Em 06.03.2023 o Respeitável Irmão João Artur Gusmão Rodrigues, Loja União Mística, 2440, REAA, GOB-SC, Oriente de Videira, Estado de Santa Catarina, apresenta as questões seguintes:
ALEGORIA DAS PROVAS, VIAGENS E PURIFICAÇÕES
Estou fazendo um trabalho sobre a alegoria das provas, viagens e purificações na iniciação do REAA, e gostaria da contribuição do Irmão para esclarecer algumas dúvidas.
1. A partir de que momento, da história do REAA, tais alegorias passaram a fazer parte do ritual de iniciação? De uma maneira geral, as provas, viagens e purificações já eram praticadas no período operativo?
2. Qual o entendimento que podemos ter do sentido das viagens: saindo do ocidente, passando pelo Norte, indo até o oriente (sem subir) e retornando ao ocidente após
passar pelo Sul?
3. Seria correto, entendermos que na prova da Terra e do Ar, também há uma purificação pelos elementos terra e ar respectivamente, ou as purificações só ocorrem no final das provas da água e do fogo como consta no Ritual?
CONSIDERAÇÕES:
1. Em linhas gerais boa parte da alegoria das viagens e purificações eram parte do instrucional do Rito Moderno no Grande Oriente da França, século XIX.
No princípio essa alegoria nada tinha a ver com o REAA, pois no GOF, que sofria forte influência dos Modernos ingleses da Primeira Grande Loja, era praticado o Rito Francês, ou Moderno.
O título “Moderno” pelo qual também é conhecido ao Rito Francês, está intimamente relacionado à Primeira Grande Loja londrina que era também conhecida como a Grande Loja dos “Modernos”.
Por não possuir ritual para o simbolismo já que nos EE. UU. da América emprestava-se das Blue Lodges os rituais dos três primeiros graus, o REAA somente teria ritual próprio para o simbolismo a partir de 1804 quando de retorno à França.
Esse primeiro projeto ritualístico para o REAA foi construído sob três elementos estruturais básicos a saber:
a) O Regulador do Maçom para o Rito Francês datado de 1801 do GOF;
b) A exposure denominada As Três Pancadas Distintas de 1760, essa atribuída aos Antigos ingleses (irlandeses);
c) Elementos da Loja Geral Escocesa criada em 1804 na França para coordenar o projeto do 1º ritual.
Histórias a parte, primitivamente era o Rito Francês quem possuía no seu contexto iniciático a prova das viagens de dos elementos, todavia, quando das reformas pelas quais passou esse Rito, elas ali acabariam extintas.
No entanto, o REAA, passando na França por atribulações oriundas do aparecimento das Lojas Capitulares, logo teve o seu primeiro projeto de ritual deturpado. Com isso, entre 1820/21 apareceria um caderno cujo nome era o Guia dos Maçons Escoceses.
Assim entre o primeiro e o segundo quartel do século XIX os rituais do REAA paulatinamente foram tomando forma e é dessa época que aparecem nos rituais do REAA, com roupagem um pouco remodelada, as provas e purificações das viagens e dos quatro elementos que outrora fizeram parte do Rito Francês.
No que diz respeito a sua questão sobre às purificações e provas pelos elementos alquímicos na Maçonaria Operativa, posso lhe afirmar que isso jamais foi utilizado no período do ofício, pois a Maçonaria daquela época era essencialmente profissional e não se utilizava desses artifícios para fazer novos maçons.
2. No REAA o Templo é cósmico. Figuradamente o espaço de trabalho onde se realizam as sessões maçônicas corresponde a um segmento retangular da face da Terra sobre o equador, cujo comprimente vai do Oriente ao Ocidente e a sua largura do Norte ao Sul.
Graças a essa configuração mística é que as provas, viagens ou perambulações ocorrem, em primeira análise, sobre a superfície da Terra. Isso acentua o caráter de universalidade da Maçonaria.
É bom que se diga que no REAA, por ser um rito solar, o caminho iniciático é representado sequencialmente no templo pelas Colunas Zodiacais.
Em síntese, as viagens representam as etapas do aperfeiçoamento humano. Cada uma delas é uma estação iniciática cuja localização ocorre conforme a marcha e a posição do Sol. A vida do iniciado emblematicamente segue esse mecanismo astronômico.
3. As provas ou estações iniciáticas correspondem aos quatro elementos, Terra, Ar, Água e Fogo. As purificações do iniciado se dão pelos elementos Água e Fogo. Nesse contexto, o substantivo “prova” se refere ao ato de provação para alcançar um objetivo com veracidade e autenticidade e purificação revela algo puro, limpo, sem máculas.
Essa é uma pequena síntese histórica e prática sobre o que contemplam simbolicamente as viagens, provas e purificações pelos elementos alquímicos dentro da conjuntura iniciática do REAA.
Ao concluir, vale lembrar que os quatro elementos alquímicos também estão intimamente ligados ao relicário de símbolos que constrói a Câmara de Reflexão.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
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