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PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 30 de junho de 2018

FRASES ILUSTRADAS


NÃO SEJAS MAÇOM

NÃO SEJAS MAÇOM
(Desconheço o autor)

Se queres descanso, não seja maçom, pois o trabalho do maçom deve ser contínuo. 

Se queres ser beneficiado, não seja maçom, pois o maçom deve primeiro promover benefícios a e em prol de outros. 

Se queres paz, não seja maçom, pois o maçom deve estar em guerra constante contra os vícios.

Se sois egoísta, não seja maçom, pois, para o maçom, compartilhar deve ser um hábito.

Se apenas pensas em ti, não seja maçom, pois pensar apenas em si mesmo é inviável e o maçom deve pensar e agir para todos.

Se desejas enriquecer, não seja maçom, pois o patrimônio de um maçom não é avaliado pelos seus bens, mas sim pelas suas atitudes.

Se sois arrogante, nunca seja um maçom, pois a humildade deve ser uma virtude constante, demonstrada em todos os momentos.

Se sois demasiadamente religioso, não seja maçom, pois o maçom deve ser tolerante em suas diferenças religiosas.

Se não crês em Deus, esqueça, não há como ser maçom, pois os maçons nada fazem sem antes O invocarem.

Se gostas das luxúrias que o mundo proporciona, não seja maçom, pois os maçons devem ignorá-las, vez que são temporárias.

Se simplesmente fazes parte de algo, não seja maçom, pois o maçom não pode só fazer parte, deve trabalhar para fazer a diferença.

Se queres ser maçom, não tente ser o pior nem o melhor, seja apenas você mesmo.

Se és arrogante, não seja maçom, pois o desprezo está em sintoma de maldade e a maldade é a principal inimiga do maçom.

Se és omisso, não seja maçom, pois a iniciativa deve ser notável em um maçom.

Se és preconceituoso, não seja maçom, pois a igualdade deve ser um pilar marcante na vida do maçom. 

sexta-feira, 29 de junho de 2018

O PADRINHO MAÇOM

O PADRINHO MAÇOM
Ir.·. Vilson Antonio Cimolin M.·.M.·. 
Obr.·. da Loja Renascer da Luz n° 56 - GOSC 

Considerado o personagem mais importante depois do candidato à maçom, o padrinho ou proponente, torna-se uma figura exponencial na formação dos futuros irmãos. Terá uma responsabilidade mister, que inicia-se a partir da indicação do profano e deveria perpetuar-se enquanto ambos permanecessem maçons. 

Somente como ilustração, devemos constar que, nos primórdios da Maçonaria organizada como especulativa, no dia da recepção do candidato, o padrinho o levava até uma Taverna, onde a loja se reunia e, junto com o mesma, ingressava numa sala escura (câmara de reflexões) e ali ficavam os dois, no mais completo silêncio, por aproximadamente uma hora. Após, o padrinho pegava o seu afilhado e o levava até a porta da loja (Templo) e dava três fortes pancadas. A porta era aberta. O Primeiro Vigilante vinha até eles, e o padrinho entregava seu afilhado aos cuidados desse irmãos. Terminava aí, a participação do padrinho, mas não a sua responsabilidade.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

UNIÃO

UNIÃO
Ir∴ Humberto José de Andrade
GLMMG - de Caratinga - MG
ESTE TRABALHO É DEDICADO A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM E CONTRIBUEM Para A HARMONIA DESSA LOJA, FOI CRIADO E ESCRITO DE MANEIRA SIMPLES E ESPERO QUE MESMO SENDO SIMPLES, ELE VENHA SE SOMAR A TANTOS MOMENTOS BONS QUE AQUI COMPARTILHAMOS
Palavra tantas vezes dita e ouvida. Olhe, repare os Irmãos a sua volta, tantos vieram aqui hoje, para reunir e celebrar a união, o aperfeiçoamento. Estamos aqui para celebrar a vida em coesão, ser uma forma de luz, luz essa, que somada à luz que emana de cada um, com mais ou menos brilho, brilha, brilha muito mais forte quando aqui reunimos, deixando lá fora tudo e nos concentramos para construir, construir em união.

terça-feira, 26 de junho de 2018

OS MAÇONS QUE LEEM E OS MAÇONS QUE NÃO LEEM

OS MAÇONS QUE LEEM E OS MAÇONS QUE NÃO LEEM
Irmão Albert G. Mackey
Tradução: Luciano R. Rodrigues

Eu acredito que existam muitos Maçons que são desconhecedores dos princípios da Maçonaria, assim como há homens de todas as classes que estão sujeitos à ignorância da sua própria profissão. Não existe um relojoeiro que não saiba sobre os elementos de relojoaria, nem um ferreiro que não esteja totalmente familiarizado com as propriedades do ferro em brasa. Subindo para os mais altos caminhos da ciência, eu ficaria muito surpreendido se encontrasse um advogado que fosse ignorante dos elementos de jurisprudência, ou um médico que nunca tenha lido um tratamento sobre uma patologia, ou um clérigo que não saiba absolutamente nada de teologia. Entretanto, nada é tão comum quanto encontrarmos Maçons que estão na completa escuridão a respeito de tudo que se refere à Maçonaria. Eles são ignorantes da sua história, não sabem se uma produção é atual ou se ela vem de eras remotas na sua origem. Eles não têm compreensão do significado esotérico de seus símbolos ou suas cerimônias e, dificilmente, entendem seus modos de reconhecimento. No entanto, é muito comum encontrar esses socialistas na posse de Graus elevados e, por vezes, sendo homenageados por altos membros da Ordem, presente nas reuniões de Lojas e Capítulos, se intrometendo nos procedimentos, tomando parte ativa em todas as discussões e persistindo na manutenção de opiniões heterodoxas, em oposição ao julgamento dos Irmãos de muito maior conhecimento.

Por que razão acontecem tais coisas? Por que, só na Maçonaria, deve haver tanta ignorância e tanta presunção?

segunda-feira, 25 de junho de 2018

MEIO MAÇÔNICO

MEIO MAÇÔNICO
(Desconheço o autor)

Votação: A votação é um dos atos mais importantes e transcendentais da Maçonaria e expressa a vontade soberana de seus membros, dando a conhecer livremente, em todas as ocasiões, através do sufrágio. O caráter eminentemente democrático da Maçonaria e do regime representativo por que se governam Lojas e Obediências fazem das votações uma constante manifestação entre os Maçons. As votações se verificam na ocasião das eleições dos Oficiais das Lojas e dos Altos Corpos, na admissão de profanos na Maçonaria e nos Graus, e nas deliberações sobre assuntos nos quais a Loja é chamada a se pronunciar.

Veneráveis Mestres: Alguns começam o trabalho de dirigente da Loja depois de um aprendizado teórico e outros se iniciam na tarefa sem qualquer estudo específico do cargo.

domingo, 24 de junho de 2018

FOTO MAÇÔNICA DE DOMINGO

Foi Robert quem nos enviou esta foto de um banner visto no salão municipal do município de Andon (Alpes Marítimos).

Como Robert diz, pode não ser nada maçônico, mas está mais perto dos cartazes que às vezes podemos ver em nossas lojas, e o tema da solidariedade parece-me familiar.

Fonte: https://www.hiram.be

FESTA DE SÃO JOÃO

FESTA DE SÃO JOÃO
Ir∴ Ambrósio Peters

É enganoso pensar que essas Assembléias de 24 de junho, dia de São João Batista, e de 27 de dezembro, dia de São João Evangelista, tenham sido comemorações religiosas dos dias onomásticos desses dois santos. Outrossim, embora essas festas sejam coincidentes com os dois solstícios anuais, nada há na História da Maçonaria que confirme serem essas assembléias relacionadas com a passagem desses dois eventos astronômicos. Nada se encontra a respeito, nos dois livros das constituições de James Anderson.

No seu novo livro das constituições de 1738, ao se referir à posse do Grão-Mestre, Duque de Montagu, James Anderson descreve a cerimônia com minúcias, mas não faz nenhuma referência à celebração religiosa do Santo do dia.

A primeira vez que se menciona São João no Novo Livro das Constituições de 1738 (p. 79), está no nome da Ordem dos Cavaleiros de São João de Rodes (os Hospitalários), cujo Grão-Mestre visitou a Inglaterra no ano de 1500 e convocou uma Grande Assembléia de Irmãos da Ordem para eleger o Rei Henrique VII seu patrono, ou seu Grão-Mestre para a Inglaterra.

No dia 24 de junho de 1502, o Rei acompanhado de seus dois Grandes Vigilantes e de uma seleta comitiva, assentou a pedra fundamental de sua famosa capela particular em Westminster. A primeira Grande Assembléia de Maçons conhecida é do dia 27 de dezembro de 1561 na cidade de York. A introdução dessas duas datas certamente deve-se ao fato de o nome da Ordem dos Hospitalários, não ter definido a identidade do santo homenageado no seu nome, São João Batista ou São João Evangelista.

Os manuscritos do Poema Régio, de Cooke e do GL-1, cujos textos integrais foram repassados pessoalmente, nenhuma referência fazem às festas de São João, embora se refiram até com certa minúcia a outras festas e comemorações religiosas católicas. Nem mesmo os estatutos dos Maçons de Eduardo III, dos anos de 1350 e 1360, que se referem repetidas vezes a Festa da Páscoa e a Festa de São Miguel, fazem qualquer referência a comemorações da Festa de São João.

Sendo esses manuscritos do final do século XIV, é conclusivo afirmar que as comemorações de São João tenham sido introduzidas na Maçonaria, após o século XV e que isto se deva ao nome da Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém, (depois de São João de Rodes e a seguir de São João de Malta) e não por ter sido São João uma festa popular. As Grandes Assembléias e as comunicações trimestrais nunca foram festas religiosas e nenhuma ligação tiveram com festas populares.

sábado, 23 de junho de 2018

FRASES ILUSTRADAS


O MESTRE MAÇOM PERANTE A SOCIEDADE

O MESTRE MAÇOM PERANTE A SOCIEDADE
Rui Bandeira

A Maçonaria Regular é uma instituição destinada ao aperfeiçoamento moral, espiritual e intelectual dos seus elementos e também para que estes, através do seu exemplo e da prática dos seus princípios, por sua vez propiciem, influenciem, a melhoria, pouco a pouco, indivíduo a indivíduo, da sociedade em que a Instituição e os seus elementos se inserem.

A Maçonaria Regular não existe divorciada, separada, afastada, da sociedade em que se insere. Pelo contrário, é uma das instituições que unem, solidificam e contribuem para o progresso dessa mesma sociedade - à sua maneira, é certo, pelo seu específico jeito, obviamente; mas a sua riqueza está precisamente na sua diferença, na sua especificidade: para ser igual às outras, bastam as outras...

sexta-feira, 22 de junho de 2018

"UM MAÇOM"

“UM MAÇOM”
(Voltaire)

Pseudônimo de FRANÇOIS-MARIE ARQUET, escritor francês (nasceu e morreu em Paris, 21/11/1694 - 30/5/1778). Originário, por parte de mãe, de uma família de pequena nobreza, fez os seus estudos no colégio Louis-le-Grand, então dirigido pelos jesuítas. Introduzido, ainda jovem na alta sociedade do seu tempo, Voltaire foi encarcerado durante 11 meses na bastilha, como responsável por um panfleto que não escrevera. Aproveita o tempo de prisão para escrever a sua primeira tragédia, Edipe, (Édipo) cujo sucesso, em 1718, abre-lhe o acesso aos meios intelectuais. E, conseqüencia de desentendimento com um nobre, Voltaire é obrigado a expatriar-se na Inglaterra, onde viveu três anos, a partir de 1726. Escreve então um dos seus livros importantes, Les Lettres Angalaises ou Philosophiques (1794); e nas quais compara o liberalismo das instituições e dos costumes britânicos com o absolutismo reinante na França.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

LOJA DE MESA

LOJA DE MESA
Por José Castellani
do livro Dicionário de Termos Maçônicos.

É a sessão ritualística em que os maçons se confraternizam em torno de uma mesa de refeições.

É também chamada, embora impropriamente, de banquete ritualístico. 

De maneira geral, a Loja de Mesa deve ser instalada nos edifícios maçônicos, em salas apropriadas. Podem, todavia, ter lugar em qualquer outro edifício, contanto que tudo seja disposto de maneira que, de fora, nada se possa ver e ouvir; isso significa que a Loja de Mesa deve ser coberta a olhos profanos, já que se trata de uma sessão ritualística.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

VIRTUDE, VIRTUDES E BONS COSTUMES

VIRTUDE, VIRTUDES E BONS COSTUMES
Irm Ambrósio Peters (*)

Em todos os diálogos as dificuldades de entendimento surgem da incorreta definição dos conceitos ou do uso de termos inadequados e equivocados. Quando os interlocutores se valem de termos iguais ou assemelhados cobrindo conceitos diferenciados em relação ao objetivo de um diálogo qualquer tentativa de esclarecimento deixará de ser um diálogo para se transformar num ríspido confronto de opiniões.

Nesse sentido os termos virtude, virtudes e bons costumes geralmente considerados na seleção de novos aprendizes parecem um exemplo típico. Tentemos buscar as definições corretas, ou as definições padrões habitualmente consideradas.

Qual o sentido do termo “Virtudes?”.

terça-feira, 19 de junho de 2018

VENERÁVEL – O FILTRO DA LOJA

VENERÁVEL – O FILTRO DA LOJA
Valdemar Sansão- M∴M∴ 

“A quem muito se deu, dele muito se exigirá; e a quem muito se entregar, muito se lhe pedirá”

Um templo maçônico é construído, unindo-se tijolo a tijolo com a argamassa preparada pelo pedreiro, que assim levanta suas paredes e verifica a sua perfeição com o auxílio do Prumo e do Nível, tornando a aparência rude em lisa com a Trolha, utilizada para estender o reboco e cobrir todas as irregularidades, para anunciar que está tudo correto, proclamando: tudo está justo e perfeito, fazendo parecer o edifício como formado por um único bloco e por isso, a Trolha pode ser considerada como um emblema de tolerância e indulgência com que todo Maçom deve dissimular as faltas e defeitos de seus Irmãos.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

TRONCO DE BENEFICÊNCIA

TRONCO DE BENEFICÊNCIA

Quando da construção do Templo erguido por Salomão em Jerusalém, tinha-se por hábito guardar documentos da obra, bem como o salário dos construtores, classificados como Aprendizes e Companheiros, no interior das duas Colunas localizadas na entrada do Templo, que eram ocas. Os primeiros na Coluna B e os do Segundo Grau na Coluna J. Esse salário corresponde à jornada de trabalho, nem sempre era em moedas, pagava-se também em espécie, sendo o sal o mais valioso e procurado, daí deriva a palavra salário. Cultivando-se a "Arte Real" persistiu a tradição de premiar-se o trabalho dos Aprendizes e Companheiros com o conteúdo das Colunas e abastecer-se estas com as verbas necessárias e projetos. Por uma questão de ordem prática, não se podia transformar as Colunas em cofre, para que os donatários colocassem seus depósitos. Por esta razão, criou-se um reprodução das Colunas, em miniatura, que girava por entre as bancadas, recebendo as contribuições, a mão se introduzia pelo alto do capitel, que a ocultava, havendo uma fenda no cimo do fuste, para a passagem das ofertas. Outros recipientes tinham a forma da Coluna, àquela que os arquitetos denominavam "Tronco".

Naquela época, a função caritativa da Maçonaria se tornou tão destacada, que a Ordem passou a ser identificada filantrópica, se ouvia falar que a imagem da Maçonaria era Fraternidade e Caridade. Assim, a antiga coleta que se fazia entre os sacerdotes foi estendida aos associados, passando a ser destinada às obras piedosas da corporação ou da Loja. Isso chegou a influir na denominação do "Tronco", que passou a ser chamado de "Tronco da Beneficência" ou de "solidariedade" e em alguns Ritos "Tronco da Viúva", em razão da palavra viúva exprimir todos os desvalidos da sorte. O "Tronco" gira seguindo o curso dos astros. A circulação ritualística forma uma estrela de seis pontas (Escudo de David, Selo de Salomão ou Hexagrama Mágico). O simbolismo desta circulação, sintetizada na estrela de seis pontas, representa as duas naturezas humanas: "Masculina" e "Feminina", que se interpenetram e se harmonizam, conservando, porém, cada uma, sua própria individualidade. O giro é suspenso entre Colunas – não é o Tronco que fica suspenso, mas sim o giro, que aguarda instruções.

No Brasil, o "Tronco de Solidariedade" é revestido de especial importância, há muito que os Regulamentos Gerais da Ordem somente consideram válida uma Sessão, se nela circulou o "Tronco" (exceção feita somente as Sessões onde estão presentes profanos, como no caso de datas festivas, cívicas, brancas, fúnebres, etc.). È lição antiga que na oferta, "a esquerda ignore o que faz a direita", (Mateus 6:3), justamente essa modéstia é uma das explicações do legendário segredo maçônico. Resultado do "Tronco", o irmão hospitaleiro vai ao Altar do Tesoureiro e confere o produto do Tronco. O venerável anuncia em voz alta a quantia arrecadada, cujo valor fica sob a guarda do irmão tesoureiro e creditado à Hospitalaria.

O 'Tronco de Solidariedade" é de fundamental importância, pois, o socorro aos necessitados depende da consciência de cada irmão. É sempre bom lembrar que cada um tijolo se une a outros tijolos e, juntos, erguem uma casa. Uma brasa se une a outras brasas e, juntas, mantêm o fogo aceso. Uma mão se une a outras mãos e, juntas, executam o serviço. Um passo se une a outros passos e, juntos, chegam ao destino. Por isso que juntos somos capazes de realizar.

Ir∴ Oswaldo Generoso Dias - Oriente de São João Evangelista - MG - Revista A Trolha fev/99 

domingo, 17 de junho de 2018

FOTO MAÇÔNICA DE DOMINGO



Foi Lionel quem nos enviou esta foto deste edifício de Boussois, no norte.

Hoje "Casa da Cidadania", a antiga "Casa de Trabalho" foi construída em 1928 pelo arquiteto Philippe Six. 

Não há nenhum vestígio de que o referido arquiteto pertencera à Maçonaria, mas as decorações da fachada lembram muito um avental.

Assinala-se que ele também criou na mesma cidade um memorial (agora desaparecido) para o nosso irmão Paul Doumer, Presidente da República assassinado em 1932.
(tradução livre)

Fonte: https://www.hiram.be

SEGUNDO VIGILANTE

SEGUNDO VIGILANTE

O Segundo Vigilante é o terceiro oficial na hierarquia de uma loja maçônica, e é ele quem ajuda a que os trabalhos transcorram com naturalidade. Na Maçonaria o 2° Vigilante é um oficial eleito e sua função é a de anunciar em sua coluna as ordens do Venerável Mestre, conservar a ordem em sua coluna; ensinar aos companheiros maçons as doutrinas deste grau, substituir em sua falta ou impedimento ao 1° Vigilante e ao Venerável Mestre, sempre que respeitadas as condições exigidas ao 1° Vigilante e sempre que o 2° Vigilante seja um mestre instalado. O 2° Vigilante cumpre mais uma função que é a de cuidar dos irmãos durante a recreação e também a de evitar que se cometam excessos.

sábado, 16 de junho de 2018

CHARGES


IRMÃO COM TRÊS PONTINHOS

IRMÃO COM TRÊS PONTINHOS

A palavra irmão, tal como se encontra no dicionário, significa pessoa que descende de um ou dos dois pais comuns. Essa definição baseada na origem biológica da pessoa, embora bastante simples e precisa não é suficiente para definir a palavra irmão no sentido mais amplo do termo.

Muitas religiões, notadamente os evangélicos no Brasil, utilizam o termo irmão para definir aquele que professa a mesma religião que a sua, esse sentido deriva da crença que todos somos filhos de um único Deus e, portanto a humanidade formaria, segundo esse entendimento, uma grande família, sendo todos irmãos. É sem dúvida uma bela e filosófica visão e talvez seja um fim a ser alcançado.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

OS PRINCÍPIOS: TOLERÂNCIA E O RESPEITO MÚTUO

OS PRINCÍPIOS: TOLERÂNCIA E O RESPEITO MÚTUO
Maximilian Trevisan - A∴M∴ 
A∴.R∴.L∴S∴ Estrela de Praia Grande – 2802 – R∴M∴

Tolerância pode ser definido como a abstenção de agir contra aquilo que reprovamos, contra o que nos é politicamente contrário ou contra o que é diferente de nós.

A Tolerância religiosa é um dos pilares do Estado democrático moderno e isso em muito se deve, à ação maçônica.

John Locke (1632-1704), escreveu em 1689 a “Cartas sobre a Tolerância” que é a autoridade fundamental sobre a idéia de tolerância, apesar do próprio Locke excluir os católicos de sua proteção com a justificativa de que a fidelidade destes não era para com o governo e sim para com a Igreja, o que os constituía em intolerantes por excelência.

A Tolerância maçônica é, em certa medida, expressão de sua repulsa contra os preconceitos e contra a tirania que a todos impõe suas condições sem nenhum respeito pelas particularidades.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

TRONO E SÓLIO

TRONO E SÓLIO

Saudações estimados Irmãos, o Venerável assenta-se no Trono ou no SÓLIO?

Se você respondeu no Trono, acertou; no Sólio, também acertou. Mas se respondeu no Trono que está no Sólio cometeu uma enorme redundância; o mesmo que, subir para cima e descer para baixo.

Certamente foi lhe instruído que, o Primeiro Diácono fica abaixo do Sólio, e o Sólio é onde fica a cadeira do Venerável, do ex-Venerável e da maior autoridade maçônica presente.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

O RITO MODERNO E O FUTURO DA MAÇONARIA

O RITO MODERNO E O FUTURO DA MAÇONARIA
(Trabalho preparado para o Encontro do Rito Moderno de 2008 em Santa Catarina)
Loja Acadêmica Razão e Virtude no 3786 – GOB-SC

INTRODUÇÃO

Vivemos um momento crítico e conturbado: crítico na ordem moral, na ordem política e social, na relação entre as pessoas, na ecologia, nas relações diplomáticas, na economia nacional e internacional, na fé depositada nas doutrinas religiosas, enfim um momento crítico humano e conturbado pois o humano tende a reagir com violência em suas crises.

Estamos diante de uma bifurcação no Caminho, e precisamos decidir entre adotar novos e mais modernos padrões, quer sociais, quer religiosos ou filosóficos, quer políticos, iluminados pelo vasto conhecimento científico atual e, por esse caminho, encontrarmos um novo desiderato em que possamos sobreviver em paz e prosperidade; ou persistir nos velhos padrões superados pelo conhecimento e que tendem a nos levar à destruição, quer pelo colapso ecológico, quer pelo colapso social.

Como podemos compreender isso e tomarmos uma decisão sensata?

terça-feira, 12 de junho de 2018

LA PIEDRA BRUTA

LA PIEDRA BRUTA

Concepto

Es el hombre en su estado natural, primitivo e imperfecto. Representa a la conciencia sometida a las influencias negativas, los vicios y la ignorancia del mundo profano, del que se procede y al que se debe abandonar y superar. El reptiliano del que se hablan en las disciplinas científicas que estudian al cerebro. Es la “materia informe” de la psique desordenada y caótica.

El Aprendiz se considera una Piedra bruta, todavía no tallada. Él es, a la vez, el sujeto y el objeto de su trabajo, llamado a transformarse en una piedra cubica para ocupar su lugar en la construcción de su templo espiritual. Cuando la construcción corporal está terminada, dócil a los impulsos voluntarios, la razón y el corazón son los instrumentos de trabajo del espíritu. Y porque también el corazón? Porque creo que la sola acción no basta sino que debe ser sentida en la profundidad de nuestro ser. 

La masonería busca despertar al Obrero Iluminado de la Inteligencia Creativa que mora en el corazón del hombre a fin de realizar su perfección interior hasta que la forma exterior se haya identificado con la misma Perfección Ideal y Latente. 

La acción de desbastar…

segunda-feira, 11 de junho de 2018

A SABEDORIA

A SABEDORIA
Ir∴ José Aparecido dos Santos
A∴R∴L∴S∴ Justiça – Rito R∴E∴A∴A∴ Oriente de Maringá 

A Sabedoria, a Força e a Beleza são as três Colunas-Mestras da Maçonaria, no sentido esotérico.

É a Trilogia sempre em evidência, pois são os principais atributos da humanidade.

O Livro Sagrado é também denominado Livro da Sabedoria.

Na antiga Grécia, a Sabedoria era simbolizada pela deusa Atena e, em Roma, por Minerva.

Na Maçonaria, no Templo, ao Oriente, é colocada a estátua de Minerva, porque o Venerável Mestre representa a coluna da sabedoria.

A Sabedoria traz consigo a Prudência, a Tolerância, a Paz e o Perdão.

Quando Jeová perguntou ao rei Salomão o que desejava para reinar, respondeu que lhe fosse dada Sabedoria, e, na realidade, assim sucedeu, tanto que hoje, para expressar de forma concreta essa virtude, basta nomear o nome do rei Salomão, símbolo maçônico da sabedoria.

Oxalá todo maçom pudesse em sua súplicas aspirar que o G∴A∴D∴U∴ lhe desse Sabedoria! E nos ajude sempre!

domingo, 10 de junho de 2018

FOTO MAÇÔNICA DE DOMINGO

Atenção: a livraria está sob a vigilância do GADU
Franck nos enviou a foto deste pôster afixado na vitrine da livraria Detrad, na rue Cadet. Aos nossos amigos Jean-Luc e Didier não falta humor ... 

Fonte: https://www.hiram.be

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DAS LETRAS MB NO AVENTAL DO MM

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DAS LETRAS MB NO AVENTAL DO MM
José Roberto Mira 

M – a mais sagrada de todas as letras, segundo o dicionário esotérico, pois é ao mesmo tempo masculino e feminino, isto é uma letra andrógina. É uma letra mística em todos os idiomas, orientais e ocidentais. O nome sagrado de Deus em Hebraico, aplicado a letra M, é “MeBorach”, que quer dizer o Santo ou o Bendito.

B – É uma clara expressão da dualidade dos princípios superpostos, que evidenciam a lei da polaridade. Mostra claramente a relação entre o superior e o inferior, o céu e a terra e o espirito e matéria. O lado curvo, corresponde a involução ou revelação do espírito na matéria. O lado reto, é o ascendente que corresponde à evolução do Espirito na matéria. O lado reto mostra o domínio do homem, e o lado curvo o da matéria. A forma hebraica desta letra e Beth, e tem uma relação com o princípio da vida.

Em nossa pesquisa encontramos varias interpretações para o M∴B∴ do avental do M∴M∴, umas até interessantes, que tentaremos reproduzir, e outras tão absurdas que não convém nem citá-las, por riscos de reproduzirmos o ridículo sem berço e sem fundamento.

sábado, 9 de junho de 2018

CHARGES


COMPANHEIRO MAÇOM: O GRAU INJUSTIÇADO

Por Kennyo Ismail
Os seres vivos têm comumente seus ciclos de vida divididos em três etapas: nascimento, vida e morte. Quando divididos em fases, não é muito diferente: fase infantil, fase adulta, e fase senil.

É claro que cada etapa, cada fase tem sua importância, exercendo papel fundamental num ciclo de vida. Mas se você tivesse que escolher uma etapa da vida, uma fase preferida, qual seria? Creio que quase a totalidade das pessoas optariam pela vida, pela fase adulta. 

A Maçonaria Simbólica nada mais é do que um ciclo de vida iniciático, também dividido em três etapas. Enquanto o Grau de Aprendiz simboliza o nascimento, quando o candidato que se encontra nas trevas recebe, enfim, a luz da Maçonaria, o Grau de Mestre simboliza a morte, e todos os ensinamentos que ela envolve. Então, o que seria o Grau de Companheiro, esse grau tantas vezes discriminado? O Grau de Companheiro simboliza a vida, a fase madura, entre o nascimento e a morte!

sexta-feira, 8 de junho de 2018

UFANISMO MAÇÔNICO

UFANISMO MAÇÔNICO
Pedro Juk

Sinceramente, na Sublime Instituição a atenção maior deveria ser dirigida à fraternidade. 

Sob o ponto de vista iniciático ninguém muda e contribui para o fortalecimento da Ordem se a base não aprender que precisa se aperfeiçoar. 

O verdadeiro crescimento da Ordem está no aperfeiçoamento do ser humano para que no futuro ele possa construir uma sociedade mais justa. 

Só se transformam em mensageiros da sabedoria aqueles que compreendem as exigências da Arte. 

Somente muda para melhor aquele que se dá por inteiro e se dedica à judiciosa instrução. 

As regras do aprendizado maçônico são únicas e estão todas a disposição do maçom na escola básica da Francomaçonaria. 

Precisamos aprender que pessoas e personalidades importantes realmente nos honram quando também participam da Maçonaria, entretanto elas não nos fazem melhores do que os outros. Elas são importantes sim, mas iguais entre todos os construtores sociais. 

Dia 19 de maio, devido ao casamento do neto da rainha inglesa, devaneios e divagações se avolumaram nas redes sociais postadas por maçons como se isso fosse alterar a geometria das coisas maçônicas. 

Ora, isso é o de menos. O de mais é que precisamos atender as nossas bases instruindo Aprendizes, aperfeiçoando Companheiros formando Mestres na acepção da palavra. 

Há que se deixar o ufanismo de lado, pois para a Maçonaria o mais importante é mesmo o maçom, não a "personalidade pública" que ele possa representar. 

Sem dúvida as personalidades fazem parte do processo, mas aqui aprendemos que não existem entre nós distinções mundanas. 

É preciso que se entenda que nenhuma autoridade ou personalidade, por mais famosa que ela possa ser, possui o desiderato de tornar a essência da Maçonaria mais forte. 

O que realmente a torna forte nos tempos atuais é que ela seja composta por maçons forjados para a sua sublime finalidade. 

O resto, bem o resto, me parece que são aparências. Pense nisso!

Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 7 de junho de 2018

O TERCEIRO PASSO

O TERCEIRO PASSO
José Maurício Guimarães

O desenho que coloquei no início deste texto aparece repetidas vezes nas redes sociais. É exatamente por causa de aparecer tanto no Facebook e no WahtsApp que ninguém dá a mínima atenção ao profundo significado que a simplicidade dessa ilustração encerra. 

Quando alguém não entende patavina do que queremos dizer, quando alguém não percebe bulhufas de nada, nem do óbvio, costumamos perguntar ironicamente:

‒ Entendeu não? Quer que eu desenhe?

terça-feira, 5 de junho de 2018

A RESPONSABILIDADE DO MAÇOM

A RESPONSABILIDADE DO MAÇOM

Aspecto essencial da prática maçônica, do dia a dia do Maçom, do funcionamento da Irmandade em sua experiência concreta, é a dedicação que cada obreiro concede à Ordem, não só pela qualidade intrínseca do seu caráter - o coração sensível ao bem – mas por imposição, também, de solenes compromissos livremente assumidos.

A sensibilidade dos maçons diante de problemas alheios, ou coletivos, é conhecida tradicionalmente pela sociedade dita profana. Na solução das grandes questões nacionais, a Ordem tem comparecido, e os maçons têm dado demonstrações de completa integração nas campanhas da maior magnitude, oferecendo, até exemplos de sacrifícios pelo bem comum.

Inspirados nesses comportamentos revestidos de total desapego pessoal, é que os servidores da Sublime Instituição criaram a expressão “De pé e à Ordem” para simbolizar a condição do verdadeiro Maçom, sempre dispostos a colocar os princípios maçônicos em primeiro lugar, e sempre, em primeiro lugar, cumprir as missões que lhes são cominadas, com prontidão e eficiência.

Diz-se da felicidade de qualquer Loja Maçônica de ter obreiros úteis e dedicados, e cuja lealdade é provada diuturnamente no exercício do trabalho prático, seja colocando à disposição da Oficina a sua capacidade física, ou seu vigor pecuniário ou sua aptidão intelectual. Quando o Iniciado Maçom, com alegria no coração profundo sentimento de fraternidade presta à sua Loja serviço dessa categoria eleva a Arte Real a um nível superior de legitimidade.

O contrário disso, seria o Maçom inconfiável, indolente, bem falante sobre si mesmo, invariavelmente disposto a prometer e assumir obrigações e usando, indevidamente, a tão edificante fórmula maçônica para revelar-se, em seguida, no cumprimento do dever, um obreiro desinteressado, imprestável, trazendo prejuízo à Ordem e à humanidade.

Pela atividade conjunta dos verdadeiros Iniciados Maçons, desprovida de qualquer nódoa de má vontade para com a Ordem e seus altos objetivos é que a Maçonaria é respeitada e reconhecida como instituição nacional de perene credibilidade.

Marcos José da Silva - Grão-Mestre Geral - 04 de novembro de 2011

segunda-feira, 4 de junho de 2018

SOBRE O "MÉTODO MAÇÔNICO"

Imagem: Google Imagens
SOBRE O "MÉTODO MAÇÔNICO"

Muito se fala e especula sobre o que é e o que será o tão propalado “método maçónico”.

Ele não é mais que um método de busca, estudo e aprendizagem que auxilia o maçom ao longo da sua vida.

Tal como outros métodos de estudo ou de vida, ele não é melhor nem pior, mas é o que o maçom utiliza.

O maçom através da sua busca incessante de informação/conhecimento, a procura da dita “Luz”, o leva a questionar os motivos, as razões, os porquês….

“O que é?”, “O que será?”,“O porquê?” e “Para que serve?” são para os maçons, tal como para os profanos, a base do caminho de suplantação das suas dúvidas, sejam elas mundanas ou mais elevadas.

domingo, 3 de junho de 2018

FOTO MAÇÔNICA DE DOMINGO




Biscoito chamado "Cornuelle, que é a especialidade da cidade Villebois-Lavalette no sul da Charente, França. Ele tem tudo para agradar: um triângulo, e três vezes três pontos. Parece um símbolo maçônico. (tradução livre)

Fonte: www.hiram.be

sábado, 2 de junho de 2018

FRASES ILUSTRADAS


MAÇONARIA - GRANDE INSTITUIÇÃO SOCIAL

MAÇONARIA - GRANDE INSTITUIÇÃO SOCIAL
Valdemar Sansão – M∴M∴ 

“O benevolente propósito da Instituição Maçônica é de alargar a esfera da felicidade social e de promover a felicidade da raça humana” (Washington).

Fraternidade – A Maçonaria se preocupa com a elevação da humanidade a um estado de vida feliz, onde o amor fraternal ligue todos os seres humanos esparsos sobre a superfície da terra. Deixando de lado, agora, as artificiais distinções de posição e riqueza que são, contudo, necessárias no mundo o progresso normal da sociedade, os seus membros reúnem-se em suas Lojas sobre um comum nível de Fraternidade e Igualdade. O relacionamento entre Irmãos deve guardar o sentimento de Fraternidade.

Somente as virtudes e os talentos constituem títulos e merecem ocupar lugar mais elevado, sendo o grande objetivo de todos verem quem pode trabalhar e agradar mais.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A HISTÓRIA EXTRAORDINÁRIA DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO


A HISTÓRIA EXTRAORDINÁRIA DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
Tradução José Filardo

Bem conhecidos pelos maçons, o “REAA” é hoje um dos rituais mais praticados no mundo. Mas de onde ele vem? Para entender a origem dos rituais das lojas do Rito Escocês Antigo e Aceito devemos abordar duas áreas intimamente interligados, a história e os “altos graus” que eles preferem chamar de “graus adicionais”. A menção a esses graus adicionais é quase tabu em loja simbólica, porque a sua organização é hoje hermeticamente separada das Grandes Lojas. Mas, nem sempre foi assim. Ao longo do século 18, as lojas azuis irlandesas trabalhavam com muitos graus adicionais e os comunicavam aos seus membros. A separação entre os três primeiros graus e todos os outros, na maioria dos países do mundo, ocorre somente depois de 1813, data essencial história maçônica. Por quê?