Páginas

sexta-feira, 9 de junho de 2023

ATIVIDADES DO 1º DIÁCONO NO REAA

Em 11/03/2023 o Respeitável Irmão Edvani de Lima, Loja Honra, Dignidade e Soberania, REAA, Grande Oriente Paulista (COMAB), Oriente de Poá, Estado de São Paulo envia a dúvida seguinte:

1º DIÁCONO

Decifrada a bolsa de propostas e informações, o Venerável Mestre pede ao 1° Diácono, que "cumpra o seu dever". Nesse momento, ele tem que levar tudo ao Secretário. Ele deve passar "atrás" ou à frente do livro da lei? (Lembrando que este se encontra no Oriente nesse rito).

CONSIDERAÇÕES:

Dois aspectos precisam ser comentados sob o ponto de vista da originalidade do Rito. O primeiro é o 1º Diácono levando conteúdo da bolsa de propostas e o segundo é sobre passar por trás ou pela frente do Livro da Lei que fica sobre o Altar dos Juramentos no Oriente.

No caso do 1º Diácono conduzindo o conteúdo da bolsa, me parece contraditório, pois originalmente no REAA, apesar da dialética de abertura, ele não exerce esse ofício, pois quem é o encarregado dessa missão é o Mestre de Cerimônias que, no REAA, é o imediato do Venerável Mestre.

A dialética de abertura que envolve os Diáconos é apenas uma reminiscência do período operativo, época em que eles eram os mensageiros, conhecidos também como antigos oficiais de chão, dentro dos imensos canteiros de obras das construções das catedrais da Idade Média.

Especificamente eles comunicavam aos Vigilantes as ordens do Mestre da Loja para que eles nivelassem e aprumassem os cantos da obra visando dar início dos trabalhos. Do mesmo modo, no encerramento fossem também feitas as conferências com o nível e com o prumo para se certificar que o trabalho houvera saído a contento e assim fossem pagos os operários. É daí a origem das joias distintivas dos Vigilantes, o Nível e o Prumo.

Atualmente, na Moderna Maçonaria, o REAA revive esse instante transmitindo uma palavra que, sendo ela comunicada nos conformes, significa que tudo está de acordo para se abrir e fechar a Loja. É daí a origem do termo “justo e perfeito”.

Assim, no REAA, os Diáconos não portam bastão e só trabalham como mensageiros para a transmissão da palavra. No caso do 1º Diácono, não é ele quem deve conduzir expediente, recados e outros do gênero. Esse ofício nos ritos de origem francesa é do Mestre de Cerimônias.

No que diz respeito de por onde se passa nos deslocamentos pelo Oriente, é certo que não existe regra para isso, portanto, pode ser pela frente ou pela retaguarda do Altar dos Juramentos. Isso vai depender obviamente do espaço disponível de acordo com o tamanho do ambiente oriental. Desse modo, reitera-se, se houver espaço pode se passar pela retaguarda ou pela frente.

Ao concluir lembro que as minhas colocações não têm o objetivo de incentivar desrespeito à rituais em vigência. Fiz as minhas colocações baseadas no que originalmente preconiza o rito. Antes de mais nada, segue-se o ritual em vigor.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário