Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 14 de junho de 2023

COLUNAS ZODIACAIS NO ORIENTE?

Em 13.03.2023 o Respeitável Irmão Odair Lopes Jr., Loja Igualdade, 93, GLMERJ (CMSB), REAA, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio de Janeiro, faz a pergunta seguinte:

COLUNAS ZODIACAIS NO ORIENTE?

Estou fazendo uma pesquisa que fundamente o porquê das CCol∴ Zodiacais estarem dispostas, todas, no Ocidente, não se estendendo ao Oriente Você poderia me ajudar?

CONSIDERAÇÕES:

Em que pese essa matéria já ter sido exaustivamente por mim tratada, em síntese, as Colunas Zodiacais marcam no templo maçônico do REAA o caminho iniciático do Maçom.

Essa jornada associa-se à alegoria do nascimento, vida e morte da Natureza - primavera, verão, outono e inverno que ocorrem no hemisfério Norte. Ao Norte porque foi nele que a Maçonaria nasceu.

Assim, os Aprendizes ocupam no templo maçônico o topo da Coluna do Norte (Primavera e Verão), os Companheiros o topo da Coluna do Sul (transição do verão para o outono) e os Mestres, na sua jornada final, o inverno.

Iniciaticamente esses ciclos representam sequencialmente a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade do iniciado.

Nos parâmetros iniciáticos do REAA, a jornada se conclui no Oriente, que é o lugar onde ingressam apenas aqueles que já tenham alcançado a plenitude maçônica (3º Grau).

Para que o Maçom, através da Exaltação alcance o Oriente, ele deve antes passar obrigatoriamente pelos graus de Aprendiz e de Companheiro.

Nesse contexto iniciático, a vida material do iniciado corresponde à sua estada no Ocidente, e a espiritual, no Oriente. Esotericamente essa fórmula iniciática está representada pelo Esq∴ e o Comp∴ sobre o L∴ da L∴, onde o Comp∴gradativamente terá as suas pontas libertadas dos ramos do Esq∴.

Representando cada um desses ciclos iniciáticos, as Colunas Zodiacais se distribuem pelas paredes Norte e Sul até a balaustrada, que é o limite do Ocidente com o Oriente. Nessa conjuntura, em última análise, o Ocidente corresponde ao caminho material do Iniciado e o Oriente é o destino espiritual. Graças a isso é que as Colunas Zodiacais não podem ultrapassar a balaustrada.

A chave de todo esse emblemático sistema de aprimoramento humano está na Lenda de Hiran, cujo segredo ao ser desvendado pelo Iniciado, o tornará capaz de ultrapassar o pórtico do Oriente.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Poderíamos deixar em sigilo
    Infelizmente Abrimos os Umbrais e jogamos os Augustos Mistérios ao vento
    Acordai-vos

    ResponderExcluir