Em 11/03/2023 o Respeitável Irmão Edvani de Lima, Loja Honra, Dignidade e Soberania, REAA, Grande Oriente Paulista (COMAB), Oriente de Poá, Estado de São Paulo envia a dúvida seguinte:
1º DIÁCONO
Decifrada a bolsa de propostas e informações, o Venerável Mestre pede ao 1° Diácono, que "cumpra o seu dever". Nesse momento, ele tem que levar tudo ao Secretário. Ele deve passar "atrás" ou à frente do livro da lei? (Lembrando que este se encontra no Oriente nesse rito).
CONSIDERAÇÕES:
Dois aspectos precisam ser comentados sob o ponto de vista da originalidade do Rito. O primeiro é o 1º Diácono levando conteúdo da bolsa de propostas e o segundo é sobre passar por trás ou pela frente do Livro da Lei que fica sobre o Altar dos Juramentos no Oriente.
No caso do 1º Diácono conduzindo o conteúdo da bolsa, me parece contraditório, pois originalmente no REAA, apesar da dialética de abertura, ele não exerce esse ofício, pois quem é o encarregado dessa missão é o Mestre de Cerimônias que, no REAA, é o imediato do Venerável Mestre.
Especificamente eles comunicavam aos Vigilantes as ordens do Mestre da Loja para que eles nivelassem e aprumassem os cantos da obra visando dar início dos trabalhos. Do mesmo modo, no encerramento fossem também feitas as conferências com o nível e com o prumo para se certificar que o trabalho houvera saído a contento e assim fossem pagos os operários. É daí a origem das joias distintivas dos Vigilantes, o Nível e o Prumo.
Atualmente, na Moderna Maçonaria, o REAA revive esse instante transmitindo uma palavra que, sendo ela comunicada nos conformes, significa que tudo está de acordo para se abrir e fechar a Loja. É daí a origem do termo “justo e perfeito”.
Assim, no REAA, os Diáconos não portam bastão e só trabalham como mensageiros para a transmissão da palavra. No caso do 1º Diácono, não é ele quem deve conduzir expediente, recados e outros do gênero. Esse ofício nos ritos de origem francesa é do Mestre de Cerimônias.
No que diz respeito de por onde se passa nos deslocamentos pelo Oriente, é certo que não existe regra para isso, portanto, pode ser pela frente ou pela retaguarda do Altar dos Juramentos. Isso vai depender obviamente do espaço disponível de acordo com o tamanho do ambiente oriental. Desse modo, reitera-se, se houver espaço pode se passar pela retaguarda ou pela frente.
Ao concluir lembro que as minhas colocações não têm o objetivo de incentivar desrespeito à rituais em vigência. Fiz as minhas colocações baseadas no que originalmente preconiza o rito. Antes de mais nada, segue-se o ritual em vigor.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário