Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

ENTRANDO NO ORIENTE

ENTRANDO NO ORIENTE
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Sérgio Fritsch, Loja Cavaleiros Templários, 3.968, GOB-SC, REAA⸫, Oriente de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina. veterinario@bichodamaca.vet.br

Tenho uma dúvida no que se refere à entrada dos Irmãos no Templo, mas precisamente no Oriente (REAA-GOB). Quando o Mestre de Cerimônias convoca os Irmãos a adentrarem ao Templo, os Irmãos sobem imediatamente e ocupam seus lugares; ou seria correto, esses Irmãos aguardarem na subida da Balaustrada como forma de respeito? No Rito Adonhiramita todos aguardam até o Mestre de Cerimônias leva-lo ao Trono de Salomão. Em minha Loja, GOB e do REAA, todos tomam assento imediatamente e por fim o Venerável Mestre adentra ao Oriente e ocupa seu posto. O que é mais correto?

CONSIDERAÇÕES:

No Rito Escocês Antigo e Aceito não existe qualquer procedimento de aguardar o Venerável chegar ao trono para que os demais que tem direito ingressem no Oriente.

Nesse sentido o Ritual em vigência é bem claro quando determina nas instruções da página 44, Rito Escocês Antigo e Aceito – Aprendiz Maçom: “(...) entrando todos em silêncio, ocupando cada qual o seu lugar, conservando-se em pé, (...)” – os grifos são meus. 

No complemento do texto, para que não se choque com o termo “todos”, o mesmo identifica que o Mestre de Cerimônias aguarda para conduzir o Venerável ao Trono. Assim, o termo “todos” especifica que exceto o Venerável e o Mestre de Cerimônias, os demais ocupam os seus lugares em Loja, inclusive os do Oriente. 

Todavia o texto ainda exara que se conservem em pé, obviamente nos seus lugares em Loja tendo cada qual imediatamente à sua retaguarda o assento que deverá ocupar no momento propício. Isso está implícito, porque a primeira ordem do Venerável ao tomar o seu lugar é: “Sentemo-nos, meus Irmãos”.

Resumindo a questão: todos os que ocupam lugar em Loja antes do Venerável entrar, sejam estes no Oriente ou nas Colunas dirigem-se imediatamente para os seus lugares e aguardam em pé. Por fim o Venerável entra, toma o seu lugar e permanece também em pé enquanto aguarda o Mestre de Cerimônias chegar ao seu lugar. Ato seguido ele, o Venerável, ordena: “Sentemo-nos”, o que significa que todos estavam em pé, inclusive o Venerável.

É oportuno o seguinte esclarecimento: os que tomam assento no Oriente o fazem abaixo do sólio. No Altar, toma assento apenas o Venerável Mestre e os Grão-Mestres se forem o caso, salvo a existência de algum artifício previsto em Lei. Mesmo assim, o primeiro a ingressar no Sólio é o Venerável Mestre da Loja.

Quanto à parte da vossa questão que aborda se seria correto numa atitude como forma de respeito, acredito que não por três simples razões. Primeiro, porque ela é inexistente no Rito em questão; segundo, porque a Loja não está ainda aberta e terceiro, porque não está previsto no Ritual em vigência.

Em relação ao que seria mais correto como vosso último questionamento, entendo que o que é correto é apenas e tão somente correto, nem mais, nem menos. Daí o correto é cumprir o que está escrito no Ritual.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews nº 667, 24 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário