Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

REAA - QUESTÃO SOBRE OS PASSOS DO MESTRE

Em 11/01/2019 o Respeitável Irmão Alex Martins de Oliveira, Loja Mensageiros da Luz, 1.784, REAA, GOB-ES, Oriente de São Mateus, Estado do Espírito Santo formula a seguinte pergunta:

PASSOS DO MESTRE

Mano, mais uma vez recorro aos seus conhecimentos para auxiliar no esclarecimento de uma dúvida. Em relação aos pp∴ de Mestre Maçom, o segundo movimento de cada p∴, qual a maneira correta? No ritual, fala que juntemos naturalmente! A dúvida é, se simbolicamente existe um e∴ não deveríamos também fazer a elevação da perna nesse segundo movimento também? Desde já, obrigado!

CONSIDERAÇÕES:

Depois de ter executada a M∴ do Apr∴ e a do Comp∴ Os demais pp∴ do Mestre deverão ser dados com os pp∴ um pouco elevados em relação a um p∴ normal. Isso se dá porque o Mestre executa essa etapa simulando a existência à sua frente de um e∴ ou um t∴ simbólico.
 
Nos dois pp∴ llat∴ os pp∴ se juntam normalmente. Nesse caso, o termo “normalmente” se refere não ao p∴ dado um pouco erguido, porém a forma com que se juntam os pp∴. Nesses dois pp∴ llat∴ os pp∴ não formam como de costume a esq∴. Os pp\ ficam paralelos. Já o último p∴, aquele que fica sobre o eixo junto ao pé do e∴, os pp∴ devem se juntar formando a esq∴ como na forma de costume.

Assim, os três últimos pp∴ são feitos de modo a simular a passagem por cima de um e∴, porém sem exagero. Nos pp∴ llat∴ os pp∴ ficam paralelos. Explico o porquê. Os três últimos pp∴ simulam o movimento anual do Sol, cujos pp∴ llat∴ simbolizam os solstícios de inverno e de verão. Nesse caso os pp∴ ficam paralelos porque o Sol não ultrapassa os trópicos e cada um dos pp∴ llat∴ terminam coincidindo com os trópicos, de Capricórnio ao Sul, e Câncer ao Norte – vide o símbolo círculo entre as paralelas. 

Já os pp∴ em esq∴ do último p∴ do Comp∴, assim como o último p∴ que coincide com o p∴ do e∴, ambos se situam sobre o eixo (equador), daí nessa oportunidade os pp∴ se posicionarem em esq∴. Esses dois pontos (o último do Companheiro e o último do Mestre) marcados pelos pp∴ em esq∴ simbolizam os equinócios de outono e primavera. Note que os pp∴ do Mestre (pp∴ altos) simulam o movimento anual do Sol e os quatro ciclos naturais. H∴ A∴, nesse caso, simboliza o Sol na alegoria da morte e da renovação da Natureza.

Quanto estivermos publicando na plataforma do GOB as orientações para o Ritual de Mestre, melhoraremos essas explicações no Ritual.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário