Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2024

FALAR À ORDEM

Em 14.09.2023 o Respeitável Irmão Jefferson Zanandrea Filho, Loja Unificação, 2053, REAA, GOB-SP, Oriente de Santo André, Estado de São Paulo, apresenta as dúvidas seguintes:

FALAR À ORDEM

Eminente, três novas dúvidas surgiram em minha Oficina após algumas visitas. Alguns irmãos visitantes, têm insistido na ideia de que na Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, o irmão que vai falar, agora pode desfazer o sinal de imediato, sem a autorização do Venerável. Ou seja, após cumprimentar as luzes e demais irmãos, ele simplesmente desfaz o sinal. Não creio que seja pertinente, existe alguma atualização sobre o tema?

A segunda dúvida refere-se a um procedimento protocolar, que é o de se dirigir ao Venerável Mestre, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Autoridades, etc. Em minha Oficina, temos o hábito de falar algo que é particular do Rito Adonhiramita, que é o "meus queridos e amados irmãos". Entendo que neste momento não estamos fazendo algo ritualístico, mas sim um cumprimento carinhoso aos nossos irmãos. É proibido o uso do "queridos e amados irmãos" na Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular dentro do REAA?

E, por fim, a última dúvida é quanto à entrada do Venerável Mestre no altar. Obrigatoriamente ele deve entrar pela direita e sair pela esquerda?

CONSIDERAÇÕES:

No que diz respeito à sua primeira questão, absolutamente isso não existe! Em Loja aberta, no REAA, quem estiver falando em pé, obrigatoriamente fala à Ordem. Ninguém deve pedir ao Venerável Mestre para desfazer o Sinal, pois se ele avaliar essa necessidade, ele dará essa autorização, apenas ele. Aliás, esta é uma prática esporádica, não usual.

Não existe nenhuma orientação da Secretaria Geral de Orientação Ritualística do GOB alterando esse procedimento.

Quanto à sua outra pergunta, esse tratamento não é costume do REAA. No meu entender, devemos respeitar as características de cada rito. A liturgia do REAA é uma, e a do Adonhiramita é outra. Por mais simples que pareça, eu prefiro não trazer costumes de um para outro rito.

Finalmente, como também orienta o SOR, o Venerável Nestre ingressa pelo lado Norte do Altar, e dele sai pelo lado Sul. É uma questão de racionalidade pois não há o porquê de, vindo da coluna do Norte, cruzar o Oriente de um lado para outro para entrar pelo Sul do Altar. No REAA não existe isso. Entra pelo Norte e sai pelo Sul, sem complicações.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário