Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

MUDANÇA DE COLUNAS E O USO DA PALAVRA

(republicação)
O Respeitável Irmão Antonio Raia, GOB-PE, REAA, Oriente de Recife, Estado de Pernambuco, apresenta a questão seguinte.
antonio_raia@hotmail.com 

Lembrei-me de mais um caso acontecido em uma Loja aqui em Recife em uma Sessão Magna de Iniciação. Na Palavra sobre o Ato, silêncio na Coluna do Sul, passado para a Coluna do Norte, após alguns Irmãos usarem da palavra, foi solicitado pelo Primeiro Vigilante ao Venerável Mestre para que um Irmão sentado na Coluna do Sul passasse para a Coluna do Norte para usar da palavra, o qual foi autorizado e o Irmão Mestre de Cerimônias passou o referido Irmão e o mesmo usou da palavra. Como foi pela primeira vez que assisti tal fato, já vi Vigilante solicitar que a palavra volte às Colunas, mais Irmãos passarem de colunas é a primeira vez. Isso é possível?

CONSIDERAÇÕES:

Irmão passar de uma para outra Coluna para fazer uso da Palavra é procedimento totalmente equivocado, portanto, impossível. Reinando silêncio no Sul, a palavra é passada para o Norte. Reinando silêncio em ambas as Colunas a palavra vai ao Oriente. 

Se acontecer de que um Irmão queira fazer uso novamente da mesma, fica a critério do Venerável concedê-la ou não. Se e ele permitir, assim o faz pelo giro completo da palavra novamente (Sul, Norte e Oriente). 

Não existe esse inventivo procedimento de deslocamento para uso da palavra (nem de Coluna para coluna e nem de Coluna para o Oriente). Cada qual a usa a partir do lugar que estiver ocupando em Loja. 

Ainda nesse particular, o Venerável deve aquilatar bem a razão para a volta da palavra, merecendo apenas esse procedimento se a necessidade for verdadeiramente premente. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.039- Florianópolis (SC) – segunda-feira, 08 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário