Páginas

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

I.N.R.I.

Ir∴ Sérgio Quirino Guimarães
Com certeza os Irmãos associaram este meu lema com a doutrina cristã, afinal quem nunca viu um crucifixo com esta legenda sobre o Cristo. Segundo o Livro de João, capítulo19, versículos 19 e 20, consta que Pilatos mandou colocar uma placa sobre a cruz com os dizeres: “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” (Jesus de Nazaré Rei dos Judeus).

Sou cristão, mas não é neste aspecto que me calço, portanto o “meu lema” não é uma reverência religiosa, mas o I.N.R.I. também é um acrônimo que envolve os Jesuítas e os nossos Irmãos Rosa-Cruzes.

Alguns fanáticos jesuítas em Londres por volta do ano de 1674 invadiam as assembléias dos rosa-cruzes causando grandes alvoroços e bradavam “Iusum Necare Reges Impios” (é) justo matar os reis ímpios), era uma forma de agredir o Rei da Inglaterra Carlos II que permitia as reuniões Rosa-Cruzes. Os partidários do Rei, por sua vez contra-atacaram, expulsaram os jesuítas e instituíram um novo I.N.R.I. = “Iustitia Nunc Regent Imperia” (a justiça regerá as nações). 

Apesar de realmente acreditar que deve ser a justiça e não a politicagem que deve reger as nações, meu I.N.R.I. tem outra conotação. 

Imagino que nessa altura do artigo o Irmão deve estar pensando o que tem haver estas quatro letras com o estudo maçônico. Vejamos mais uma possibilidade dessa sigla: “Igne Natura Renovatur Integra” (a natureza se renova pelo fogo), reflita sobre o sentido exato da palavra "renovar" e associe "fogo" com calor e luz, se você é realmente maçom e ainda não viu nada sobre esta expressão, deve continuar seus estudos, pois em determinado grau isto pode ser útil. 

Para aqueles que gostam de alquimia e conhecem um pouco de hebraico o I.N.R.I. pode ser interpretado como a junção dos quatro elementos: Iam (água), Nour (fogo), Ruach (ar) e Iabeshah (terra), lógico que é preciso muito mais que um simples artigo dominical para explicar este conhecimento. 

Em fim devo explicar porque sempre mentalizo meu I.N.R.I. maçônico, vou transcrever o que está escrito na página 107 de um excelente livro: “... atribuído aos iluministas franceses, associado, sobretudo, a Voltaire. Voltaire tinha uma crença inabalável no triunfo do esclarecimento e da razão humana. O objetivo era estabelecer uma base moral, religiosa e política, coerente com a razão. Acreditava que, o pré-requisito para uma sociedade melhor era vencer a ignorância. O grande público precisa ser esclarecido. Segundo os iluministas, a carência e a opressão tinham, como causas, a superstição e a ignorância. Portanto, a educação se tornou, para eles, uma preocupação central. É bem característico que a publicação mais importante do Iluminismo tenha sido uma enciclopédia." E é isto que eu acredito e por isto que desenvolvo este trabalho semanal, com incansável esforço repelimos a ignorância = Indefesso Nisu Repellamus Ignorantiam.

ATENÇÃO; tudo o que escrevi acima aprendi com o Irmão Walter Celso de Lima lá de Santa Catarina (GOB-SC), é um poderoso Irmão membro da Quatuor Coronati Research Lodge 2076, Londres. O conteúdo desse artigo foi todo baseado em seu livro “Fragmentos do Esquadro, do Compasso e da Cultura”, só que o que escrevi é muito pouco em relação ao estudo que o Irmão fez. O livro ainda não esta nas livrarias, acabou de ser editado, mas o Irmão Lima tem alguns exemplares e sei que seu maior interesse é o motivar os Irmãos ao estudo e não a parte financeira, portanto por um valor de R$ 20,00 você receberá o livro em casa. Verifique com ele pelo e-mail 099lima@gmail.com e tenha uma ótima leitura.

Fonte: JBNews - Informativo nº 226 - 11.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário