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quinta-feira, 7 de agosto de 2025
MANIFESTAÇÃO DO ORADOR COMO GUARDA DA LEI
MANIFESTAÇÃO DO ORADOR
Minha pergunta é sobre a manifestação final do Orador no encerramento dos trabalhos.
Como deve agir este Orador no caso da Sessão não ter ocorrido conforme deveria? Ou seja, no caso de algum assunto ou ato contrário às leis, estatutos, constituição, rituais e regulamentos ter sido praticado ou abordado em Sessão?
CONSIDERAÇÕES:
A manifestação do Orador como Guarda da Lei ao final da sessão, oportunidade em que ele afirma que a sessão transcorreu J∴ e P∴, é mera formalidade, pois se a sessão até ali transcorreu normalmente, por si só ela já é J∴ e P∴.
Atente-se para o fato de que nenhum Orador, no exercício do ofício como Guarda da Lei, presenciaria uma atividade ilegal sem que de pronto viesse a intervir, ou seja, ele não esperaria que a sessão chegasse ao seu final para só então declará-la, digamos... "Injusta e Imperfeita".
Sob o ponto de vista prático, se houver algo em desacordo com lei no decorrer da sessão, o Orador imediatamente deve interceder, e não esperar o final dos trabalhos para só então tomar alguma atitude legal.
À vista disto, sempre que a sessão alcançar o seu final, fica evidente que ela transcorreu dentro dos princípios e leis, ou seja, os trabalhos foram JJ∴ e PP∴.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
MUSEU MAÇÔNICO DE LONDRES
O QUE NÃO EXISTE NO TRABALHO DE EMULAÇÃO
- NÃO EXISTE QUALQUER RELACIONAMENTO COM O OCULTISMO
- NÃO EXISTE ALTAR DOS JURAMENTOS
- NÃO EXISTEM DECORAÇÕES NO TETO A NÃO SER A LETRA “G”SUSPENSA.
- NÃO EXISTE DOSSEL ACIMA DO PEDESTAL DO VENERÁVEL
- NÃO EXISTEM ALTARES DAS LUZES, ELES SE CHAMAM PEDESTAIS
- NÃO EXISTE BATERIA COM A MÃOS. HÁ AS BATIDAS DO MALHETE
- NÃO EXISTE BOLSA DE PROPOSTA E INFORMAÇÕES
- NÃO EXISTE BALANDRAU. O TRAJE CORRETO É TERNO ESCURO E GRAVATA PRETA
- NÃO EXISTE CADEIA DE UNIÃO
- NÃO EXISTE CAMARA DAS REFLEXÕES
- NÃO EXISTE CONSAGRAÇÃO PELA ESPADA E PELO MALHETE
- NÃO EXISTE A CORDA DE 81 NÓS
- NÃO EXISTEM COLUNAS ZODIACAIS
- NÃO EXISTE CERTIFICADO DE PRESENÇA
- NÃO EXISTE CULTO AO PAVILHÃO NACIONAL
- NÃO EXISTEM ESPADAS. SÓ A DO COBRIDOR EXTERNO.
- NÃO EXISTEM GRAUS SUPERIORES
- NÃO EXISTE O GIRO DA PALAVRA. A PALAVRA É SOLICITADA DIRETAMENTE AO VENERÁVEL
- NÃO EXISTEM OS LIVROS PRETO E AMARELO
- NÃO EXISTE A PROVA DOS QUATRO ELEMENTOS
- NÃO EXISTE SALA DOS PASSOS PERDIDOS. EXISTE A ANTE-SALA
- NÃO EXISTE A PALAVRA SEMESTRAL
- NÃO EXISTE A TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA NA SESSÃO
- NÃO EXISTE A SEPARAÇÃO FÍSICA ENTRE O OCIDENTE E ORIENTE
- NÃO EXISTE A TAÇA SAGRADA OU TAÇA DA AMARGURA
- NÃO EXISTE O TRÍPLICE ABRAÇO
- NÃO EXISTEM GRAUS SUPERIORES
- NÃO EXISTEM OS TRÊS PONTINHOS
- NÃO EXISTEM OS TERMOS PRANCHA DE ARQUITETURA, PEÇA DE ARQUITETURA, BALAÚSTRE. EXISTEM OS TERMOS EXPEDIENTE, PALESTRAS, CONFERÊNCIAS, ATA E O TERMO USADO PARA A REDAÇÃO DA ATA É REGISTRO
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
GOLPES DE MALHETE - PROVA DA TAÇA
GOLPES DE MALHETE
Na Leitura do novo Ritual Aprendiz do REAA 2024, surgiu uma dúvida quando na Página 140, após o candidato “esgotar toda a bebida que restou na caneca”, há a batida por parte do 1º Vig∴, depois 2º Vig∴ e por final do Venerável que complementa com uma frase. Tendo, portanto, uma troca na ordem das batidas, diferente do ritual de 2009 e não constante nenhuma informação no SOR nos itens 110 a 114. As perguntas são: Foi algum erro de impressão?
CONSIDERAÇÕES:
Não se trata de digitação errada. O ritual está correto. A ordem de sequência de golpes de malhete é 1º e 2º VVig∴. O golpe dado a seguir pelo Ven∴ Mestre é para atender à solicitação dos VVig∴.
Destaco que esta ação não é uma de salva de bateria dada sobre o altar e nas mesas dos VVig∴.
Explico: o golpe dado pelo 1º Vig∴ significa um pedido para cessar a prova, o qual é acompanhado pelo 2º Vig∴. Já o golpe de malhete dado a seguir pelo Venerável Mestre, não é um pedido, mas um golpe de alerta e reprimenda ao Candidato antes dele encerrar a prova.
Assim, quem pede ao Ven∴ Mestre para cessar a prova são os VVig∴. Nesse contexto, o Ven∴ não participa do pedido porque é ele, ajudado pelo Sacrif∴, quem está aplicando a prova (não faria sentido ele pedir para ele mesmo a cessasse). Desta forma, para que a prova efetivamente seja encerrada, o 1º Vig∴é o primeiro a pedir por um golpe de malhete, seguido logo depois pelo o 2º Vig∴. Atendendo aos VVig∴, o Ven∴ Mestre com um golpe de malhete manda retirar o Cand∴ e encerra a prova.
À vista disso, a sequência de golpes dados pelos VVig∴, nesta ocasião, não se trata de uma salva pela bateria. Trata-se sim de um pedido feito pelo VVig∴, atendido pelo Ven∴ Mestre.
T.F.A.PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
PÍLULAS MAÇÔNICAS
Fonte: pilulasmaconicas.blogspot.com
VAIDOSO ARROGANTE
terça-feira, 5 de agosto de 2025
A ALTURA DAS COLUNAS (B.: E J.:)
ALTURA DAS COLUNAS
Por favor me informar qual a medida correta das Colunas B e J, colocadas na porta do Templo.
CONSIDERAÇÕES:

Em síntese, nos templos maçônicos elas possuem diâmetro e altura proporcionais ao tamanho do recinto em que elas se encontram. Com as bases fixadas no piso do vestíbulo (átrio), à esquerda e à direita da porta de entrada, elas geralmente são um pouco mais altas do que a verga da porta,
Mencionadas na Bíblia, as dimensões simbólicas das colunas do pórtico do Templo de Jerusalém encontram-se em I Reis: 15-47; e em 2 Crônicas e Paralipómenos: 15-17.
Em Reis consta a altura de 18 côvados, mais 5 nos capitéis, o que dá um total de 23 côvados, já em Crônicas é mencionada a altura de 35 côvados mais 5 nos capitéis, o que perfaz uma altura de 40 côvados.
Vale ressaltar que estas sãos medidas bíblicas e nada tem a ver, em especial, com a literal altura das Colunas B∴ e J∴ encontradas átrio das Lojas do REAA. Como dito, na Maçonaria a altura das colunas gêmeas pode variar de acordo com o tamanho do edifício.
MAÇONS FAMOSOS
A REBELIÃO MAÇÔNICA EM CUBA
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
ALTAR DOS JURAMENTOS NO REAA - FORMATO
ALTAR DOS JURAMENTOS
Mais uma vez recorro da sua sapiência para que esclareça o motivo que levou o GOB a alterar o formato do Altar dos Juramentos de forma triangular para quadrado, conforme consta na página 22 - Planta do Templo, do novo Ritual, do REAA, recentemente editado.
Com imensa ansiedade, aguardo resposta.
CONSIDERAÇÕES:

De fato, para este pequeno altar nunca houve obrigatoriedade de que o mesmo fosse triangular.
O problema, é que com o passar do tempo, principalmente por influência de outros ritos, começaram a aparecer mesas e altares na forma de um triângulo, caso que acabou se generalizando pelos mobiliários das Lojas, independentemente dos seus ritos.
Observando esta discrepância, o GOB, no intuito de corrigi-la, determinou, há um bom tempo atrás, que todas as mesas utilizadas nos templos do REAA passassem a ser retangulares – a revisão dos rituais de 1996 seguiu essa determinação, não obstante tenha ficado faltando ajustar a forma do Altar dos Juramentos e o dos Perfumes (este último sem nenhuma serventia no REAA).
À vista disso é que os novos rituais de 2024 do REAA no GOB determinam o Alt∴dos JJur∴ retangular, ou uma coluna truncada com caneluras.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
CULTURA
domingo, 3 de agosto de 2025
GRAFIA DA PALAVRA SAGRADA
PALAVRA SAGRADA NO REAA
Tenho lido alguns artigos sobre a Palavra Sagrada do Grau de Aprendiz, onde alguns estudiosos relatam que a palavra seria BOAZ ao invés de BOOZ.
Tenho observado que em algumas Lojas se utilizam da palavra BOAZ, diante desta constatação, pergunto qual ao Secretário Geral de Orientação Ritualística qual Palavra Sagrada devemos transmitir.
CONSIDERAÇÕES:
Essa corruptela linguística, formada por vogais dobradas na construção da palavra B∴, deve-se à versão bíblica de São Jerônimo, personagem encarregado pela Igreja de traduzir a Bíblia do hebraico para o latim. Desafortunadamente, o tradutor cometeu um equívoco ao dobrar indevidamente duas vogais na grafia da palavra em questão. Esta versão latina da Bíblia, oficialmente adotada pela Igreja Católica Apostólica Romana ficou conhecida como Vulgata.

Já a Maçonaria Anglo-saxônica (inglesa) tem se servido da versão bíblica Septuaginta (dos Setenta), que ao ser traduzida do hebraico para o grego - para atender aos judeus helenistas - seguiu a grafia original da palavra, ou seja, sem vogais dobradas na sua formação. Nessa mesma conduta, sem vogais dobradas, seguem também as bíblicas cristãs protestantes.
À vista destas versões bíblicas mencionadas, a palavra B∴ aparece escrita de modo diferente, não obstante elas se refiram ao mesmo personagem bíblico que deu nome a uma das colunas do Templo de Jerusalém.
Particularmente, eu entendo que o certo é a grafia encontrada na versão “Dos Setenta” (Septuaginta), todavia, é preciso se levar em conta que a Maçonaria brasileira também é filha espiritual da França, portanto é latina.
Sob esta óptica, o REAA, que também é um rito originário da França, no Brasil tem comumente adotado como Livro da Lei a versão bíblica latina (Vulgata), na qual a palavra B∴ aparece formada por vogais dobradas.
BREVIÁRIO MAÇÔNICO
CHAPÉU, LUVAS E GRAVATA: SIGNIFICADO

1. O Chapéu Desabado:
O Chapéu Desabado, conhecido também como chapéu de coluna ou chapéu de mestre, tem suas raízes na Maçonaria operativa, onde era usado pelos pedreiros para se protegerem do sol e da chuva durante as construções. Com o surgimento da Maçonaria especulativa, o chapéu assumiu um significado mais profundo, tornando-se um símbolo de autoridade e liderança dentro das lojas maçônicas.

Segundo No Esquadro, “O Chapéu na Maçonaria”, o Chapéu Desabado simboliza a autoridade e a dignidade do Venerável Mestre, enquanto sua aba abaixada representa a humildade e a reverência aos ensinamentos maçônicos. Além disso, sua forma abobadada remete à abóbada celeste, simbolizando a busca do maçom pela verdade e pela luz divina.
Fonte: No Esquadro – O Chapéu na Maçonaria
2. As Luvas:
As luvas têm uma presença marcante na história da Maçonaria, remontando aos tempos dos pedreiros operativos. Originalmente usadas como ferramentas de proteção durante o trabalho manual, as luvas ganharam um significado simbólico profundo na Maçonaria especulativa. Segundo Brasil Maçom, “A Importância das Luvas”, elas são consideradas um dos objetos mais sagrados da Maçonaria, simbolizando a pureza e a limpeza moral que os maçons devem buscar em suas vidas.

De acordo com Breviário Maçônico, “Manto”, as luvas brancas simbolizam a pureza de intenção e a limpeza moral que os maçons devem manter em todas as suas ações e comportamentos. Elas são um lembrete constante do compromisso do maçom com a busca da perfeição moral e espiritual, bem como da necessidade de proteger seus pensamentos, palavras e ações de qualquer impureza ou vício.
3. A Gravata:
Embora seja um elemento relativamente recente na iconografia maçônica, a gravata possui uma rica variedade de simbolismos associados a ela. A cor, o padrão e até mesmo o nó da gravata podem ter significados específicos dentro da Maçonaria, refletindo virtudes, graus maçônicos ou rituais particulares.

Segundo Freemason.pt, “O Sentido Simbólico das Luvas Brancas”, a cor da gravata pode variar de acordo com o rito maçônico praticado e pode estar associada a diferentes virtudes maçônicas. Por exemplo, a cor azul pode representar fidelidade, enquanto a cor vermelha pode representar fervor.
Fonte: Freemason.pt – O Sentido Simbólico das Luvas Brancas
Conclusão:
Os objetos maçônicos, como o Chapéu Desabado, as Luvas e a Gravata, não são simples adereços, mas sim símbolos carregados de significado e profundidade. Ao compreendermos o simbolismo por trás desses objetos, somos convidados a refletir sobre os princípios e valores que guiam a jornada maçônica, buscando sempre a verdade, a luz e a perfeição moral.
Essas fontes oferecem insights valiosos sobre o simbolismo da Maçonaria, enriquecendo nossa compreensão e apreciação dessa venerável tradição.
Referências:
- No Esquadro – O Chapéu na Maçonaria
- Brasil Maçom – A Importância das Luvas
- Breviário Maçônico – Manto
- Freemason.pt – O Sentido Simbólico das Luvas Brancas
Fonte: http://www.brasilmacom.com.br