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PERGUNTAS & RESPOSTAS
sábado, 31 de maio de 2025
ESPADA EM OMBRO ARMA
EMPUNHANDO A ESPADA
Ocupo o cargo de Cobr∴ Int∴ em minha Loja, estou com lesão crônica no ombro direito e não posso fazer movimentos de elevação do braço, o que impossibilita o sinal de ordem no grau 1; para evitar ausência nas sessões por esse motivo, é possível, nos momentos de ficar à ordem, permanecer em pé com a espada em punho? Aguardo a sua valorosa orientação.
CONSIDERAÇÕES:
Em face à sua lesão, vejo como viável que o Irmão possa se valer da espada em ombro arma para ficar à rigor nas oportunidades em que estiver em pé, destacando, no entanto, que esta é uma providência emergencial e temporária, nunca definitiva.
Espada em ombro arma significa que a mesma deve ser empunhada pela mão direita, lâmina em riste na vertical, junto ao corpo, apontada para cima; mão direita junto ao quadril pelo lado direito, mantendo o braço e o antebraço direito afastados do corpo. Estando em pé e parado mantém-se o corpo ereto (a prumo), com os pés unidos pelos calcanhares formando uma esquadria aberta para a frente.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
MAÇONS FAMOSOS
DOCÊNCIA MAÇÔNICA

sexta-feira, 30 de maio de 2025
REAA - USO DO CHAPÉU
USO DO CHAPÉU
Fui informado que, com as novas mudanças na ritualística do REAA do GOB, o Venerável fará uso do Chapéu tanto nas sessões ordinárias, quanto nas magnas, na hora da transmissão da Palavra Sagrada, procurei entrei na SOR e procurei nas orientações ritualísticas, e nada encontrei referente ao assunto, como sempre trabalho no cargo de M∴ de CCer∴, por favor peço orientações sobre essa parte ritualística, para que possamos incluir nos trabalhos em nossa Loja.
CONSIDERAÇÕES:
Inicialmente, eu gostaria de salientar que o uso do chapéu no REAA não é algo novo. Estamos sim resgatando costumes originais que foram retirados sem explicação - como é o caso do uso do chapéu.

Esta prática foi reintegrada e faz parte dos novos rituais vigentes do REAA, edição 2024. Neles constam todos os momentos em que há retirada e recolocação da cobertura pelo usuário.
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
JACQUES DE MOLAY
quinta-feira, 29 de maio de 2025
SUBSTITUTOS LEGAIS
SUBSTITUTOS
Li certa vez, não me recordando onde, mas acreditando que fosse um texto do Eminente Ir∴ Pedro Juk, o seguinte: “Em uma Sessão ordinária em caso da falta do Ven∴ M.'. esse será substituído pelo Ir∴ 1º Vig∴ e no caso da falta desse também, pelo M∴ I∴ mais novo da Loja”.
Então, baseado nesse texto, sempre acreditei que o substituto natural do Ven∴M∴ (em caso esporádico e momentâneo, e, em Sessão Ordinária) é o Ir∴ 1º Vig∴ou, o Ven∴ M∴ mais recente. Daí pairou uma dúvida: No caso da falta do Ir∴ 1º Vig∴ quem seria seu substituto natural? E no caso do 2º Vig∴, quem seria o substituto natural?
Existe uma hierarquia de cargos dentro da Loja? No caso da falta do 4º cargo: o 5º o substitui, com o 6º ocupando o lugar do 5º e assim sucessivamente. Não é mais prático, quem tem o cargo de ofício permanecer em seu cargo e um outro Ir∴, sendo ele M∴ M∴ ou M∴ I∴ (sem cargo) ocupar o cargo do Ir.'. faltoso? Ao invés, de, p. ex.: Na falta do Ir∴ 1º Vig∴, "subir" de cargo outros 3 IIr.'.? Espero ter feito me entender.
CONSIDERAÇÕES:
Conforme está previsto no RGF, a função do 1º Vigilante também é a de substituir o Venerável Mestre em suas eventuais faltas. Do mesmo modo, diz no Diploma Legal que o substituto do 1º Vigilante, na sua eventual ausência, é o 2º Vigilante.
Vale ressaltar que o RGF não prevê que o 2º Vigilante seja substituto eventual do Venerável Mestre, mesmo que também não esteja presente o 1º Vigilante.
Se em uma sessão ordinária, ausentes estiverem o Venerável Mestre e o 1º Vigilante, o 2º Vigilante substitui o 1º Vigiante, ficando a vaga deixada pelo Venerável para ser preenchida pelo Mestre Instalado mais recente da Loja.
Nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, na falta do Venerável Mestre, dirige os trabalhos o Mestre Instalado (Ex-Venerável) mais recente da Loja.
O Ritual vigente de Aprendiz. 2024, do REAA, menciona ser o 2º Experto o substituto imediato do 2º Vigilante.
SANDUSKY
SE QUERES BEM EMPREGAR TUA VIDA, PENSA NA MORTE
quarta-feira, 28 de maio de 2025
ORNAMENTAÇÃO DO TEMPLO EM CÂMARA DO MEIO
ORNAMENTAÇÃO DO TEMPLO
Gostaria que me tirasse uma dúvida. Participei de uma Sessão Magna de Exalt∴em uma Loja Jurisdicionada às Grandes Lojas de Minas Gerais, e para minha surpresa as paredes do Templo estavam cobertas por uma cortina p∴ com alguns ssímb∴ bbr∴, e como eu já tenho mais de 20 anos que faço parte da ordem e já visitei várias oficinas e nunca tinha presenciado uma situação igual.
Pergunto: é usual usar essa ornamentação.
CONSIDERAÇÕES:
Me estranha muito que o Irmão, com tanto tempo de Maçonaria, ainda desconheça deste artifício usado para ornamentar a Loja em Grau de M∴ M∴ em uma cerimônia de Exalt∴.

À vista disso, para as sessões do 3º Grau, as Lojas comumente se utilizam do mesmo recinto em que ocorrem as Lojas de Apr∴ e de Comp∴, fazendo nelas as adaptações necessárias que requerem a decoração de uma Câm∴ do Meio. Para isso, geralmente as paredes são cobertas por cortinas pp∴ decoradas com ssímb∴ de cor prat∴.
O mesmo ocorre com as toalhas que cobrem as mobílias, as quais são substituídas por toalhas pp∴ com ggal∴ pprat∴.
No GOB, as suas Lojas também se utilizam desse artifício, sobretudo nas cerimônias de Exalt∴ - vide o Ritual do Grau do 3º Grau, título Disposição e Decoração do Templo.
Entenda-se que a decoração de uma Loja de M∴ M∴, durante a cerimônia de Exalt∴, principalmente, é completamente diferente da decoração das Lojas do 1º e 2º Graus. Nas sessões ordinárias do 3º Grau esta decoração não é obrigatória, todavia em uma sessão magna de Exalt∴, é.
PÍLULAS MAÇÔNICAS
nº 96 - Michelângelo Buonarotti
Fonte: pilulasmaconicas.blogspot.com
DO ÁTRIO
terça-feira, 27 de maio de 2025
CORES NO REAA - SIMBOLISMO
CORES NO REAA
No nosso templo, aventais e demais paramentos, a cor utilizada é o azul. Entretanto já li no seu blog e em outros locais, bem como já visualizei imagens de outras lojas do mesmo rito que usam a cor vermelha. Conversando com meu Venerável Mestre, este comentou que em outra potência do Estado da Bahia, a cor utilizada é a vermelha. Após esta breve conversa, ele me solicitou para elaborar uma Peça de Arquitetura tentando explicar essas diferenças, e se possível a cor certa de acordo com a ritualística do REAA.
Poderia me ajudar, esclarecendo porque temos diferenças nas cores utilizadas, a cor certa, se possível citando as fontes para que eu possa aprofundar meu estudo, ao invés de simplesmente reproduzir a resposta do Querido Irmão?
CONSIDERAÇÕES:
Esta não é uma resposta tão simples de se dar. Sugiro que o Ir∴ perscrute as seguintes tópicos: o Conselho de Lausanne de 1875, os elementos constitutivos do primeiro Ritual para o simbolismo do Rito na França em 1804; veja também o séquito dos Stuarts na França a partir de 1649 (o escocesismo e o catolicismo); pesquise a história das Lojas Capitulares e a Loja Geral Escocesa, entre 1804 e 1816; o Discurso de Ramsay, o Capítulo de Clermont, o Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, o Rito de Heredon dentre outros.
Estes são alguns dos documentos básicos do escocesismo sugeridos para se criar uma grade de pesquisas a partir de elementos primários.