Páginas

domingo, 31 de julho de 2022

REAA - CIRCULAÇÃO E SAUDAÇÃO EM LOJA

O Respeitável Irmão Edson dos Santos, Loja Sabedoria, Equilíbrio e Poder, 4407, REAA, GOB-BA, Oriente de Ilhéus, Estado da Bahia, apresenta as dúvidas seguintes:

CIRCULAÇÃO E SAUDAÇÃO EM LOJA

Estou querendo tirar umas dúvidas a respeito das novas mudanças no REAA.

1º - Estando no Ocidente é permitido ir e retornar estando na mesma Coluna?

2º - Ao passar da Coluna do Norte para o Sul, em frente ao Oriente, é necessário para e saudar o altar?

3⁰ - O Diácono, no encerramento, ao sair do Oriente para levar a palavra ao 1º Vigilante, ele para e faz o sinal de saudação ao altar?

CONSIDERAÇÕES:

Antes das considerações propriamente ditas, destaco que no REAA quando se entra e sai do Oriente em Loja aberta a saudação é feita pelo Sinal ao Venerável Mestre e não ao altar ou ao Delta (vide página 42 do Ritual do REAA em vigência no GOB).

RESPOSTAS:

1. Perfeitamente. Na mesma coluna não há circulação. É preciso se levar em conta que no REAA o seu Templo representa um espaço retangular localizado sobre o equador terrestre, cujo comprimento (longitudinal) vai de Leste para Oeste e a sua largura é de Norte ao Sul. As Colunas do Norte e do Sul representam os hemisférios Norte e Sul da Terra. Partindo desse princípio, quem estiver se deslocando dentro da mesma Coluna, isto é, no mesmo hemisfério, não precisa atravessar para a outra Coluna, pois não é necessário dar a volta ao mundo para parar no mesmo lugar. O giro somente ocorre quando alguém em deslocamento precisa passar de uma para outra Coluna. Nesse caso o giro é feito no sentido horário (dos ponteiros do relógio). Assim, do Norte para o Sul passa-se cruzando o equador da Loja pelo espaço situado entre a retaguarda do Painel da Loja e o limite com o Oriente. Do Sul para o Norte passa-se cruzando o equador da Loja pelo espaço entre a frente do Painel e a porta de entrada. Para se ingressar no Oriente o transeunte passa obrigatoriamente pela Coluna do Norte e ingressa no quadrante oriental subindo pelo lado nordeste, isto é, próximo ao lugar do Orador. Para dele sair, se faz pelo lado sudeste, isto é, próximo ao lugar do Secretário descendo para a Coluna do Sul.

2. Não, pois atendendo ao que prescreve o Ritual e o SOR – Sistema de Orientação Ritualística do GOB, saudações em Loja são feitas somente em Loja aberta ao Venerável Mestre quando se entra ou saída do Oriente, ou às Luzes da Loja (Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes) quando da entrada formal, ou ainda às Luzes da Loja quando em retirada definitiva antes do encerramento. Saudação em Loja se faz pelo Sinal Penal. Não existe sinal de saudação, mas toda a saudação é feita obrigatoriamente pelo Sinal Penal do Grau em que a Loja estiver trabalhando. Por assim ser, reitero que não existe nenhuma saudação no Ocidente quando se cruza o equador do Templo, nem passando do Norte para o Sul e nem do Sul para o Norte. Também, não existe saudação para o altar e nem para o Delta. Saudações em Loja atendem apenas ao disposto na página 42 do Ritual de Aprendiz do REAA, edição 2009 em vigência no GOB e no SOR.

3. Sim. No encerramento dos trabalhos a Loja ainda está aberta. Nesse caso, o 1º Diácono ao sair do Oriente volta-se para o Venerável Mestre e lhe presta saudação pelo Sinal. De retorno ao Oriente, ao ingressar, da mesma forma saúda pelo Sinal ao Venerável Mestre. Vale mencionar mais uma vez que a saudação é ao Venerável Mestre e não ao altar ou ao Delta. Ao contrário, durante a abertura o Diácono não faz nenhuma saudação porque a Loja ainda não está aberta, mas em procedimento de abertura.

Ao concluir, lembro que o Sistema de Orientação Ritualística hospedado na plataforma do GOB RITUALÍSTICA na página oficial do GOB, traz correções, orientações e esclarecimentos sobre o conteúdo dos rituais do GOB, portanto deve ser aplicado de imediato. O SOR está amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral do GOB, publicado no Boletim Oficial nº 31 de outubro de 2019.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística – GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário