(republicação)
Questões apresentadas pelo Respeitável Irmão Bartholomeo Freitas, Loja Sebastião Vasconcelos dos Santos, 3.759, GOB, REAA, sem declinar o nome do Oriente e Estado da Federação. bartholomeofreitas@gmail.com
Caro Irmão, conforme prometido segue minhas dúvidas e também de outros Irmãos a começar com a interpretação do Ritual do Grau de Aprendiz, sendo esses os questionamentos:
a) O uso de Balandrau nas sessões ordinárias e extraordinárias permitidas no Ritual de Aprendiz pode ser possível nas Lojas de Companheiro e Mestre?
b) Nas Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre o uso da fita de Mestre é facultativa ou obrigatória?
c) É possível o Venerável dispensar o giro formal do Tronco de Beneficência, Saco de Propostas e Informações e Escrutínio Secreto?
d) É possível o Venerável convidar Irmãos que não são as autoridades descritas na fl. 33 do nosso Ritual para ocupar o lado direito ou esquerdo da coluna da sabedoria?
e) É obrigatório que seja um Mestre no cargo de Cobridor, mesmo que a Loja não tenha Mestres suficientes para ocupar todos os cargos?
f) As solicitações de pranchas de pesar, congratulações e destinação de recursos para a caridade ou outra, devem sempre ser postas de forma escrita no Saco de Propostas e Informações para ser levado à Ordem do Dia ou podem ser solicitadas na palavra final para deliberação do Venerável?
g) As fls. 60/61 do Ritual de Aprendiz tratam sobre a Ordem do Dia, a fl. 61 ela não é específica, por isso, questiono como é o proceder de um debate da Ordem do Dia, ele é livre, sendo obedecido uma ordem de inscrição livre para falar, obedece a disposição da palavra nas Colunas Sul e Norte e depois Oriente ou outra?
h) O Tempo de Estudo previsto na fl. 72 trata da possibilidade de debate depois da exposição, como é realizado esse debate, na ordem da palavra das Colunas do Sul e Norte e depois Oriente ou livre com por ordem de inscrição de interessados? Apenas os Mestres podem realizar questionamentos ou complementações?
i) Que tipo de assunto pode ser tratado na Palavra à bem da Ordem em Geral e Quadro em Particular?
j) Sob a justificativa do horário avançado, se pode deixar de realizar o culto ao pavilhão nacional?
l) Em nosso Rito, quem poderá fazer parte da guarda de honra, somente qualquer Mestre?
CONSIDERAÇÕES:
a) Sim, observando-se sempre que o balandrau é uma veste talar e não deve nele haver motivos pintados ou impressos.
b) Em sendo a fita com a joia um dos paramentos do Mestre conforme especifica o Ritual de Mestre em vigência, todo Mestre Maçom deve dela fazer uso em conjunto com o avental em qualquer grau simbólico.
c) Não. Todo giro é formal e deve rigorosamente ser cumprido conforme especifica o ritual.
d) Primeiro que o Oriente não é coluna da sabedoria. Nesse quadrante o Venerável representa a Sabedoria. Na disposição topográfica de orientação do espaço da sala da Loja (Templo) existe a Coluna do Norte e do Sul. Quanto ao convite do Venerável não está prevista essa prática. Conforme o que especifica o Ritual a cadeira ao lado direito do Venerável é privativa do Grão-Mestre Geral e a da esquerda do Grão-Mestre Estadual. Em não estando presente o Grão-Mestre Geral a cadeira fica vazia. Em não estando presente o Grão-Mestre Estadual, o Venerável pode convidar apenas o Ex-Venerável mais recente para ocupar o lugar. Nenhuma outra atitude nesse sentido está prevista. Autoridades ocupam o Oriente, porém abaixo do sólio no lado direito do Venerável enquanto que os Mestres Instalados ocupam o lado esquerdo, também abaixo do sólio. Ver a planta do Templo do Ritual de Aprendiz em vigência. Cabe aqui ainda uma consideração. Ao longo dos últimos anos travou-se uma verdadeira guerra para a ocupação dos lugares no sólio ao lado direito e esquerdo do Venerável. Entrou em vigor inclusive uma Lei sob o nº 114 que dava direito de outras autoridades ali tomarem assento, bem como deixando a critério do Venerável a ocupação desses assentos. Por fim essa Lei foi declarada inconstitucional conforme publicação no Boletim Oficial do GOB. Nesse sentido prevalece o que exara o ritual.
e) Todos os cargos ocupados em Loja são privativos de Mestres Maçons. Uma Loja só pode ser aberta com a presença mínima de “sete Mestres”. Na ocasião com essa presença mínima orienta-se a seguinte formação: Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno e Mestre de Cerimônias. Por ocasião da transmissão da Palavra na abertura e encerramento dos trabalhos, de modo precário o Mestre de Cerimônias faz o papel oportuno do Segundo Diácono e o Secretário do Primeiro Diácono. Terminada a transmissão o Secretário e o Mestre de Cerimônias ocupam seus lugares de ofício. O Cobridor em hipótese alguma se ausenta do seu lugar para ocupar precariamente outro cargo precário, assim como as Luzes da Loja. Agora uma Loja com menos de sete mestres não pode ser aberta.
f) Se existe o Saco de Propostas e Informações é plausível o seu uso para os afins expostos pelo Irmão. Se dessas pranchas resultar debate e votação após dado o conhecimento do conteúdo da bolsa, o Venerável abordará os assuntos um a um na Ordem do Dia e se deles resultar votação, o Venerável solicita a anuência do Orador.
g) Todos os assuntos debatidos em Loja aberta no Rito Escocês Antigo e Aceito demandam do giro da palavra. O Venerável coloca a palavra a partir da Coluna do Sul e toda manifestação dos Obreiros nas colunas somente serão permitidas pelos Vigilantes correspondentes. No Oriente o Obreiro pede a palavra diretamente ao Venerável. Se o assunto mover-se da necessidade do retorno da palavra esta começará impreterivelmente pela Coluna do Sul.
h) Da mesma forma o debate obedece ao giro da palavra especificado no item “g” dessas considerações. Ainda em relação aos Mestres e o debate, se o mesmo for realizado em Loja de Aprendiz, é perfeitamente exequível a participação do Aprendiz e Companheiro. Sendo em Loja de Companheiro, da mesma forma o ato é perfeitamente viável para o Companheiro. Lembramos que instruções e debates devem ser realizados com assuntos permitidos pelo grau em que a Loja estiver aberta.
i) Ora, somente aqueles que dizem respeito em geral à Ordem Maçônica, ou particularmente da Loja que do período está fazendo uso. Assuntos que não dizem respeito a esse particular são descartados e devem ser coibidos pelo Orador.
j) A rigor essa expressão “pelo adiantado da hora” me causa um verdadeiro arrepio de insatisfação. Ora o que deve ser suspenso mesmo são os intermináveis “bla, bla, blas” que causam o adiantado da hora. Se o ato ritualístico está previsto, não há justificativa alguma para suspendê-lo.
k) A guarda de honra é composta por Mestres. A título de sugestão é de boa geometria que essa guarda seja composta pelos Diáconos e pelo próprio Mestre de Cerimônias.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0920 Florianópolis (SC) 11 de Março de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário