédios. Para o propósito desta palestra, gostaria de me focar principalmente no “Líder Servidor”. Para mim, este estilo encaixa-se na Maçonaria e nos seus valores de serviço aos outros.

No entanto, um bom líder reconhece os pontos fortes e fracos de uma variedade de estilos diferentes e usa esses vários estilos, conforme apropriado.

Vou explicar as dez qualidades do “Líder Servidor” e então mostrar como a Maçonaria se encaixa neste estilo de liderança.

Dez qualidades de um bom Líder de Equipa (Universidade de Deakin).

1. A liderança não é só sobre si

“O principal papel de um líder é capacitar e dar poder a uma equipa para alcançar objectivos colectivos e individuais”. (Universidade de Deakin)

Os princípios da “Liderança Servidora” são aqueles que se alinham com a Maçonaria. Envolve delegação, instrução e treino, mas na sua essência está o “desejo de servir”. Servir a Loja e servir a comunidade.

Como é que isto é alcançado nas nossas Lojas?

Para se atingir uma meta, devem ser definidos objectivos que sejam relevantes e alcançáveis. Cada um dos Oficiais Principais e Assistentes da Loja tem um papel a desempenhar. Cada função tem um objectivo alcançável: Conduzir partes de uma cerimónia que, quando todas as partes são reunidas, produz uma cerimónia memorável para o Candidato.

Por outras palavras, trabalho em equipa com responsabilidades delegadas. O objectivo final do aspirante a Maçom é tornar-se o Venerável Mestre da Loja e ganhar o direito de ser chamado de “Venerável Irmão”. Usando uma analogia das artes marciais, é comparado a se tornar um “cinturão negro” na Ordem. Uma honra que é um reconhecimento de habilidades, serviço e compromisso.

É somente frequentando a Loja de Instrução que estes objectivos podem ser alcançados. É somente participando na Loja de Instrução que o compromisso pode ser testado e comprovado. É somente frequentando a Loja de Instrução que os relacionamentos podem ser formados e os laços feitos. É somente frequentando a Loja de Instrução que um Maçom se pode tornar hábil na Ordem e cumprir o primeiro requisito de um Mestre.

Primeira qualificação essencial de um Venerável Mestre

Todo o candidato ao cargo de Venerável Mestre deve ser de boa reputação, verdadeiro e confiável, e ser tido em alta estima entre os seus irmãos e companheiros.

2. Honestidade, Integridade e Humildade

Ao longo do nosso ritual maçónico são ensinadas estas três virtudes. A honestidade é exigida e testada nas entrevistas dos Candidatos antes de serem aceites.

A sua integridade é um compromisso vitalício de manter a sua “obrigação” e a humildade é necessária durante a iniciação e em cada um dos cargos. “A humildade em cada papel é essencial.”

Árbitros desportivos e juízes são bons exemplos de líderes. Eles precisam demonstrar honestidade e integridade porque as suas decisões têm um efeito importante no resultado.

Eles são especialistas em humildade e têm valores e comportamento fundamentais que incluem a identificação de pontos fortes e fracos e o reconhecimento de que nenhum indivíduo é mais importante do que o grupo. Onde possivelmente falham é nas áreas de empatia e compaixão, que são elementos-chave da gestão de conflitos.

3. Responsabilize a sua equipa (e a si mesmo)

Coaching é uma habilidade crítica na liderança. É na Loja de Instrução que isso acontece. É um ambiente seguro onde um indivíduo, incluindo o Venerável Mestre e os antigos Veneráveis, pode aprender, testar o conhecimento e ser responsável pela sua aprendizagem.

Na abertura do Segundo Grau, o Venerável Mestre diz, “devidamente aberto … para a instrução e aperfeiçoamento dos Membros”.

Uma grande força num indivíduo é se envolver em autorreflexão, diagnosticando quaisquer fraquezas antes que alguém lhas aponte.

4. Bons líderes assumem um compromisso decisivo com uma visão

Cada Venerável Mestre entra no seu papel com uma visão, seja para a equipe produzir uma cerimónia memorável para o Candidato e/ou ver a sua Loja crescer e ser bem-sucedida. Para fazer isto, eles devem ter experiência e reconhecer os valores da Maçonaria.

Eles ganham experiência passando por cada uma das funções e não apenas aprendendo o ritual, mas compreendendo-o e a sua aplicação ao desenvolvimento pessoal de um indivíduo.

Eles devem ser capazes de pensar “fora da caixa”, ser criativos dentro dos valores da Maçonaria e articular essa visão inspirando outros no processo.

Segunda qualificação essencial de um Venerável Mestre

Ele deve ter sido regularmente iniciado e elevado nos graus estabelecidos da Ordem, ser bem qualificado na nobre ciência e ter servido devidamente no cargo de Vigilante numa Loja regular.

5. Conheça-se e acredite em si

Daniel Goleman afirmou em 1998 que “o conhecimento sobre nós mesmos é essencial para melhorar as habilidades de gestão”. Ele continua: “Educação, experiência anterior e uma posição de autoridade podem levar a uma maior autoconfiança”.

Todos estes atributos podem ser obtidos na Loja de Instrução e participando no ritual.

O compromisso com a aprendizagem e o autodesenvolvimento aumentará a sua autoconfiança à medida que passar por cada uma das funções.

No entanto, a autoconfiança excessiva pode levar à liderança autocrática e intolerante e à arrogância.

É importante, portanto, que identifiquemos e assumamos os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos pois só fazendo isto em nós é que podemos aceitar o mesmo na nossa equipa. A autorreflexão honesta é essencial.

No Discurso aos Vigilantes afirma-se:

“O que observa de louvável nos outros, deve imitar cuidadosamente, o que neles achar defeituoso, deve, em si mesmo, corrigir.”

6. Líderes de equipa bem-sucedidos falam bem e ouvem melhor

Um dos grandes impulsionadores da confiança na Maçonaria é ter a oportunidade de falar na frente de outras pessoas num ambiente seguro e de apoio. A Loja de Instrução é uma das grandes oportunidades de aprendizagem para dominar esta importante habilidade de liderança.

Warren Buffet diz regularmente aos alunos de MBA que “o seu diploma lhes dará uma vantagem, mas é falar em público que os colocará à frente dos seus concorrentes”.

Para aumentar a autoestima em si e na sua equipa, é essencial que busque e ouça feedback. Depois de participar numa cerimónia, faça uma sessão de reflexão com um membro da Sénior da Loja ou com o seu mentor. Isto aumentará sua autoestima e os feedbacks da equipa, quando devidamente facilitados, podem aumentar o sentimento de inclusão social.

7. Atingir metas em tempo útil

Para ser um líder “eficaz” ou ‘Mestre de Loja’, é essencial que tenha objectivos. Utilizando o princípio SMART – Specific; Measurable; Agreed; Realistic and Time framed (Específico; Mensurável; Acordado; Realista e Enquadrado no tempo).

Por exemplo, para que uma cerimónia seja eficaz, cada oficial deve conhecer o seu papel e ter um prazo realista para o conseguir.

Pode ser medido na Loja de Instrução onde a ajuda, se necessária, pode ser dada. Especificamente trabalho de campo. Na Loja de Convocação de Instrução, o trabalho do mês é publicado para que os oficiais estejam bem cientes do prazo e onde pedir ajuda, se necessário.

8. Líderes de sucesso dominam a gestão do stress

Pode ser bastante estressante o aproximar de uma reunião em que deve apresentar um ritual. Reserve um tempo para si.

É o momento de autocuidado e bem-estar pessoal. Ao percorrer o Templo a caminho da cadeira do Mestre, você aprenderá os mecanismos de enfrentamento que melhor se lhe adaptam.

Converse com outras pessoas que já passaram e identifique os seus mecanismos de enfrentamento para encontrar algo que seja mais adequado para si.

Ao ter uma rotina diária eficaz de gestão do stress, será mais eficaz como líder e, além disso, será mais agradável de estar por perto.

A Maçonaria em geral e as Lojas em particular têm um programa interno para ajudar os irmãos com o bem-estar físico e mental.

O Mentor da Loja pode sentar-se consigo e discutir vários mecanismos de enfrentamento do stress. O Esmoler estará disponível para ajudar em questões de bem-estar.

Ambos estão apenas a um telefonema de distância e estão mais do que dispostos a dar ajuda e conselhos. “Procura e encontrarás.”

9. Evite disfunções e recompense a excelência

Um líder de equipa de sucesso tem uma compreensão das “Cinco disfunções de uma equipa” (Patrick Lencioni)Confiar

Conflito
Compromisso
Responsabilidade
Resultado

1: FALTA DE CONFIANÇA. “O medo de ser vulnerável impede que os membros da equipa construam confiança uns com os outros”. Criar um ambiente de aprendizagem seguro e de apoio na Loja de Instrução é o primeiro passo para ganhar a confiança dos membros da Loja.

2: MEDO DO CONFLITO. “O desejo de preservar a harmonia artificial sufoca o conflito ideológico produtivo dentro da equipa”. Uma discussão não é um argumento. Um ambiente de respeito mútuo e compreensão dos pontos de vista alheios, empatia, é essencial para preservar a harmonia dentro de um grupo. Dentro da Loja não há discussões políticas ou religiosas para preservar a harmonia, mas fora da Loja e durante as reuniões, há liberdade de discussão, que deve estar dentro dos limites dos valores maçónicos.

3: FALTA DE COMPROMISSO. “A falta de clareza e/ou adesão impede que os membros da equipa tomem decisões que possam seguir.” Objectivos colectivos e claros devem ser estabelecidos no início de cada ano maçónico e dados aos irmãos para que eles “comprem” e apoiem.

4: EVITAR A RESPONSABILIDADE. “A necessidade de evitar desconforto interpessoal impede que os membros da equipa se responsabilizem mutuamente pelo seu comportamento e desempenho”. A autorreflexão com feedback construtivo e de apoio é essencial para melhorar o desempenho e o desenvolvimento pessoal. Na Instrução de Segundo Grau, “julga com franqueza, admoesta com amizade e repreende com misericórdia”.

5: DESATENÇÃO AOS RESULTADOS. “A busca por objectivos individuais e status pessoal corrói o foco da equipa no sucesso colectivo”. O ego é o poder destrutivo para o sucesso da equipa. É importante como líder que a excelência da equipa seja reconhecida, nutrida e recompensada.
10. Bons líderes são aprendizes ao longo da vida

A Maçonaria está comprometida com a aprendizagem ao longo da vida. O Segundo Grau reconhece e promove este conceito. A sociedade muda e, para permanecer relevante, a Maçonaria deve mudar com ela sem perder os seus valores fundamentais.
Terceira qualificação essencial de um Venerável Mestre

O Venerável Mestre deve ser exemplar na conduta, cortês nas maneiras, fácil de tratar e estável e firme nos princípios, capaz e disposto a assumir a administração do trabalho e bem hábil nas Antigas Obrigações, Regulamentos e Landmarks da Ordem.

Tendo definido os objectivos de um “Líder Servidor”, como é que passar por cada um dos cargos desenvolve o jovem Maçom, prepara-o para a Cadeira de Mestre e ganha-lhe a honra de ser chamado de “Irmão Venerável”, um Maçom “cinturão negro”?

Como um “Mordomo” (Steward) da Loja, o jovem Maçom é obrigado a auxiliar o Guarda Externo na preparação da sala da Loja para a reunião e na limpeza da sala da Loja após a reunião.

Ao fazer isto, eles aprenderão sobre os “Móveis” e “Joias” da Loja e, com a ajuda do Guarda Externo ou um Irmão Sénior, aprenderão os valores morais de cada um – as Antigas Obrigações, Regulamentos e Landmarks da Ordem.

Eles aprendem os papéis do Guarda Interno e dos Diáconos, caso sejam obrigados a preencher esses cargos em tempos de ausência.

O jovem Maçom deve atender os visitantes para garantir que eles tenham uma boa experiência, portanto, o jovem Maçom deve ser “cortês nas maneiras e fácil de tratar”.

Eles também são obrigados a frequentar a Loja de Instrução regularmente, mostrando comprometimento e estabelecendo um relacionamento com os Irmãos.

Ao desempenhar estas funções, ele aprimorará o seu conhecimento maçónico, bem como as suas habilidades sociais e de comunicação.

O “Guarda Interno” é o primeiro papel de falar em público do jovem Maçom. Ele deve aprender a sua parte e falar com confiança ao Guarda Externo, Venerável Mestre e Segundo Vigilante.

Pela prática na Loja de Instrução e reservando tempo em casa para aprender a parte, ele gradualmente construirá confiança.

O papel do “Diácono” traz consigo mais habilidades de desenvolvimento. Além de aprender o trabalho de campo na Loja e a conduta, o jovem Maçom terá que assumir a responsabilidade de outro na forma de um candidato.

A sua atitude e o seu comportamento em relação ao Candidato deixarão uma impressão duradoura naqueles sob os seus cuidados.

Ele também aprenderá sobre comunicação, tanto verbal quanto não verbal. Todos os olhares estarão voltados para ele durante as cerimónias, o que aumentará a confiança e a presença diante dos outros.

Como “Vigilante”, o jovem Maçom aprenderá sobre liderança. Ele ajudará o Venerável Mestre a dirigir e governar bem a Loja, “comunicando Luz” e “transmitindo conhecimento” aos Irmãos.

A “Luz” sendo a moralização dentro do ritual e o conhecimento sendo o próprio ritual. Isto será adquirido nas Lojas de Instrução.

Ele participará nas reuniões do comité para ver como são administrados e representar o Venerável Mestre na sua ausência. Ao observar o Venerável Mestre no trabalho, ele aprenderá sobre ser um “Líder Servidor”.

Como “Venerável Mestre”, é seu dever “comunicar Luz e instrução aos Irmãos”. Ou seja, executar o ritual de maneira que os Irmãos entendam e reflictam sobre a moralização que o cerca.

As suas habilidades de gestão de pessoal serão postas à prova, resolvendo conflitos caso surjam e delegando responsabilidades. A alocução ao Mestre coloca o seu papel na mais eloquente das palavras.

“Imprimir nos Irmãos a dignidade e a alta importância da Maçonaria; admoeste-os seriamente, mas nunca os desonre; encarregue-os de praticar fora da Loja os deveres que nela aprenderam; e com conduta virtuosa, amável e discreta para provar ao mundo os efeitos felizes e benéficos da nossa Antiga Instituição, de modo que quando alguém for dito ser um membro dela, o mundo possa saber que ele é aquele a quem o coração de fardo pode derramar a sua tristeza, a quem o aflito pode recorrer, cuja mão é guiada pela justiça e cujo coração é expandido pela benevolência”.

Cada função tem dentro de si um objectivo alcançável. Cada objectivo é um passo em direcção ao objectivo final na Maçonaria, o de ser um “Venerável Mestre”.

No entanto, ser um “Venerável Mestre”’ não é o fim da jornada, mas o começo de outra.

O décimo passo de um” Líder Servidor” é a “aprendizagem ao longo da vida” e, dentro da Maçonaria, é trabalhar para ser um “Excelente Membro”. A Maçonaria Especulativa desenvolve o homem moral, educado e reflexivo. O Santo Arco Real desenvolve o homem espiritual.

Aproveite a sua jornada de autodesenvolvimento. Aproveite a sua Maçonaria.

** Stephen foi iniciado na Maçonaria em 1978 na Loja Tylney nº 5856 (UGLE). Foi Venerável Mestre em 1989 e 2004. Foi também venerável Mestre da Loja da União nº 38 (UGLE) em 2018, e é também PZ no Santo Arco Real e PM no Grau de Marca.

Stephen serviu 30 anos ao Serviço de Polícia Metropolitana (Londres, Inglaterra) antes de ingressar na educação em 2000, onde se tornou professor universitário e mentor da faculdade e da Universidade de Greenwich (Londres, Inglaterra). Agora aposentado, ensina Tai Chi e Qigong na comunidade.

Fonte: Fonte: https://bibliot3ca.com

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