Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CELULAR NA SESSÃO

CELULAR NA SESSÃO
(republicação)

Questão apresentada em 11/02/2014 pelo Respeitável Ademir dos Santos, Loja Cavaleiros do Templo, 2.664 REAA, GOB-GO, Oriente de Rio Verde, Estado de Goiás. ademirsantos48@terra.com.br

Tenho acompanhado através do JB NEWS vossas orientações sobre Ritualística Maçônica, notadamente do REAA∴. O Irmão que enviava o JB NEWS via e-mail, deixou de encaminhar. Creio que o Irmão é sabedor do uso de celulares durante as sessões em Loja, principalmente o “WatsApp”, e os IIr∴ ficam sem prestar atenção aos nossos trabalhos e a coisa se perde. Semana passada, o uso do celular foi aprovado durante a sessão. Fui contra e disse ser este o começo do fim, para que a Sublime Ordem se transforme em mais um clube social. Afirmei que é uma maneira para desqualificar nossos trabalhos na sessão e também quando algum Irmão estiver apresentando um trabalho. Voto vencido foram tão somente dois votos contrários. Felizmente, ao que tudo indica está surgindo uma luz no fim do túnel, o Grão-Mestre deve decretar a proibição do uso de celulares durante as Sessões Maçônicas. Assim, face ao exposto e uma vez que alguns Irmãos argumentaram que proibir o uso do celular tem que seguir a Ritualística em seus mínimos detalhes, foi à voz dissonante, concordei e boa parte não. Solicito, se for possível, envie por e-mail, o Manual de Práticas Ritualísticas do GOB (REAA). Anexo, encaminho Ritual que copiei de alguns autores para sua análise.

CONSIDERAÇÕES:
Como eu tenho dito: morro e não vejo tudo. O que o Irmão me conta está para lá das raias do absurdo.

Já existe orientação do GOB que os celulares sejam desligados durante a realização das Sessões maçônicas.

Onde estaria o Orador da Loja que ainda permite votação de matéria que autorize esse verdadeiro absurdo? Ora isso é completamente ilegal, além de atentado contra o bom-senso por essa patologia de dependência de telefone celular.

Ainda não existe Manual no GOB. Os rituais estão em fase de correção. Estou aguardando resposta de apreciação dos provimentos que enviei ao Poder Central em setembro do ano passado e ainda não obtive pronunciamento a respeito.

Oriento ao Irmão que contate o Irmão Marcos Moreno no Poder Central em Brasília a respeito do Decreto que suspende os Manuais, bem como orientação para que os celulares sejam desligados durante as sessões maçônicas.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.351 Florianópolis (SC) – terça-feira, 20 de maio de 2014.

Um comentário: