Páginas
PERGUNTAS & RESPOSTAS
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
ORLA DENTEADA III
Em 20.09.2025 o Respeitável Irmão Mario Inácio Giehl, Loja Progresso da Humanidade, 39, REAA, GORGS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:
ORLA DENTADA.
Agradeço antecipadamente o retorno. Quando se trata deste Símbolo, ele sempre é ornado com Triângulos invertido das cores branco e preto? ou tem, algum rito com cores azuis. E, no caso do REAA, só está no Ocidente? É isso?
Outra dúvida, só o REAA, trabalha em Templos, com o Ocidente separado do Oriente, numa elevação com 4 degraus e depois mais 3 degraus para o Trono
CONSIDERAÇÕES:
Em relação à Orla Denteada (Dentada), há alguns rituais do Rito Adonhiramita, por exemplo, que trazem os triângulos da orla que contorna o Pavimento Mosaico na cor azul e branca. Outros rituais, no entanto, deste mesmo rito, trazem-nos em preto e branco.
Em se tratando do REAA, a Orla Denteada pode aparecer em torno do Pavimento no Ocidente da Loja, sempre com triângulos pretos e brancos. Lembra-se que no REAA os quadrados brancos e pretos que constituem o Pavimento Mosaico aparecem dispostos na forma oblíqua, enquanto que nos demais ritos o Pavimento geralmente se apresenta como um tabuleiro de xadrez.
É bom que se diga que não há, no REAA, a obrigatoriedade de se construir literalmente a Orla Dentada em torno do Pavimento Mosaico (piso ocidental da Loja), isto porque ela, a Orla, já se encontra representada no Painel do Grau, a qual aparece como uma moldura contornando os símbolos que formam o quadro. Na verdade, como um dos símbolos da Loja de Aprendiz e Companheiro, a Orla Denteada literalmente fica no Painel, o que já é suficiente para a sua compreensão.
No REAA, o Oriente é separado do Ocidente por uma balaustrada aberta no centro, e fica apenas um degrau acima do nível do piso ocidental. O sólio fica no Oriente, porém a três degraus acima do piso oriental.
Ainda é importante mencionar que na topografia de uma Loja do REAA existem sete degraus, a saber: 1 degrau para o Oriente; 3 degraus para o sólio; 2degraus para a cátedra do 1º Vigilante e 1 degrau para a cátedra do 2º Vigilante. A soma deles perfaz o número de 7 degraus. Dentre outros, esses degraus aludem ás Sete Artes e Ciências Liberais da Idade Média.
Não obstante a cor dos triângulos que venham formar a Orla Denteada, azuis ou pretos, o seu significado é o de uma cadeia que contorna os limites simbólicos da Oficina onde, unidos por laços de solidariedade, os maçons trabalham incessantemente em prol da humanidade.
T.F.A.PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
DIÁCONOS NO REAA
Antes é bom que se diga que no Ritual de Aprendiz do REAA em vigência do GOB essa fala, relativa ao 2º Diácono, não aparece na página 26.GUERRA ANGLO-AMERICANA
PRAZO DE VALIDADE MAÇÔNICO
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
TEMPO DE APERFEIÇOAMENTO DO APRENDIZ
MONTE MORIÁ OU MONTE LÍBANO - LENDA HIRÂMICA
Monte Moriá é uma elevação (colina) localizada na cidade Jerusalém, capital de Israel. É um lugar sagrado para as três principais religiões monoteístas conhecidas. Segundo a Bíblia, foi o local escolhido pelo Rei Davi para construir o Templo que seria depois edificado pelo Rei Salomão.PÍLULAS MAÇÔNICAS
nº 134 - Discussão Política e Religiosa
Fonte: pilulasmaconicas.blogspot.com
VOCÊ TEM ESCUTATÓRIA?
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
CIRCULAÇÃO HORÁRIA PELA MESMA COLUNA
USO DA PALAVRA - PRÁTICA RITUALÍSTICA
Em 18.09.2025 o Respeitável Irmão José Branco Sobrinho, Lojas Hermes, 3608 e Estrela Polar, 4619, REAA e Rito Moderno, respectivamente, GOB-RS, Oriente de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o que segue:
USO DA PALAVRA
É um prazer e privilégio contatar com o irmão, Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB e um baluarte do REAA, onde faço a seguinte pergunta, que acabou tornando-se dúvida entre irmãos das citadas lojas:
A questão é a seguinte:
2) Ele faz o sinal e se mantém neste após fazer todas as saudações devidas?
Nossas Lojas faziam como descrito em 2), até a visita do Secr∴ Adj∴ de Or∴ Rit∴do Rito Moderno, do GOB/RS à Loja Estrela Polar e explicar que o correto é o que consta em 1).
Diante disso, gostaria de vosso esclarecimento que será sempre oportuno às nossas lojas gobianas.
CONSIDERAÇÕES:
A princípio, as Lojas que trabalham no REAA obrigatoriamente seguem o ritual vigente do REAA, as Lojas que trabalham no Rito Moderno seguem o que estiver previsto no ritual vigente do Rito Moderno. Isso é ponto pacífico.
No mais, é legalmente proibida qualquer interferência na liturgia e ritualística de um, em outro rito. Cada rito tem o seu próprio ritual vigente por Decreto do Grão-Mestre Geral.
Assim, no caso do REAA, aquele que for usar da palavra deve antes se dirigir protocolarmente à Loja (isto não é saudação). No caso, depois de ter sido autorizado, o usuário da palavra fica em pé com o Sin∴ de Ord∴ do grau composto e, sem desfazê-lo, cita por primeiro o cargo de Ven∴ Mestre, depois dos IIr∴ 1º e 2º Vigilantes, em seguida, genericamente (sem nominá-las uma a uma) as Autoridades presentes, os Mestres do Sul, do Norte, os Aprendizes e os Companheiros.
Nessa ocasião não se faz sinal individualmente a cada cargo citado. O usuário da palavra deve manter o Sin∴ de Ord∴ composto até o encerramento da sua fala, quando então deverá desfazer o Sin∴ e imediatamente se sentar.
Quanto aos procedimentos para o Rito Moderno, imagino que essa Autoridade estadual - mencionada na sua questão – esteja equivocada, no entanto, por prudência sugiro consulta ao Secretário Geral Adjunto para o Rito Moderno do GOB, cujo contato lhe enviarei no privado.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
O ORGULHO DO MAÇOM... O CÂNCER DA MAÇONARIA
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
CESSAR A PROVA - TAÇA DAS VICISSITUDES
ANÚNCIO DO PRODUTO AUFERIDO
LÉON DENIS
PARA ONDE CAMINHA A NOSSA SOCIEDADE?
domingo, 15 de fevereiro de 2026
COMPOSIÇÃO DA LOJA COM SETE MESTRES - REAA
Em 17.09.2025 o Respeitável Irmão José de Arimatéa Melo Cunha, Loja Fraternidade Campomaiorense, 1605, REAA, GOB-PI, Oriente de Campo Maior, Estado do Piauí, apresenta a seguinte questão:
COMPOSIÇÃO DA LOJA
Conforme o previsto no Art. 96 do RGF:
“XXII – realizar Sessões com, no mínimo, 7 Mestres Maçons".
Em uma sessão do REAA, onde estão presentes somente o número mínimo de Mestres para ocorrer, que são os 07, sabemos que são obrigatórios os cargos de 1) Venerável, 2) 1º Vig∴, 3) 2º Vig∴, 4) Orador, 5) Secretário, 6) Cobridor e 7) Mestre de Cerimônias.
01 Questionamento:
02 Questionamento:
No caso do Secretário trabalhar como 1º Diácono, será “permitido” que seu altar fique vago excepcionalmente neste caso, assim como ficarão vagos os altares do Chanceler e do Tesoureiro?
CONSIDERAÇÕES:
Conforme especifica o Ritual de Aprendiz vigente do REAA, edição 2024, página 214, título "Com 7 Mestres", uma Loja trabalhando com número mínimo previsto de Mestres Maçons deverá ser composta da seguinte forma: Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno e Mestre de Cerimônias. Para a liturgia da transmissão da Palavra Sagrada, os cargos de 2º e 1º Diáconos, momentaneamente serão exercidos pelo Mestre de Cerimônias e pelo Secretário, respectivamente.
Não obstante não constar no ritual o preenchimento dos cargos de Tesoureiro e Chanceler, deverão acumular esses cargos o Orador e o Secretário, respectivamente.
No tocante aos lugares vazios, primeiro é bom que se diga que salvo os Altares do Venerável (Altar Mor), dos Juramentos (extensão do Altar Mor) e dos Perfumes, os demais são tratados apenas como "mesas".
À vista disso, enquanto o Secretário estiver momentaneamente exercendo o ofício do 1º Diácono na transmissão da Palavra, o seu lugar, pelas circunstâncias ficará vazio. O mesmo ocorre com os lugares do Tesoureiro e do Chanceler, já que as suas atribuições estarão sendo acumuladas pelo Orador e Secretário, respectivamente.
Por fim, é oportuno salientar que sob nenhuma hipótese Aprendizes e Companheiros podem ocupar cargos em Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br





