Páginas

sábado, 16 de novembro de 2024

O HOMEM E A MAÇONARIA

Autor: Renato Krile

Não há como desligar, um do outro! Nem com muito esforço.

É dito que a Maçonaria tem por objetivo: “tornar feliz a humanidade…”, mas seria possível sem o homem? Não, mas vale a utopia!

Notem que iremos fazer um emaranhado de coisas e será necessária muita atenção!

Quando foi dito que não há como separar o homem da Maçonaria, também entende-se o contrário! O que seria da instituição maçônica sem a figura humana, um prédio lindo, cheio de enfeites e alegorias, porém sem vida e sem sentido… me parece óbvio! Mas qual o verdadeiro papel do homem nessa odisséia maçônica? Total! Sem a figura humana, em nada, para nada, com nada, de nada serviria a instituição maçônica… então há um enlace fundamental, entre Maçonaria e homem? Sim, mais uma vez: Total!

O problema da Maçonaria não reside em sua própria existência, mas sim no homem, por favor não confunda que isso signifique perfeição! Maçonaria nunca foi, não é e jamais será perfeita… reflita! Mais uma vez, óbvio!

A Maçonaria tem muito a nos ensinar, não resta a menor dúvida, não será pela força, não seria pelo argumento, e jamais poderia ser pela filosofia(apenas), ela ensina pelo amor, pelo carinho, pela afeição… ser um homem e ser um maçom é raridade! Nem todo Maçom é homem, mas a grande maioria que é homem, pudera ser maçom!

Essa relação não é direta, ela requer coerência, não é verdade que todos que iniciaram realmente sejam maçons, essa relação guarda um estreito relacionamento com a verdade, com a postura, com o caráter e com a dignidade… e por último com a honra!

Esse binômio Homem x Maçonaria é sensacional, ela(Maçonaria) se denigre pelo homem, não pela sua existência, infelizmente a realidade das suas fileiras é preocupante e requer cuidado, prudência e muita capacidade amar…

Mas, insista! Se a autocrítica lhe fere o peito, se o espelho lhe rompe a alma e se sua língua se tornou motivo de açoite, lembre-se: os verdadeiros iniciados sofrem isso constantemente, por terem sido ignorados, esquecidos e muitas vezes colocados de lado.

Por fim, que a beleza humana, a força da palavra e a sabedoria de Deus una o ser humano em um mar de calmaria e felicidade, e que a maçonaria possa ser um instrumento de paz e harmonia para o objetivo de ser feliz.

Fonte: https://opontodentrocirculo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário