Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

O MONTE HERMON E O ORVALHO

Wilma Rejane*

“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união... É como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”. Salmo 133: 1,3.

O que há de tão especial no monte Hermon para que seja comparado a união fraternal e abençoada por Deus? Conhecer a geografia do monte ajudará a desvendar a simbologia usada por Davi nesse cântico de peregrinos.
O Monte Hermon está localizado no extremo norte de Israel, ao norte de Dan e leste de Tiro.

É um dos pontos mais altos da região. Também é chamado de 'monte grisalho' por ser constantemente coberto de neve, o orvalho que desce sobre suas alturas está em contraste permanente com a aridez das áreas circundantes. Rega toda a terra, alimentando córregos e rios, inclusive o Rio Jordão, principal fonte de água na região.

Esse banho de orvalho torna a região fértil e cercada por carvalhos, pinheiros e vinhas abundantes.

Veja algumas fotos do entorno do monte Hermon, é possível sentir a beleza e a riqueza natural do lugar:

Visitantes acampados ao pé do Hermon, relatam que suas barracas foram molhadas pelo orvalho durante à noite, como se houvesse chovido: “Fomos suficientemente instruídos sobre o Salmo de Davi “.
Meditando no orvalho...

O orvalho é enviado do céu como um refrigério para a terra, tornando-a tão fértil que floresce e frutifica o ano inteiro. Assim é a união entre os irmãos: funciona como um bálsamo, desfazendo a contenda, os ânimos, as paixões carnais.

A união é como o orvalho que prepara a igreja para frutificar em boas obras, modificando o mundo, tornando-o um lugar mais cheio de amor e agradável.

O orvalho é a Palavra de Deus no coração dos homens, Ela tem poder de transformar e produzir frutos dignos e abençoadores. Há um verso Bíblico que diz: "Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.

Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva." Deuteronômio 32:1-2

Que em momentos críticos de nossa convivência, possamos recordar esse Salmo para agirmos sob a direção do Espírito Santo, gotejando o orvalho sobre os corações, proporcionando vida abundante como as águas do Jordão que nascem do orvalho do Hermon.

Não foi nesse Rio que João Batista anunciou a vinda do Messias? Ali ele ordenou benção realizando o batismo do novo nascimento para vida Eterna.

Deus o abençoe!

*A Tenda na Rocha Wilma Rejane É educadora, jornalista, especialista em Religiões e cursa Filosofia na UFPI

Fonte: Facebook_O Templo e o Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário