Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

ASSENTOS DOS COBRIDORES

ASSENTOS DOS COBRIDORES
(republicação)

Em 26/04/2016 o Respeitável Irmão Nilson Garcia, Deputado Federal da Loja Estrela da Serrinha, REAA, Grande Oriente do Estado de Goiás - GOB, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, formula a seguinte questão: nilson@higintel.com.br

Está na página 22 do Ritual em vigência – Planta do Templo, a identificação das cadeiras dos Cobridores (números 17 e 18) ficando uma de frente para outra, isto é, voltadas para o equador do Templo. Isso está correto? Os Cobridores não têm os seus assentos voltados para o Oriente. Do modo como estão os Cobridores eles se sentam de costas para o Sul e para o Norte respectivamente. Isso está certo? Gostaria de saber a sua opinião a esse respeito.

CONSIDERAÇÕES:

Isso é puro equívoco do Ritual. É mesmo um erro de impressão, pois tradicionalmente em qualquer lugar do mundo, no REAA, sempre os Cobridores tomam assentos de frente para o Oriente e não de lado como se apresenta no atual ritual. Seus assentos se localizam próximos à parede ocidental do Templo e junto à porta de entrada pelo lado de dentro do recinto, cujas cadeiras têm os seus encostos (espaldares) à retaguarda – de costas para o Ocidente. Em síntese, isso nem se discute. Ora, os Cobridores sentados no seu lugar em Loja sempre ficam de frente para o Venerável Mestre.

Note que o mesmo erro acontece também nos Rituais do Segundo e Terceiro Grau em vigência, e com a agravante de que também estão equivocados os Painéis do Grau, já que como estão indicados no Grau de Companheiro e Mestre os Painéis são os de Aprendiz (veja o desenho indicado pelo no 25 nos outros dois rituais). Ora, isso simplesmente sacramenta o equivoco de impressão com a mesma imagem para os três rituais que tem o mesmo Painel e os assentos dos Cobridores voltados erradamente para o Sul e para o Norte. Deve ter sido isso que aconteceu – erro de impressão aproveitando o mesmo clichê.

Assim, sou da opinião que os assentos mencionados fiquem voltados para o Oriente - no mesmo sentido de como estão o Segundo Diácono e os Expertos. Do mesmo modo, também que sejam colocados os Painéis de acordo com o Grau em que a Loja estiver aberta nas sessões de Companheiro e Mestre.

Esperamos então que os peripatéticos defensores do que está escrito não se arvorem com o seu puritanismo desprovido de bom senso nesse caso, pois se assim defenderem a posição dos assentos de “ladinho” (equívoco do ritual), que então mantenham o mesmo engano com os painéis trocados nos demais Graus conforme o que menciona o ritual. Que não sejam então dois pesos e duas medidas.

Concluindo, os assentos dos Cobridores verdadeiramente ficam de frente para o Oriente, assim como cada Grau terá aberta a sua Loja de acordo com o seu respectivo Painel.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.162 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário