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PERGUNTAS & RESPOSTAS
sábado, 31 de maio de 2025
ESPADA EM OMBRO ARMA
EMPUNHANDO A ESPADA
Ocupo o cargo de Cobr∴ Int∴ em minha Loja, estou com lesão crônica no ombro direito e não posso fazer movimentos de elevação do braço, o que impossibilita o sinal de ordem no grau 1; para evitar ausência nas sessões por esse motivo, é possível, nos momentos de ficar à ordem, permanecer em pé com a espada em punho? Aguardo a sua valorosa orientação.
CONSIDERAÇÕES:
Em face à sua lesão, vejo como viável que o Irmão possa se valer da espada em ombro arma para ficar à rigor nas oportunidades em que estiver em pé, destacando, no entanto, que esta é uma providência emergencial e temporária, nunca definitiva.
Espada em ombro arma significa que a mesma deve ser empunhada pela mão direita, lâmina em riste na vertical, junto ao corpo, apontada para cima; mão direita junto ao quadril pelo lado direito, mantendo o braço e o antebraço direito afastados do corpo. Estando em pé e parado mantém-se o corpo ereto (a prumo), com os pés unidos pelos calcanhares formando uma esquadria aberta para a frente.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
MAÇONS FAMOSOS
DOCÊNCIA MAÇÔNICA

sexta-feira, 30 de maio de 2025
REAA - USO DO CHAPÉU
USO DO CHAPÉU
Fui informado que, com as novas mudanças na ritualística do REAA do GOB, o Venerável fará uso do Chapéu tanto nas sessões ordinárias, quanto nas magnas, na hora da transmissão da Palavra Sagrada, procurei entrei na SOR e procurei nas orientações ritualísticas, e nada encontrei referente ao assunto, como sempre trabalho no cargo de M∴ de CCer∴, por favor peço orientações sobre essa parte ritualística, para que possamos incluir nos trabalhos em nossa Loja.
CONSIDERAÇÕES:
Inicialmente, eu gostaria de salientar que o uso do chapéu no REAA não é algo novo. Estamos sim resgatando costumes originais que foram retirados sem explicação - como é o caso do uso do chapéu.

Esta prática foi reintegrada e faz parte dos novos rituais vigentes do REAA, edição 2024. Neles constam todos os momentos em que há retirada e recolocação da cobertura pelo usuário.
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
JACQUES DE MOLAY
quinta-feira, 29 de maio de 2025
SUBSTITUTOS LEGAIS
SUBSTITUTOS
Li certa vez, não me recordando onde, mas acreditando que fosse um texto do Eminente Ir∴ Pedro Juk, o seguinte: “Em uma Sessão ordinária em caso da falta do Ven∴ M.'. esse será substituído pelo Ir∴ 1º Vig∴ e no caso da falta desse também, pelo M∴ I∴ mais novo da Loja”.
Então, baseado nesse texto, sempre acreditei que o substituto natural do Ven∴M∴ (em caso esporádico e momentâneo, e, em Sessão Ordinária) é o Ir∴ 1º Vig∴ou, o Ven∴ M∴ mais recente. Daí pairou uma dúvida: No caso da falta do Ir∴ 1º Vig∴ quem seria seu substituto natural? E no caso do 2º Vig∴, quem seria o substituto natural?
Existe uma hierarquia de cargos dentro da Loja? No caso da falta do 4º cargo: o 5º o substitui, com o 6º ocupando o lugar do 5º e assim sucessivamente. Não é mais prático, quem tem o cargo de ofício permanecer em seu cargo e um outro Ir∴, sendo ele M∴ M∴ ou M∴ I∴ (sem cargo) ocupar o cargo do Ir.'. faltoso? Ao invés, de, p. ex.: Na falta do Ir∴ 1º Vig∴, "subir" de cargo outros 3 IIr.'.? Espero ter feito me entender.
CONSIDERAÇÕES:
Conforme está previsto no RGF, a função do 1º Vigilante também é a de substituir o Venerável Mestre em suas eventuais faltas. Do mesmo modo, diz no Diploma Legal que o substituto do 1º Vigilante, na sua eventual ausência, é o 2º Vigilante.
Vale ressaltar que o RGF não prevê que o 2º Vigilante seja substituto eventual do Venerável Mestre, mesmo que também não esteja presente o 1º Vigilante.
Se em uma sessão ordinária, ausentes estiverem o Venerável Mestre e o 1º Vigilante, o 2º Vigilante substitui o 1º Vigiante, ficando a vaga deixada pelo Venerável para ser preenchida pelo Mestre Instalado mais recente da Loja.
Nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, na falta do Venerável Mestre, dirige os trabalhos o Mestre Instalado (Ex-Venerável) mais recente da Loja.
O Ritual vigente de Aprendiz. 2024, do REAA, menciona ser o 2º Experto o substituto imediato do 2º Vigilante.
SANDUSKY
SE QUERES BEM EMPREGAR TUA VIDA, PENSA NA MORTE
quarta-feira, 28 de maio de 2025
ORNAMENTAÇÃO DO TEMPLO EM CÂMARA DO MEIO
ORNAMENTAÇÃO DO TEMPLO
Gostaria que me tirasse uma dúvida. Participei de uma Sessão Magna de Exalt∴em uma Loja Jurisdicionada às Grandes Lojas de Minas Gerais, e para minha surpresa as paredes do Templo estavam cobertas por uma cortina p∴ com alguns ssímb∴ bbr∴, e como eu já tenho mais de 20 anos que faço parte da ordem e já visitei várias oficinas e nunca tinha presenciado uma situação igual.
Pergunto: é usual usar essa ornamentação.
CONSIDERAÇÕES:
Me estranha muito que o Irmão, com tanto tempo de Maçonaria, ainda desconheça deste artifício usado para ornamentar a Loja em Grau de M∴ M∴ em uma cerimônia de Exalt∴.
∴, ou Câm∴ do Meio, como o Irmão sabe, a cerimônia de Exalt∴possui uma decoração especial, cuja cor predominante é a p∴, para dar ao ambiente um clima de consternação.À vista disso, para as sessões do 3º Grau, as Lojas comumente se utilizam do mesmo recinto em que ocorrem as Lojas de Apr∴ e de Comp∴, fazendo nelas as adaptações necessárias que requerem a decoração de uma Câm∴ do Meio. Para isso, geralmente as paredes são cobertas por cortinas pp∴ decoradas com ssímb∴ de cor prat∴.
O mesmo ocorre com as toalhas que cobrem as mobílias, as quais são substituídas por toalhas pp∴ com ggal∴ pprat∴.
No GOB, as suas Lojas também se utilizam desse artifício, sobretudo nas cerimônias de Exalt∴ - vide o Ritual do Grau do 3º Grau, título Disposição e Decoração do Templo.
Entenda-se que a decoração de uma Loja de M∴ M∴, durante a cerimônia de Exalt∴, principalmente, é completamente diferente da decoração das Lojas do 1º e 2º Graus. Nas sessões ordinárias do 3º Grau esta decoração não é obrigatória, todavia em uma sessão magna de Exalt∴, é.
PÍLULAS MAÇÔNICAS
nº 96 - Michelângelo Buonarotti
Fonte: pilulasmaconicas.blogspot.com
DO ÁTRIO
terça-feira, 27 de maio de 2025
CORES NO REAA - SIMBOLISMO
CORES NO REAA
No nosso templo, aventais e demais paramentos, a cor utilizada é o azul. Entretanto já li no seu blog e em outros locais, bem como já visualizei imagens de outras lojas do mesmo rito que usam a cor vermelha. Conversando com meu Venerável Mestre, este comentou que em outra potência do Estado da Bahia, a cor utilizada é a vermelha. Após esta breve conversa, ele me solicitou para elaborar uma Peça de Arquitetura tentando explicar essas diferenças, e se possível a cor certa de acordo com a ritualística do REAA.
Poderia me ajudar, esclarecendo porque temos diferenças nas cores utilizadas, a cor certa, se possível citando as fontes para que eu possa aprofundar meu estudo, ao invés de simplesmente reproduzir a resposta do Querido Irmão?
CONSIDERAÇÕES:
Esta não é uma resposta tão simples de se dar. Sugiro que o Ir∴ perscrute as seguintes tópicos: o Conselho de Lausanne de 1875, os elementos constitutivos do primeiro Ritual para o simbolismo do Rito na França em 1804; veja também o séquito dos Stuarts na França a partir de 1649 (o escocesismo e o catolicismo); pesquise a história das Lojas Capitulares e a Loja Geral Escocesa, entre 1804 e 1816; o Discurso de Ramsay, o Capítulo de Clermont, o Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, o Rito de Heredon dentre outros.
Estes são alguns dos documentos básicos do escocesismo sugeridos para se criar uma grade de pesquisas a partir de elementos primários.







