Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

CIRCULAÇÃO EM LOJA

CIRCULAÇÃO EM LOJA
(republicação)

Questão apresentada em 26/02/2014 pelo Respeitável Irmão Walter Alexsandro Silva, Loja União e Progresso, 0979, REAA, GOB-PR, Oriente de Irati, Estado do Paraná.
alexs684@hotmail.com

Temos a consciência da circulação em Loja sempre no sentido horário, destrocêntrico conforme determinada no ritual GOB-PR, REAA. Bem minha pergunta: 1) O 2º Vig∴ chama o M∴ CCer∴ o qual este lhe entrega um bilhete para entregar ao Chanceler, o Mestre de Cerimonias faz a circulação passando pelo Painel do Grau ou volta normalmente e entrega ao Chanceler o bilhete, ou seja ele não sai da sua coluna? 2) O Ir∴ Chanceler chama o M∴CCer∴ e lhe entrega um recado, este mesmo volta ao seu lugar normalmente ou faz a circulação pelo Painel do Grau? Faz-se a circulação passando pelo Painel do Grau mesmo quando não passamos pelo eixo central da Loja? P.S. - já li boa parte dos livros que me indicou, obrigado!

PONDERAÇÕES:
REAA∴ - A circulação em Loja aberta é restrita ao Ocidente. Do Norte para o Sul em deslocamento passa-se no espaço entre a retaguarda do Painel e o limite do Oriente. Do Sul para o Norte desloca-se entre a frente do Painel e a porta do Templo. 

A linha imaginária longitudinal denominada eixo, ou equador do Templo parte da porção mediana da porta em direção ao centro do Oriente. Essa linha imaginária no Ocidente divide o espaço em dois hemisférios denominados em Maçonaria como Coluna do Norte e Coluna do Sul. 

Assim, um obreiro em deslocamento no mesmo hemisfério não procede a nenhuma circulação, já que não há necessidade de dar simbolicamente à volta ao mundo para parar ao mesmo lugar. 

O giro entre as Colunas assume o sentido horário em relação ao centro do Ocidente tendo como referência o Painel da Loja. 

Aproveitando o ensejo: no Oriente não existe circulação. Quem nele ingressa o faz obrigatoriamente a partir da Coluna do Norte. Quem dele se retira o faz em direção da Coluna do Sul. Em Loja aberta ingressa-se e retira-se do Templo pelo equador. Assim, nas suas duas questões não há circulação por parte do protagonista.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.375 Florianópolis (SC) – sexta-feira, 13 de junho de 2014.

4 comentários:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de pedir ajuda para outra dúvida levantada em minha Loja (Ind.'. Luz.'.301 Barra Mansa - RJ) que trata da circulação do Ir.'. 2º D.'. no início do ritual REAA, quando após receber a palavra S.'. do Ir.'. 1ºV.'., deve-se dirigir ao Ir.'. 2ºV.'. para retransmiti-la. De modo formal, a L.'. ainda não está aberta, mas como o ritual já teve inicio, uns dizem que se deve fazer a circulação pelo painel e outros dizem que não é preciso. Qual afirmação estaria correta e qual a fundamentação para esta resposta? Certo de poder contar com a valorosa ajuda, ficarei no aguardo. TFA. Henrique Carneiro

    ResponderExcluir
  2. A circulação em um Templo (representação da TERRA ) é DEXTROGIRA no ocidente e SINISTROGIRA no oriente tendo em vista as Linhas de força eletromagnéticas ou a Circulação corpórea (Macro = micro)

    ResponderExcluir
  3. Importante a resposta ao questionamento do Irmão Henrique Carneiro.
    TFA.
    Geraldo Guimarães

    ResponderExcluir
  4. No oriente e obrigatório sempre passar por traz do livro da lei. Ou realmente a circulação é livre, obedecendo sempre a entrada pelo norte e a saída pelo sul.

    ResponderExcluir