Páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2023

O SINAL NA ELEVAÇÃO

(republicação)
O Respeitável Irmão Luiz Carlos Fernandes, Loja Simbólica Filhos de Hiran, 2.879, GOB-RO, REAA, Oriente de São Miguel do Guaporé, Estado de Rondônia, apresenta a seguinte questão: arls2879@gobro.org.br

Reporto-me respeitosamente ao Irmão a fim de tirar algumas dúvidas a respeito de Ritualística pois já li em um site onde o Irmão responde sobre o tema balandrau que pode ser encontrado no site http://arlspentalpha.webnode.com.br/news/balandrau. Gostaria de saber se a resposta que está lá é realmente do Poderoso Irmão, ou é obra de Fake, caso seja do Irmão peço autorização para copiar e ler em nossa Loja. Outra situação que me faz entrar em contato com o Irmão é a seguinte: estive presente em uma Loja para participar de uma Sessão Magna de Elevação e, no momento em que o Venerável determina em pé e a ordem meus irmãos (pag.85, ritual de Companheiro, REAA 2009), o Deputado que estava ao lado do orador aponta para o Venerável com o dedo em riste sinalizando de forma negativa, diz não, não pode ser feito sinal de companheiro. A partir desse momento os Irmãos presentes à sessão ficam divididos. No oriente, ao lado norte, onde estava o deputado todos ficam a ordem no grau de Aprendiz; do outro lado, ao sul, os Mestres Instalados e o Secretário ficam em grau de Companheiro; no ocidente, em ambas as colunas todos ficam com o sinal de Companheiro. Resumindo, a cerimônia foi um fiasco e após a mesma o que não faltou foi conversa sobre o fato tendo cada qual achado que o outro estava errado e cada um ficou com a sua própria certeza. 01- qual era o Sinal correto a se fazer naquela ocasião? Por quê? 02- A fim de tirarmos outras dúvidas, gostaria de saber se o Irmão possui algum manual de dinâmica Ritualística e caso positivo, qual a possibilidade de nos enviar? 03 – existe na Internet um manual de Ritualística do REAA, supostamente escrito por um Irmão de nome Fuad Haddad. Gostaria de saber se tal manual é digno de fé e se pode ser usado em nossas lojas.

CONSIDERAÇÕES:

Sobre a publicação de uma resposta minha dada através do JB NEWS, tenho a informar que ela é verdadeira. Alerto, entretanto que essa resposta foi dirigida a um Irmão da COMAB e não do Grande Oriente do Brasil, muito embora o conteúdo da resposta possa ser perfeitamente aplicado nas Lojas do GOB. Quanto ao uso do conteúdo para explanação em Loja não existe qualquer óbice.

Na questão da Cerimônia de Elevação. O nosso Irmão Deputado além de faltar com o decoro maçônico dando de dedo no Venerável, praticou um desrespeito à Lei, já que o Ritual citado e que está em vigor não prevê em Loja de Companheiro, Irmãos compondo o Sinal de Aprendiz. 

Talvez o douto Deputado quisesse na oportunidade "dourar a pílula" com a justificava de que o Obreiro em processo de Elevação não fosse ainda um Companheiro. Ora, isso é mesmo excesso de preciosismo e não está previsto no Ritual. 

Penso que o Orador estando ao lado da "autoridade" naquela oportunidade, deveria fazer cumprir o que está escrito e não fazer de conta que nada viu e ouviu. Infelizmente é atitude como essa que empana o brilho de uma Sessão. 

Em resposta à sua questão no tocante ao Sinal correto obviamente é o de Companheiro sob o seguinte, por que: primeiro porque não está escrito no Ritual que naquele momento os Irmãos compõem o Sinal de Aprendiz. Segundo, porque a Sessão Magna de Elevação é executada no Grau de Companheiro. 

Quando aos manuais de dinâmica eles estão suspensos pelo Soberano. Demandamos de muitas correções ainda nos rituais em vigência. Nesse ínterim fico a disposição para quaisquer esclarecimentos e dúvidas. 

Ainda quanto ao manual do Fuad ele serve para consulta, porém como dito, não está em vigência no GOB. 

Aliás, o Mano Fuad é de uma competência ímpar e digno de respeito e fé, pois o mesmo já ocupou o cargo que ora labuto no Grande Oriente do Brasil – Secretário Geral Adjunto para o REAA.

T.F.A. 
PEDRO JUK -jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0932 Florianópolis (SC) – sábado, 23 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário