Páginas

sábado, 23 de novembro de 2024

MAÇONS DA LOGIA E MAÇONS DE VERDADE



Já o dissemos aqui mais de uma vez, mas para alguns recalcitrates anteriores e outros bem-vindos e recém-chegados vamos repetir mais uma vez:

Há Maçons da Loja e Maçons de verdade.

Maçom da loja

- Vem quando pode à sua loja, cheirando a perfume, recém barbeado, vestindo o fato preto rigorosamente novo, seus sapatinhos de couro e sua insígnia na lapela, que junto com seu grande e deslumbrador anel dourado com o compasso e o esquadrão vão gritando para o mundo que lá vai um maçom!.

- Aparece em todas as fotos, e está em todas as Logias Abertas (Tenidas Brancas) e participa de todos quantos eventos p ùblicos organiza sua loja, posicionando-se nas primeiras fileiras para ser bem visto depois nas fotos.

- Quando o templo entra, não se desprende dos metais, pois são seus e teme que algum Irmão os tire ou os peça emprestado sem permissão.

- No templo, está mais atento à sua imagem, e à queda perfeita do avental e da banda, do que ao ritual e às obrigações do seu cargo sejam quais forem.

- Uma vez fora do Templo, esquece-se de suas virtudes maçônicas, que não chegou a compreender totalmente, e é o mesmo profano que sempre foi, preocupado com causas e remoções mundanas que nada têm a ver com a construção maçônica.

Maçom de verdade

- Visite todas as Ténidas da Sociedade, mas reflete fotos ou popularidade ou atos públicos onde possa ser identificado como Maçom.

- Quando entra no Templo, assume uma posição de recolha, tendo deixado todos os metais fora dele, trabalhando dentro dele e para o bem comum de sua Ordem e sua Loja em particular, ajudando a celebração da Liturgia, embora às vezes se esqueça de colocar as luvas a tempo, ou tenha o avental torcido ou pendure-o na barriga.

- Quando sai do templo, é um exemplo de cidadania, solidariedade e bom comportamento, o que vulgarmente se entende por "homem bom". Seus costumes são irrepreensíveis e em mais de um causa admiração sem preteder, então, às vezes alguém pergunta a que se deve, e este responde não sem algum orgulho "Sou Maçom, membro de um grupo de homens e mulheres livres, saudáveis e de bons costumes". Pedreiro em tempo total.

Fonte: Facebook_Esquadro & Compasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário