Em 26.03.2025 o Respeitável Irmão Lucio Costa Caldas, Loja Joaquim Rodrigues de Abreu, 1921, GOB-RJ, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:
PAVILHÃO NACIONAL
Quando a Guarda é composta para saudação a Bandeira primeiramente fica em ombro arma.
Aposição correta seria segurar a espada com a mão direita, com o cotovelo grudado ao lado do corpo e o antebraço na horizontal formando uma esquadria. Minha dúvida:
1 - Embora seja ombro arma a espada não fica em nenhum momento apoiada no ombro
(mesmo no deslocamento).
2 - No momento da saudação a espada fica em um ângulo de 45 graus lateralizando com lado direito do corpo e apontada para baixo
3 – No momento do Hino retornamos ao ombro arma
CONSIDERAÇÕES:
- A posição “espada em ombro-arma" foi retirada da caserna. Na Maçonaria, muitos ritos utilizam este termo para definir como se deve segurar a espada quando o seu portador estiver à Ordem. Assim, espada à Ordem significa estar empunhando a mesma em ombro-arma. Este termo não significa em momento algum que a espada deva ficar apoiada no ombro, feito uma vara de pesca. O termo menciona que a espada empunhada, pela mão direita junto ao corpo, tem a lâmina na vertical apontada para cima, encostada no ombro direito do titular.
- No momento da saudação ao Pavilhão Nacional a sua Guarde de Honra abate espada apresentando arma, ou seja, empunhando a espada com a mão direita, ter o respectivo braço e antebraço estendidos com a espada no mesmo alinhamento do braço, deslocado a 45 graus para a direita em relação ao corpo; ponta distante a aproximadamente 15cm do solo. Este mesmo gesto é feito com a espada pela comissão de recepção e retirada na medida em que o Pavilhão Nacional, conduzido pelo Porta-Bandeira, vai passando.
- Na retirada do dispositivo, terminada a saudação à Bandeira Nacional, a Guarda de Honra, que estava com espadas abatidas, volta a posição de espadas à ordem (ombro-arma) para o canto do Hino à Bandeira.

PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário