Páginas

sexta-feira, 23 de junho de 2023

PEDRA FUNDAMENTAL


A Cerimônia de Pedra Fundamental é um dos poucos acontecimentos maçônicos rico em simbologia e que pode ser visto por qualquer pessoa, pois geralmente acontece em público.

Devido à nossa herança como construtores de catedrais e outras estruturas públicas, os maçons realizam historicamente uma cerimônia especial no assentamento de pedras fundamentais de novos edifícios, mediante solicitação.

Nos tempos atuais, esses eventos são pouco notados pelo público, mas, nos séculos anteriores, o lançamento da pedra fundamental era uma celebração grande e festiva. Quando se tratava de prédios públicos, de tribunais, câmaras municipais, etc, desfiles eram realizados com frequência, discursos eram proferidos e os maçons lançavam simbolicamente a pedra fundamental.

Nas cerimônias de pedra fundamental maçônicas, a pedra é verificada com ferramentas antigas para se ter a certeza de que seus ângulos são retos, de que está a “prumo” (perpendicular) e nivelada, porque um edifício construído sobre uma base fraca não será forte. Em seguida, a pedra fundamental é consagrada com milho (ou trigo), vinho e azeite.

Por fim, a pedra é simbolicamente colocada no lugar com a batida de um malhete (pequeno martelo).

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário