D. Eugênio de Araújo Sales
Desde o Papa Clemente XII, com a
Constituição Apostólica “In eminenti”, de 28 de abril de 1738, até nossos dias
a Igreja tem proibido aos fiéis a adesão à maçonaria ou a associações maçônicas.
Após o Concilio Vaticano II, houve quem levantasse a possibilidade de o católico,
conservando a sua identidade, ingressar na maçonaria.
Igualmente, se questionou a qual
entidade se aplicava o interdito, pois há várias correntes: se à anglo-saxônica
ou à franco-maçonaria, a atéria e a deísta, anticlerical ou de tendência
católica.
Para superar essa interrogação, o
Documento da Congregação para a Doutrina da Fé, com data de 26 de novembro de
1983, e que trata da atitude oficial da Igreja gente à Maçonaria, utiliza a
expressão “associações maçônicas”, sem distinguir uma das outras. É vedado a
todos nós, eclesiásticos ou leigos ingressar nessa organização, e quem o fizer
está “em estado de pecado grave e não pode aproximar-se da sagrada comunhão”.
Entretanto, quem a elas associar-se de boa-fé e ignorando penalidades não pecou
gravemente. Permanecer após tomar conhecimento da posição da Igreja seria
formalizar o ato de desobediência em matéria grave.
A Congregação, no mesmo documento
de 26 de fevereiro de 1983, declara que “não compete às autoridades
eclesiásticas locais (Conferência Episcopal, bispos, párocos, sacerdotes
religiosos) pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas, com um
juízo que implique derrogação do quanto acima estabelecido”.
O texto faz referência à
Declaração de 17 de fevereiro de 1981, que reservava à Sé Apostólica qualquer
pronunciamento que implicasse derrogação da lei canônica em vigor.
Tratava-se do cânon 2.335 do
Código de Direito Canônico de 1917, que previa excomunhão ipso facto a quem ingressasse na maçonaria.
Reconhecer uma incompatibilidade
doutrinária não implica fomentar um clima de hostilidade. Preservar a própria identidade e defendê-la
não significa incentivar atritos. Aliás, somente o respeito à verdade facilita
a paz e a busca da concórdia entre os indivíduos.
O novo Código de Direito Canônico
assim se expressa: “Quem se inscreve em alguma associação que conspira contra a
Igreja, seja punido com justa pena; e quem promove ou dirige uma dessas
associações, seja punido com interdito” (cânon 1.374).
No dia seguinte à entrada em
vigor do novo código, isto é, 26 de novembro, é
publicada a citada declaração com a aprovação do Santo Padre.
Diz o documento que a maçonaria
não vem expressamente citada por um critério redacional e acrescenta: “Permanece,
portanto, inalterado o parecer negativo da Igreja a respeito das associações
maçônicas, pois os seus princípios foram sempre inconciliáveis com a doutrina
da Igreja e, por isso, permanece proibida a inscrição nelas”.
Em 1997, a Livraria do Vaticano
editou uma obra intitulada “A maçonaria nas disposições do Código de Direito
Canônico de 1917 e de 1983”, de autoria de Zbigniew Suchecki. O sucesso levou à
tradução, para o italiano, de outro livro do mesmo autor.
Eu fazia parte da comissão do novo
código, na parte final da elaboração. Recordo-me bem. Houve uma emenda para
fazer permanecer, de modo explícito, a condenação à maçonaria, como foi obtido
para o aborto, com a excomunhão lata e
sententiae. A votação, no caso do abortamento, os dois terços requeridos e
foi incluído o termo. No que se refere à maçonaria, houve maioria a favor da
explicitação da mesma associação, mas não com o índice requerido. Nos debates
prévios foi alegado não ser necessário, pois o texto já continha uma proibição
implícita.
Dom Boaventura Kloppenburg, em
sua obra “Igreja e maçonaria: conciliação possível?”, recentemente reeditada em
quarta edição pela Vozes trata profusamente deste assunto, no capítulo “Dos
princípios do liberalismo religioso à maçonaria brasileira”; E no capítulo XI,
“O maçom perante a Igreja Católica – As razões da condenação da maçonaria –
Frontal oposição de doutrinas”.
Outra obra recém publicada pela
Editora Santuário é “Maçonaria e Igreja Católica”, de dom João Evangelista
Martins Terra.
Permanecendo a proibição no
ensinamento da Igreja, houve nesse período pós-conciliar uma profunda
modificação no relacionamento entre pessoas, entre católicos e maçons. Embora
permanecendo separadas, existe um clima de respeito mútuo que permute um
diálogo.
O exemplo foi o aparecimento de
reuniões entre católicos e maçons para estudo como a de uma Comissão de Grandes
Lojas Reunidas da Alemanha e a Conferência Episcopal Alemã, de 1974 a
1.980. A declaração final do episcopado alemão
evidencia a incompatibilidade, pois a maçonaria não mudou em sua essência.
A pesquisa acurada sobre rituais
e fundamentos dessa instituição demonstra a existência de doutrinas que se
excluem. Entre as causas dessa
separação, enumera:
- a ideologia dos maçons, o
conceito de verdade, de religião, de Deus, a revelação sobre a tolerância, os
ritos, a perfeição do homem e a espiritualidade. De outro lado, a realidade
alemã vê a possibilidade de colaboração pastoral na área da justiça social e
dos direitos humanos.
O fato de existirem eclesiásticos
na maçonaria, prova que há falhas na disciplina. São dadas explicações, não
justificativas, baseadas em situações históricas, como no caso da Independência
do Brasil.
Dom Boavemtura Kloppenburg, em
sua obra, examina o assunto e o reduz a dimensões reais. O respeito mútuo e a fidelidade aos ensinamentos da
Igreja nos possibilitam uma convivência pacífica com os irmãos maçons.
Publicado no Jornal “O Globo” –
edição: 28/01/2001
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