Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2019

ASSENTO NO ORIENTE

ASSENTO NO ORIENTE
(republicação)

Em 01.06.2014 o Respeitável Irmão José Rinaldo de Melo e Silva, membro da Loja Hermann Blumenau, 1986, GOB-SC, REAA, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, apresenta o seguinte:
jose.rms@terra.com.br

Olá meu Irmão Pedro Juk. Mais uma vez venho consultá-lo a respeito do que segue: Em visita a uma Loja, um Irmão ficou surpreso ao ser convidado a assentar-se no Oriente, sabendo-se que o mesmo não é Mestre Instalado. Sabe-se que no Oriente só existem assentos para as Dignidades e Oficiais, Mestres Instalados e Autoridades. Ou eu estou enganado? Gostaria que o Irmão me desse uma luz a respeito do assunto.

Considerações:
Tomam assento no Oriente no rito em questão além do Venerável, as Dignidades do Orador e do Secretário, Autoridades maçônicas, Mestres Instalados e os oficiais que por dever de ofício ali tomam assento (Primeiro Diácono, Porta Espada, Porta Bandeira e Porta Estandarte). 

Embora qualquer Mestre Maçom tenha adquirido a plenitude dos direitos, o que dá a ele inclusive o direito de ingressar no Oriente em Loja aberta, porém este só ali ingressa por dever de ofício, ou se por necessidade premente precise ser conduzido até o espaço, todavia sem permanência definitiva (sem tomar assento).

Assim, meu caro Irmão, vossa pessoa não está enganada não. Enganado está é quem convidou aleatoriamente um Mestre a tomar assento no Oriente – vide páginas 22 e 23 do Ritual de Aprendiz REAA em vigência que, dentre outros indica os respectivos lugares e obreiros que tomam assento no Templo, por extensão, no Oriente da Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.472 Florianópolis quinta-feira 25 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário