NÚMEROS
1º - Os números não são apenas concepções de que nos servimos para numerar, medir e ordenar coisas sensíveis. O seu domínio transcende nos sentidos e nas idéias, elevando-nos e guiando-nos até a intuição da Eterna Realidade.
2º - De acordo com a Tradição Iniciática, a Maçonaria não pode prescindir desta base, estabelecendo sobre estes princípios, que regulam o tempo e o espaço, o ritmo e a harmonia, princípios eternos cujo conhecimento é a base de seu constante progresso.
3º - Em seu aspecto mais filosófico, a Maçonaria é essencialmente uma progressiva iniciação na Ciência dos Números, entendidos e reconhecidos como Eternas Realidades Noumênicas que presidem à construção ordenada do universo e da vida, dirigindo e determinando todos os seus aspectos e experiências. (Magister)
4º - Do ponto de vista simbólico, o número é uma chave de interpretação de primeira ordem, visto ter ele um sentido muito geral e muito sintético, equivalente quase a um conceito arúpico (onde toda forma desaparece), e por conseguinte superior às formas e aos objetos. (Dr. Allendy)
5º - A Maçonaria age em todas as coisas, segundo números determinados, ligando os conhecimentos especiais de cada grau à filosofia numeral dos antigos.
Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário