Em 18.02.2025 o Respeitável Irmão Fabrício Teixeira, Loja União Mutuense 17 de Maio, GOB MINAS, REAA, Oriente de Mutum, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
PÉ ESQUERDO
Valoroso irmão Juk, no novo ritual GOB de Aprendiz, na parte final que esclarece alguns assuntos sobre orientação ritualística, diz que o acesso ao templo e ao oriente, se faz com qualquer um dos pés.
Me surgiu a dúvida se esta orientação se dá antes do início dos trabalhos ou durante
o transcorrer dos mesmos, visto que como Aprendiz foi me mostrado anteriormente que o pé esquerdo vinha primeiramente.
Certo de sua atenção, agradeço imensamente.
CONSIDERAÇÕES:
No REAA, durante a abertura dos trabalhos, no transcurso da sessão e após o seu encerramento, ingressa-se ou se sai do Oriente com qualquer um dos pés. Tanto faz, pode ser com o direito ou com o esquerdo.
Nenhum ritual vigente prevê este "fetiche" de se ingressar ou sair da Loja, ou mesmo subir ao Oriente, apenas com o pé esquerdo. Esta não passa de mais uma invencionice produzida pela fértil imaginação de alguns. O próprio ritual menciona que andando normalmente, ingressa-se no Templo com qualquer um dos pés.
Sendo assim, reitera-se: antes, durante ou depois, ingressa-se ou se sai do Templo, e Oriente se for o caso, com qualquer um dos pés – com aquele que melhor convier ao transeunte.
Ao finalizar, é bom que se diga que a Moderna Maçonaria, nascida no século das luzes, é uma Instituição que prima pela racionalidade e pelo esclarecimento. Urge então a necessidade de se extirpar, de uma vez por todas, essas crendices que só comprometem os salutares e verdadeiros ensinamentos maçônicos.
Fraterno abraço.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário